Londres – Depois de quase uma semana de batalha pública, a BBC acabou cedendo e voltou atrás em sua decisão de suspender o apresentador esportivo Gary Lineker devido a um tweet sobre a política do governo para conter a entrada de refugiados no país, comparando a linguagem à que era usada na Alemanha nazista. 

Nesta segunda-feira, Lineker e o diretor-geral da BBC, Tim Davie, anunciaram a volta do ex-jogador de futebol ao comando do programa Match of The Day e uma revisão futura na política relacionada ao uso de redes sociais por contratados ou funcionários que não fazem parte do quadro de jornalistas, caso do apresentador.

Enquanto a política não chega, Lineker deu mostras de que não está inclinado a se dobrar: ele voltou a tuitar sobre refugiados, afirmando que “os dias difíceis que viveu não se comparam a ter que fugir de sua casa da perseguição ou da guerra para buscar refúgio em uma terra distante”. 

A paz entre Lineker a emissora pública britânica está longe de colocar fim às críticas e controvérsias em torno do caso, que está sendo tratado como uma capitulação da BBC diante do movimento de apoio ao apresentador. 

Tão logo a suspensão foi anunciada, na sexta-feira (10), ex-jogadores de futebol que participam regularmente do Match of The Day e comentaristas esportivos iniciaram um boicote, recusando-se a entrar no ar durante o fim de semana. Até a Premier League entrou na briga, com os jogadores decidindo não dar entrevistas à BBC. 

Os que defendem Lineker seguem recriminando a BBC por censura e cerceamento da liberdade de expressão, pois os comentários foram feitos em sua conta pessoal no Twitter e não durante o programa que apresenta.

Do outro lado, os críticos da BBC, sobretudo integrantes ou simpatizantes do partido Conservador, acusam a rede de não ser imparcial, já que como emissora pública deveria abster-se de assumir posições políticas.

Essa corrente de pensamento sustenta que embora o comentário de Lineker tenha sido feito na conta pessoal, ele alcançou mais de 8 milhões de seguidores no Twitter graças ao seu trabalho na BBC, e sua figura pública é associada à empresa. 

BBC no olho do furacão político 

Reclamações sobre a suposta falta de imparcialidade da rede começaram no início do governo do ex-primeiro-ministro Boris Johnson, na reta final do Brexit.

Johnson e seus aliados passaram a criticar a rede abertamente por supostamente estar alinhada aos que não queriam a saída da União Europeia e gostariam de um novo plebiscito. 

Durante o mandato de Johnson, a BBC teve a taxa obrigatória paga pelas residências britânicas para assisti-la congelada e sofreu diversas pressões. 

Muitos jornalistas de prestígio deixaram a rede nos últimos meses, alguns supostamente por não quererem se submeter às restrições para usar redes sociais implantadas em 2020. 

Programação esportiva de volta com Lineker  

Mesmo não colocando fim ao debate em torno do caso, a volta de Lineker resolve um problema imediato da BBC, que é a retomada de sua programação esportiva. 

O programa Match of The Day, em que Lineker comenta os jogos da rodada com convidados aos sábados e domingos, costuma ter 1h de duração, mas foi ao ar no fim de semana passado com menos de 20 minutos. O boicote também afetou outras transmissões esportivas. 

Ao divulgar a volta de Lineker, o diretor-geral da BBC, Tim Davie adotou um tom humilde, dizendo:

“A potencial confusão causada pelas áreas cinzentas das orientações de mídia social da BBC que foram introduzidas em 2020 é reconhecida. Quero resolver as questões e colocar nosso conteúdo esportivo de volta no ar.” 

Segundo a mídia britânica, a BBC também teria se desculpado com Lineker. 

O ex-jogador foi diplomático, sem ataques diretos à suspensão. 

Em uma série de tweets, ele disse:

“Depois de alguns dias surreais, estou muito feliz por termos navegado por isso. Quero agradecer a todos pelo apoio incrível, especialmente meus colegas da BBC Sport, pelo notável demonstração de solidariedade. O futebol é um jogo de equipe, mas o apoio deles foi esmagador.”

Ele continuou: “Por mais difíceis que tenham sido os últimos dias, isso simplesmente não se compara a ter que fugir de sua casa da perseguição ou da guerra para buscar refúgio em uma terra distante. 

“Continuamos sendo um país de pessoas predominantemente tolerantes, receptivas e generosas.”

Lineker também agradeceu ao diretor-geral da BBC, Tim Davie, “por sua compreensão durante este período difícil”, acrescentando que teve “um trabalho quase impossível para manter todos felizes, principalmente na área de imparcialidade”.

“Estou muito feliz por continuarmos a lutar pelo bom combate, juntos”, continuou o ex-jogador da seleção da Inglaterra.

Davie comentou sobre a dificuldade de equilibrar liberdade de expressão e imparcialidade, missão que terá pela frente após o episódio: 

“A imparcialidade é importante para a BBC. Também é importante para o público. A BBC tem um compromisso com a imparcialidade em sua Carta e um compromisso com a liberdade de expressão.

“É um ato de equilíbrio difícil de acertar, com as pessoas estão sujeitas a diferentes contratos e posições no ar, e com diferentes públicos e perfis de mídia social.

O diretor da rede anunciou uma revisão na atual política de uso de mídias sociais conduzida por um especialista independente, “com foco particular em como ela se aplica a freelancers que não façam parte do departamento de jornalismo”.