ESG na era da Inteligência Artificial
O lançamento do ChatGPT, há seis meses, colocou a inteligência artificial generativa ao alcance de organizações de todos os tamanhos e de pessoas comuns, com implicações sobre os compromissos ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance) das empresas.
A IA não é novidade nas empresas nem na comunicação corporativa ou na mídia jornalística. Algoritmos que sugerem filmes para streaming ou posts nos feeds das redes sociais são um exemplo, assim como o uso da inteligência artificial para fornecer resultados de eleições a partir de registros eleitorais já adotado há muitos anos por jornais.
Entretanto, a escala em que a tecnologia entra agora no mundo dos negócios e na vida cotidiana pode trazer benefícios e também riscos para a percepção sobre as empresas.
Uma edição especial do MediaTalks vai reunir entrevistas, análises e pesquisas sobre os riscos e oportunidades da inteligência artificial para acelerar a implementação dos compromissos ESG, bem como debater seus potenciais efeitos sobre a reputação corporativa associada a esses valores. Veja os principais temas.
Oportunidades e ameaças para a reputação ESG
A adoção da IA por organizações de todos os segmentos de atividade e todos os tamanhos é um caminho sem volta.
Ela tem o potencial de tornar a performance das organizações à luz dos pilares ESG ainda mais sujeita a escrutínio da imprensa, do público, dos investidores e dos reguladores. E pode ajudar a melhorar seu desempenho, com reflexos sobre o impacto na sociedade.
Ao mesmo tempo, riscos como desinformação, uso da tecnologia sem preocupações com a ética, cortes na força de trabalho e viés algorítmico gerando discriminação em processos de seletivos são ‘efeitos colaterais’ que devem ser avaliados e monitorados para evitar danos à imagem corporativa e aos negócios.
A edição especial analisa esses riscos com a visão de especialistas de diversos países.
IA na comunicação corporativa
No Brasil e no mundo, profissionais de relações públicas estão convictos de que a IA generativa vai transformar inteiramente a forma de atuação profissional
Um estudo do Chartered Institute for Public Relations (CIPR) foi Reino Unido documentou quase 6 mil ferramentas tecnológicas à disposição de profissionais de comunicação corporativa.
Entre os temas abordados na edição especial sobre o uso da IA na promoção e defesa da reputação de empresas e marcas estão:
- Como a IA já está sendo usada em atividades como redação de press releases, produção de postagens para redes sociais, pesquisas e planejamento
- O valor da tecnologia para introduzir dados no planejamento e mensuração de resultados, tornando as discussões sobre reputação menos abstratas
- O que os profissionais de comunicação devem levar em conta ao usar as ferramentas de inteligência artificial em seu trabalho e os dilemas éticos envolvidos nesse uso
- Como a adoção da tecnologia pode impactar empregos no setor de comunicação – até mesmo em funções estratégicas e criativas
Entrevistas e análises
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- A edição especial do MediaTalks sobre IA no mundo corporativo está sendo produzida com a colaboração de jornalistas brasileiros no Reino Unido (Luciana Gurgel e Aldo De Luca), EUA (Eloá Orazem), Argentina (Márcia Carmo). Itália (Fernanda Massarotto) e Suécia (Claudia Wallin), que conversaram com especialistas em tecnologia, comunicação e gestão corporativa:
- Katie King, CEO da consultoria IA in Business / Reino Unido
- Andrew Bruce Smith, Chartered Institute of Public Relations UK
- Jonas Valente, pesquisador do Oxford Internet Institute
- Nils Köbis, Max Planck Institute
- Dorothy Leidner, professora de Ética Nos Negócios da Universidade de Virginia (EUA)
- Jerry Silfwer, CEO da agência sueca Spin Factory
- Santiago Peixoto, diretor da agência argentina Inventia
- Alexander Ditzend, presidente da Sociedade Argentina de Inteligência Artificial
- Pablo Fernandes, CEO da agência de fact checking Chequeado
- Flávia Vígio, jornalista e executiva de comunicação corporativa
- Amaury Oliva, Febraban
- Beth Garcia e Marcelo Vieira, Approach Comunicação
- Jorge Görgen, Iveco América Latina
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