Quando Kamala Harris se tornou a provรกvel nova candidata presidencial do Partido Democrata, em 21 de julho, as mรญdias sociais foram rapidamente inundadas com memes ilustrados por emojis de coco e de coqueiros, frases em letras pretas sobre fundo verde-limรฃo, a palavra โbratโ e perguntas sobre o paradeiro da atriz Maya Rudolph.
Mas como esses memes e referรชncias da cultura popular se relacionam com a campanha eleitoral dos EUA?
Seguindo o tema โBarbiecoreโ do ano passado, as postagens de mรญdia social neste verรฃo sรฃo sobre verde-limรฃo neon e ser โbratโ. A tendรชncia surgiu do novo รกlbum de mesmo nome da cantora pop britรขnica Charli XCX.
Muitos usuรกrios de mรญdia social adotaram a arte da capa do รกlbum (fonte arial preta em um fundo verde-limรฃo) como um meme (uma ideia cultural popular e compartilhรกvel).
De acordo com Charli XCX, โbratโ รฉ โaquela garota que รฉ um pouco bagunรงada e gosta de festejar … Que se garante, mas talvez tambรฉm pode desabar… รฉ muito honesta, muito contundente, um pouco volรกtilโ.
Harris foi associada ao meme nas รบltimas semanas. Mas quando Charli XCX postou seu endosso ao sentimento (โkamala IS bratโ) as postagens โbratโ sobre Harris realmente decolaram.
A campanha parecia estar bem ciente da tendรชncia e criou uma imagem de cabeรงalho para a nova conta โkamalahqโ X no estilo da capa do รกlbum.
Embora os traรงos de descriรงรฃo de “brat” nรฃo necessariamente se encaixem na personalidade pรบblica de Kamala Harris, a tendรชncia ainda pode ser eficaz para sua campanha, jรก que muitos eleitores gostam de imaginar a vida privada e as personas dos polรญticos na avaliaรงรฃo de um candidato a apoiar.
Por exemplo, muitas pessoas consideram se gostariam de tomar uma cerveja com um candidato – um sinal de ele ser real e possรญvel de se relacionar.
Entre a geraรงรฃo Z e os millennials mais jovens, nรฃo se trata tanto de querer tomar uma cerveja com um candidato, mas sim de se divertir com um candidato. O fato de Harris ser considerado “pirralha” entre esses grupos eleitorais รฉ um grande elogio para a vice-presidente.
Kamala e o meme do coqueiro
Os emojis de coco e palmeira fazem referรชncia a um discurso que Harris fez na Casa Branca no ano passado, no qual ela citou sua mรฃe falando sobre as geraรงรตes mais jovens. No clipe, Harris รฉ vista rindo enquanto conta o que sua mรฃe disse:
โVocรช acha que acabou de cair de um coqueiro? Vocรช existe no contexto de tudo em que vive e do que veio antes de vocรช.”
Embora a conta de campanha da candidata tenha feito referรชncia ร parte do clipe viral em sua bio – “fornecendo contexto” – a vice-presidente e sua equipe tรชm evitado cuidadosamente qualquer referรชncia a coqueiros.
Alguns usuรกrios de mรญdia social expressaram decepรงรฃo com isso, sugerindo que Kamala Harris deveria reconhecer e abraรงar mais explicitamente o meme. Mas a estratรฉgia de campanha atual pode ser a escolha mais eficaz e estratรฉgica.
O meme surgiu organicamente nas mรญdias sociais sem ter sido pedido pela campanha e se transformou em um grito de guerra e demonstraรงรฃo de apoio a Harris.
Os apoiadores comeรงaram a incluir os emojis em seus nomes de perfil ou biografias, criando um sรญmbolo de comunidade e uma representaรงรฃo visual do apoio que a vice-presidente desfruta entre os possรญveis eleitores.
Se Kamala Harris reconhecesse ou usasse o meme agora, isso poderia interromper o impulso. O meme pode nรฃo parecer mais orgรขnico, e isso tiraria a especulaรงรฃo sobre se Harris estรก ciente do meme, o que ela pensa dele e se ela pode um dia reconhecรช-lo.
Em suma, haveria menos discurso, o que raramente รฉ o que uma campanha quer.
Onde estรก Maya Rudolph?’
Assim que Harris foi endossada pelo presidente Joe Biden, vรกrios usuรกrios de mรญdia social ficaram muito preocupados com o paradeiro e o cronograma de Maya Rudolph. A famosa atriz interpretou Harris no programa de comรฉdia Saturday Night Live (SNL) durante a campanha de 2020 e agora espera-se que reprise o papel este ano.
O programa tem conquistado mais popularidade nas รบltimas duas dรฉcadas, com o Estudo Eleitoral Nacional Americano de 2020 revelando que os americanos eram mais propensos a assistir ao SNL do que muitos programas de notรญcias tradicionais.
Pesquisas sobre a influรชncia da comรฉdia polรญtica mostraram que os jovens, em particular, sรฃo mais propensos a aprender sobre candidatos de programas como o SNL do que de em noticiรกrios durante as campanhas.
Portanto, o Saturday Night Live e outros programas de comรฉdia se tornaram uma plataforma popular para os candidatos presidenciais, fornecendo os meios para apresentar seu caso aos eleitores de uma maneira divertida e realista.
Uma campanha ‘meme-ificada’?
Harris parece bem ciente do efeito SNL. Em 2020, ela se uniu a Rudolph para um evento de arrecadaรงรฃo de fundos. Portanto, nรฃo seria tรฃo surpreendente ver Harris no SNL em breve – talvez danรงando a mรบsica Femininomenon de Chappell Roan, que se tornou um hino em โfancamsโ (vรญdeos de fรฃs) sobre ela no TikTok.
๐คญ pic.twitter.com/KJ9xuYq0U3
— Kamala HQ (@KamalaHQ) July 24, 2024
Quer ela o adote explicitamente ou nรฃo, a meme-ificaรงรฃo da campanha de Harris tem um potencial significativo para causar um impacto positivo em sua campanha.
Embora os emojis e os cabeรงalhos verde-limรฃo tenham criado uma representaรงรฃo visual da comunidade, a atenรงรฃo sobre os memes tambรฉm provocou a cobertura da mรญdia.
Em vez de discutir imediatamente sua vida familiar, como ocorre frequentemente com candidatas, as matรฉrias sobre a campanha agora procuram explicar a popularidade dos coqueiros.
O objetivo รฉ enquadrar Harris em uma imagem positiva, realista e relacionรกvel que certamente serรก vista favoravelmente por sua equipe.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Conversation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.
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