A organização de jornalismo ambiental Dialogue Earth anunciou um programa de bolsas voltado para jornalistas indígenas, com o objetivo de fortalecer suas vozes nas discussões sobre governança ambiental e políticas climáticas.
Com duração de novembro de 2024 a dezembro de 2025, a bolsa Vozes Indígenas se propõe a destacar e ampliar o conhecimento da sociedade sobre temas de interesse dos povos indígenas na América Latina, África, Sul da Ásia e Sudeste Asiático.
As inscrições estão abertas até 13 de outubro e podem ser feitas em vários idiomas, incluindo o português. O conhecimento de inglês será considerado na escolha dos candidatos, mas não é obrigatório.
Jornalistas indígenas que ganharem a bolsa participarão da COP30
Para se candidatar a uma das oito bolsas, os interessados devem ser jornalistas ou criadores de conteúdo indígenas que possam participar da COP30, em Belém, e que possuam habilidade técnica para produzir duas reportagens, uma delas de caráter investigativo, com apuração local.
Os jornalistas selecionados terão a oportunidade de participar de reuniões regionais e globais sobre o meio ambiente, incluindo a COP30.
Editores da Dialogue Earth apoiarão os bolsistas na produção das duas reportagens, que serão publicadas pela própria organização e em meios de comunicação parceiros.
Os candidatos são encorajados a propor pautas relacionadas a temas socioambientais e climáticos, com destaque para administração indígena das florestas, conhecimento ecológico tradicional, biodiversidade e ciência do clima e abordagens políticas e movimentos ambientais indígenas
O conteúdo produzido pelos bolsistas será usados como base para discussão em um evento em Belém, durante as negociações climáticas da COP30.
Leia também | Como a IA está ajudando a produzir jornalismo para indígenas no Peru: tem até âncora virtual em quéchua
Como concorrer
Os interessados devem enviar um e-mail para apply@dialogue.earth até as 18h (horário de Londres), contendo:
- Um texto de aproximadamente 200 palavras sobre a motivação para ganhar a bolsa e a relação com a cultura indígena;
- Proposta de pauta de até 300 palavras sobre a reportagem a ser realizada, que pode incluir um orçamento de até US$ 1.750;
- Exemplos de trabalhos anteriores ou experiências em produção de narrativas jornalísticas.
Leia também | Às vésperas da COP29, Azerbaijão estende prisão preventiva de 11 jornalistas críticos ao governo