O Exposure One Awards anunciou os vencedores do prêmio Black & White Photographers of the Year 2024. Fotógrafos profissionais e amadores de mais de 40 países enviaram seus registros em 20 categorias, incluindo imagens de animais conhecidos pelas suas cores exuberantes.
O retrato de Khari, um leão africano flagrado balançando a juba, foi a imagem vencedora da categoria Vida Selvagem do prêmio em 2024.
A foto é de Gary Cox, do Reino Unido.
O segundo lugar ficou com Greg Du Toit, da África do Sul. O fotógrafo fez registros de momentos de ternura entre os animais e seus filhotes na África. A força do preto e branco acentua o carinho da maternidade.
Outra imagem premiada foi ‘O anjo da capela’, de Eric Médard, mostrando uma pomba branca iluminada voando entre os bancos de uma igreja.
Alguns dos fotógrafos destacados no prêmio de fotografia em preto e branco retrataram animais no Ártico durante a noite.
‘No reino do rei do Ártico’, de Silke Hullmann da Alemanha, mostra o olhar penetrante e a pose alerta de um urso polar.
Na série ‘Reflexões na noite’, o fotógrafo italiano Marcello Galleano registrou os hábitos noturnos de diversos animais como um impala, um lince e uma onça.
Patrice Quillard da França, retratou um primata encarando a câmera e as nuances da pelagem destacadas na imagem em preto e branco.
O público também teve a chance de votar e escolher sua foto favorita. Uma andorinha-do-mar voando foi a selecionada na votação popular. A imagem é do fotógrafo americano David Macias.
Michael Paul, dos EUA, recebeu menção honrosa pela sua imagem ‘Contra uma corrente silenciosa’, que mostra um alce e seus filhotes atravessando um rio rochoso envoltos na neblina da manhã.
Fotógrafos amadores também fizeram belos registros de animais em preto e branco
Entre os fotógrafos amadores a vencedora foi Malini Chandrasekar, do Reino Unido, com a foto ‘A beleza da fera’, um retrato de uma morsa. A imagem destaca as rugas, as presas e as cicatrizes do animal.
O segundo lugar entre os fotógrafos amadores do prêmio de fotografia em preto e branco foi para Johan Willems da Bélgica, que retratou um guepardo e seus filhotes no Parque Nacional Masai Mara durante um safari.
Essa leoa subiu no ponto mais alto de um ‘kopje’ (pequena colina em africâner) em busca de um lugar confortável para dormir. A imagem de Elizabeth Storms do Canadá, foi premiada com a terceira colocação na categoria Fotógrafo Amador do Prêmio de Fotos Preto & Branco 2024 e foi capturada no Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia.
A imagem escolhida pelo voto do público foi do fotógrafo amador francês Wolfgang Autexier. Ele fotografou detalhes da cabeça e das orelhas de uma girafa.
Leia também | Animais, pessoas, paisagens e mais: prêmio escolhe as melhores fotos em P&B do ano