Londres – O centro de estudos de jornalismo americano Poynter Institute anunciou a ampliação de sua iniciativa de educação midiática MediaWise, destinada a combater fake news na internet, para mais três países, incluindo o Brasil. 

O programa foi criado em 2018, com o objetivo inicial de ensinar alunos dos ensinos médio e fundamental a detectarem fake news e desinformação na web e nas redes sociais. Já atingiu 21 milhões de pessoas nos Estados Unidos, e ganhou em 2020 extensões voltadas para adultos. 

Junto com Turquia e a Espanha, o Brasil foi agora escolhido como uma das três primeiras nações estrangeiras a receber o MediaWise, sob a coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), tendo os jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy como embaixadores. 

Combate às fake news na internet no ano eleitoral

Segundo o Poynter, sediado na Flórida, o conteúdo do MediaWise foi visto mais de 57 milhões de vezes desde o lançamento do projeto, que engloba eventos de treinamento presenciais e virtuais, vídeos educacionais online e publicação de conteúdo de verificação de fatos pela MediaWise Teen Fact-Checking Network.

Em 2020 foi criado o Projeto Eleitor MediaWise, para ensinar aos eleitores que votavam pela primeira vez a encontrarem informações confiáveis ​​online sobre as eleições presidenciais dos EUA.

Também foi desenvolvido um programa para eleitores mais velhos, o MediaWise for Seniors.

No vídeo de apresentação, a jornalista e âncora de TV americana Joan Lunden explica a iniciativa, comparando o trabalho de checagem de dados encontrados na internet às apurações que os jornalistas fazem em sua atividade cotidiana. Christiane Amanpour, âncora internacional-chefe da CNN, também é embaixadora do MediaWise for Seniors.

“A desinformação não é um problema isolado dos EUA. Democracias em todo o mundo estão retrocedendo graças em parte às fake news na internet ”, disse Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise. 

Abraji e Comprova conduzirão o projeto no Brasil

Segundo o Poynter, o programa contará com currículos personalizados e um curso de WhatsApp de 10 dias em cada país para ensinar os adultos a identificarem conspirações, fraudes, boatos e notícias falsas na internet e nas redes sociais.

No Brasil será executado pelo Projeto Comprova, uma coalizão de 33 meios de comunicação criada para mitigar a desinformação, sob a liderança da Abraji.  

“A parceria com o MediaWise do Poynter permitirá alcançar um público importante para combater a desinformação no ano eleitoral de 2022, e também testar um novo formato de treinamento”, disse Marcelo Träsel, presidente da Abraji.

A exemplo dos demais embaixadores, que incluem grandes nomes da TV e do jornalismo americanos, Boris Casoy e Lillian Witte Fibe  gravarão vídeos explicando a importância da checagem, de não acreditar em qualquer coisa que se vê na internet e de se perguntar sobre se a informação é verdadeira ou falsa. 

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Espanha

Na Espanha, a MediaWise firmou um acordo com a Newtral para implantar localmente o MediaWise. Sediada em Madri, a Newtral é uma startup de mídia para jornalismo, tecnologia e verificação de dados, integrante da Rede Internacional de Verificação de Fatos da Poynter.

A eficácia do programa será avaliada pela Universidad de Navarra. 

“Para combater a desinformação, precisamos entender mais profundamente o comportamento dos cidadãos quando confrontados com informações questionáveis ​​em aplicativos de mensagens”, disse Ramón Salaverría, professor titular de jornalismo da universidade. 

Os embaixadores espanhóis serão as jornalistas Lucía Mendez e Ana Pastor.

“O jornalismo tem com princípio fornecer notícias verificadas, comparadas e confiáveis. A revolução tecnológica permitiu que a desinformação e as mentiras se infiltrassem pela porta dos fundos do jornalismo, “disfarçadas”  de jornalismo”, disse Lucía Mendez, editora-chefe do El Mundo. 

“Os cidadãos devem saber distinguir. Nós, jornalistas, temos que assumir a responsabilidade de ajudá-los na tarefa de identificar o que é jornalismo verdadeiro do que não é ”.

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Turquia

A Universidade Bilgi de Istambul supervisionará os esforços de verificação de fatos e as pesquisas do MediaWise na Turquia. 

“Em um mundo em rápida mudança, o que realmente importa é fazer parte da mudança. A educação é provavelmente o melhor, senão o único método comprovado de estar do lado certo ”, disse o professor Halil Nalçaoğlu, reitor e professor de comunicação da universidade,

O jornalista, âncora e redator turco İsmail Küçükkaya ajudará a aumentar a conscientização e a apoiar a alfabetização em mídia digital, atuando como embaixador do programa no país. 

Luta contra a desinformação

Em outubro, Reid Hoffman, fundador e ex-presidente executivo do LinkedIn, e o investidor George Soros uniram-se a outros empresários para criar uma incubadora para novos modelos de jornalismo e também para fomentar a mídia local nos Estados Unidos.

O objetivo principal da empresa é o combate à desinformação, colocando-se como um serviço para aqueles que se preocupam “com a ameaça urgente que o negócio da desinformação está tendo sobre a sociedade e a democracia na América”.

A organização conta com jornalistas e especialistas em comunicação, incluindo ex-funcionários da Casa Branca. 

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