Londres – A queda da confiança em instituições como o jornalismo, a política e o setor empresarial é uma tendência mundial – e as conclusões da pesquisa anual de percepção do Fundação Gallup nos Estados Unidos confirmam isso.

A confiança dos americanos em jornais impressos e noticiários da televisão caiu ao menor patamar das últimas três décadas.

E não é só o jornalismo que precisa se desdobrar para reconquistar o público: 11 das 16 instituições avaliadas nos Estados Unidos tiveram quedas significativas de confiança entre os cidadãos, incluindo a Presidência da República, o Congresso, a polícia e a igreja.  

Confiança não subiu para nenhuma instituição dos EUA 

O Gallup mediu a confiança nas instituições pela primeira vez em 1973 e tem feito isso anualmente desde 1993. A pesquisa deste ano foi feita entre 1º e 20 de junho, com uma amostra aleatória de 1.015 adultos maiores de 18 anos.

A Suprema Corte e a presidência de Joe Biden, duas das instituições que sustentam os pilares da democracia do país, registraram os maiores tombos puxados, respectivamente, pela revogação do direito ao aborto e pela economia duramente afetada com a pandemia.

Para o jornalismo, os dados refletem a queda acentuada da confiança em diferentes mídias. Em 2021, 21% dos americanos disseram confiarem plenamente/bastante nos jornais impressos do país. Agora, são 16%.

A queda de cinco pontos percentuais representa o menor índice já registrado em três décadas de medição pela empresa.

O noticiário da televisão também perdeu cinco pontos percentuais nos últimos 12 meses. E passou de 16% dos americanos confiando plenamente/bastante nas informações transmitidas na TV, em 2021, para 11% neste ano.

confiança jornalismo

Nenhuma das instituições avaliadas pela Gallup conseguiu subir no nível de confiança no último ano.

Os americanos depositam a maior confiança nas pequenas empresas (68%), e a menor no Congresso do país (7%).

O exército é a única instituição além das pequenas empresas em que a maioria dos americanos confia (64%).

Já a polícia registrou pela segunda vez uma queda abaixo do nível da maioria dos cidadãos (45%).

A outra vez que as forças de segurança pública dos EUA registraram confiança de menos da metade dos americanos foi em 2020, quando a pesquisa foi feita semanas após a morte de George Floyd por agentes policiais de Minneapolis.

Além do jornalismo impresso, outras quatro instituições registraram os menores pontos em 30 anos: a igreja/religião (31%), o sistema de justiça criminal (14%), grandes empresas (14%) e a polícia.

Queda recorde de confiança em todos os setores

A Gallup resume a confiança geral dos americanos nas instituições fazendo uma média das classificações das 14 instituições que mede anualmente, com exceção das pequenas empresas e grandes empresas de tecnologia.

A média deste ano de 27% de adultos americanos expressando confiar plenamente ou bastante nessas 14 instituições está três pontos abaixo da mínima anterior de 2014.

confiança jornalismo

A média de confiança também caiu nove pontos em relação a 2020, quando os americanos expressaram maior confiança em instituições afetadas pela covid-19, como o sistema médico e as escolas públicas.

Segundo a empresa, desde 2004, vários fatores influenciaram para manter a confiança baixa entre os americanos, incluindo a guerra do Iraque, a crise financeira de 2008, o ressurgimento do populismo e taxas de inflação não vistas há quatro anos décadas.

Não é só o jornalismo: confiança cai nas instituições políticas

As maiores quedas na confiança de instituições dos EUA são da Suprema Corte (-11 pontos percentuais) e da presidência (-15 pp).

O Gallup destaca que o recuo na confiança do governo de Joe Biden se dá pela atual situação econômica do país.

“A confiança nas principais instituições do governo federal está em um ponto baix  em um momento em que o presidente e o Congresso estão lutando para lidar com a alta inflação, preços recordes da gasolina, aumento do crime e violência armada, imigração ilegal contínua e política externa com desafios significativos vindos da Rússia e da China.”

Apesar de a pesquisa ter sido feita antes da revogação do acesso ao aborto no país, a Gallup destaca que o vazamento da decisão pelo site de notícias Politico, em maio, já impactou na avaliação negativa do Judiciário.

Confiança varia conforme a inclinação partidária

No recorte por grupos partidários — republicanos, democratas e independentes –, todos estão menos confiantes nas 16 instituições dos EUA do que há um ano.  

Democratas e independentes mostram uma perda de confiança de mais de dois dígitos na Suprema Corte. Mas entre os republicamos a confiança na Justiça se manteve igual à do ano passado, um reflexo das decisões mais alinhadas ao pensamento conservador, como a do aborto. 

O abismo entre as visões de confiança acerca do jornalismo é significativo: 20% dos democratas confiam no noticiário da TV, contra apenas 8% dos republicanos. E 5% deles têm confiança nos jornais, enquanto entre os democratas a taxa é de 35%. 

Olhando a tendência revelada pela pesquisa, há boas e más notícias para as TVs. A confiança dos republicanos nas TVs subiu dois pontos percentuais mas a dos democratas caiu seis.

Já para os jornais, é só má notícia. A taxa entre os democratas e entre os republicanos recuou três pontos.  

confiança jornalismo

Isso pode ser um reflexo da existência de emissoras fortes alinhadas aos conservadores, principalmente a Fox News.

Já os grandes jornais americanos como New York Times e Washington Post foram alvo de uma campanha intensa de descrédito no governo de Donald Trump e costumam defender posições mais progressistas em temas sociais e políticos. 

Os republicanos perderam mais confiança nos bancos do que os outros grupos partidários. E também registram quedas de dois dígitos na confiança nos militares e na polícia.

As pequenas empresas e os militares são as duas instituições mais bem avaliadas por cada um dos três grupos partidários, enquanto o Congresso está tecnicamente empatado como o mais baixo entre os três.

Os republicanos classificam a presidência, os jornais e os noticiários da televisão de forma semelhante ao Congresso.

Os noticiários de televisão e o Congresso são as instituições com menores índices entre os independentes, enquanto a Suprema Corte e as grandes empresas são avaliadas tão mal quanto o Congresso entre os democratas.

Republicanos e democratas diferem mais na confiança que têm na presidência (49 pontos), na polícia (39 pontos), nos jornais (30 pontos) e nas escolas públicas (30 pontos).

Os grupos diferem menos, mas ainda por margens significativas, em sua confiança na Suprema Corte, nos sindicatos, na igreja/religião, no sistema médico, nos noticiários da televisão e nas grandes empresas de tecnologia.

Os democratas são mais confiantes do que os republicanos na maioria dessas instituições. As exceções são a polícia, a Suprema Corte e a igreja/religião.

As tabelas completas, com quebras por grupos, e a metodologia da pesquisa do Gallup podem ser vistas aqui.

Leia também

No 4 de julho, pesquisa mostra a imagem que os americanos têm de seu país e de sua democracia