Londres – O fotógrafo brasileiro Jonne Roriz conquistou o primeiro lugar na categoria Esportes em Ação do Siena International Photo Awards, um dos mais importantes prêmios de fotografia do mundo, que anunciou as fotos premiadas nesta segunda-feira.

A imagem, que ganhou o nome de “Procurando Nemo”, combina força e delicadeza mostrando um peixinho saltando da água enquanto a medalhista de ouro olímpica Ana Marcela Cunha dá vigorosas braçadas no mar em sentido oposto na final dos 10km de natação em mar aberto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. 

Brasileiros brilharam também diante das câmeras, retratados por fotógrafos de outros países em competições de surfe, marcha atlética e equitação. 

Foto premiada em outros concursos de fotografia de esportes 

Jonne Roriz, que vive em São Paulo, acumula mais de 40 prêmios nacionais e internacionais em seus 22 anos experiência em fotografia editorial.  

Ele atua em diversos ramos da fotografia, como fotojornalismo, esportes, natureza e estilo de vida. Já cobriu Jogos Olímpicos e Copas do Mundo em vários países e desastres naturais, incluindo o furacão Katrina em Nova Orleans em 2006, e terremotos no Haiti e no Chile.

Jonne Roriz fotógrafo premiado esportes concurso fotografia Siena Photo Awards
Jonne Roriz / Perfil rede social

A foto vencedora do Siena Photo Awards foi premiada também no Worlds Sports Photography, no Istambul Photo Awards e Pictures of the Year – Reynolds Journalism Institute. Ela passou a integrar a coleção do Instituto Moreira Sales.

Roriz contou que a foto registra um momento histórico, que foi a vitória da Ana Marcela Cunha e a conquista da medalha de ouro para o Brasil durante os jogos Olímpicos em Tóquio.

“Fico honrado em receber esse reconhecimento do Siena International Photo Awards 2022 e feliz em colocar o Brasil na lista dos países premiados, junto com fotógrafos europeus e americanos.

A cada prêmio conquistado por essa foto conseguimos eternizar esse momento em canais que valorizam o esporte, o jornalismo e a fotografia”.

medalhista olímpica ana marcela cunha fotos premiadas esporte oncurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Jonnne Roriz / Siena Awards 2022

Atletas brasileiros foram retratados em imagens premiadas da competição

Além da nadadora Ana Marcela Cunha, mais três atletas brasileiros foram retratados nas fotos premiadas na categoria Esportes no Siena Photo Awards 2022.

Duas delas receberam Menções honrosas e uma foi selecionada como Trabalho Notável.

Sonhos despedaçados, por Daniel Mullan 
 hipismo ieda guimarães fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Daniel Mullan / Siena Photo Awards 2022

Ieda Guimarães, da Equipe Brasil, montando Caleansiena YH, cai no Salto de Hipismo do Pentatlo Moderno Feminino no 14º dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Lucas Chumbo, por Otávio Passos
surfista Lucas Chumbo fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Portugal
Foto: Octavio Passos / Siena Photo Awards 2022

O surfista brasileiro de ondas grandes Lucas Chianca “Chumbo” desce um paredão durante o ‘Tudor Nazare Tow Surfing Challenge,  na Praia do Norte, em Portugal. Ele foi clicado pelo português Octavio Passos. 

O oceano se ergue atrás dele como uma parede impenetrável e a figura do atleta parece insignificante diante da onda gigante. A luz do sol quebra na crista da onda, criando reflexos âmbar.


O vencedor, por Morgan Treacy
marcha atlética Lucas Mazzo fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Morgan Treacy / Siena Photo Awards 2022

A foto premiada mostra o brasileiro Lucas Mazzo, que  perdeu o olho direito em 2009, quando tinha 15 anos, após ser ‘baleado’ em uma partida de paintball.

Para comemorar a participação no RaceWalk 20 km nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ele encomendou duas próteses oculares temáticas nas cores da bandeira brasileira.  


Conheça as outras fotos premiadas no concurso

As imagens premiadas no Siena Photo Awards flagraram momentos de concentração, tensão e força em diversas modalidades de esportes.

 Caeleb Dressel, por Ian Macnicol
nadador Caeleb Dressel fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Ian Macnicol / Siena Photo Awards 2022

A foto premiada com a segunda colocação no Siena Photo Awards registrou o nadador Caeleb Dressel, da equipe dos Estados Unidos, a caminho de vencer a final dos 100m borboleta masculino no Centro Aquático de Tóquio.

A água envolve seu corpo como um manto, criando um efeito óptico. “Sua cabeça, voltada para baixo e para frente, simboliza a forte determinação do atleta”, descreveu o fotógrafo. 


 Tentar, por Bradley Kanaris
rugby Valentine Holmes fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Austrália
Foto: Bradley Kanaris / Siena Photo Awards 2022

Valentine Holmes, do time de rugby Maroons, marca durante o terceiro jogo da série State of Origin Rugby League.

O jogo é entre os Queensland Maroons, assim chamados pela cor de suas camisas, e os New South Wales Blues, no Suncorp Stadium. A imagem capturada na Austrália foi contemplada com a terceira colocação no concurso de fotografia.


Menções honrosas
Nas sombras, por Clive Brunskill 
tenista Denis Shapovalov fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Madri
Foto: Clive Burnskill / Siena Photo Awards 2022

Denis Shapovalov, do Canadá, disputa uma partida contra Alexander Bublik, do Cazaquistão, durante o sexto dia do Mutua Madrid Open em La Caja Magica. A imagem premiada retrata o tenista como uma silhueta escura sobre o saibro vermelho.


Salto da Medusa, por Richard Heathcote 
salto a distância Tara Davis fotos premiadas esportes concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Richard Heathcote / Siena Photo Awards 2022

Tara Davis, da equipe dos Estados Unidos, compete na final do salto em distância feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A imagem que ganhou menção honrosa mostra o final do salto, com a terra escura ao fundo.

Os cabelos em movimento e os músculos em contração dão ritmo à imagem e atraem o olhar do observador.



Um raio de luz, por Julian Finney 
tenista Stefanos Tsitsipas fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards França
Foto: Julian Finney / Siena Photo Awards 2022

Stefanos Tsitsipas, da Grécia, rebate contra Novak Djokovic, da Sérvia, durante a final de simples masculino no Aberto da França de 2021 em Roland Garros.


Gotas de mergulhadores, por Bradley Kanaris 
salto de plataforma Iuliia Timoshinina fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Bradley Kanaris / Siena Photo Awards 2022

Iuliia Timoshinina, da Rússia, compete na Rodada Preliminar de Saltos da Plataforma 10m nas Olimpíadas de Tóquio 2020. O rosto da atleta reflete anos de trabalho duro, sacrifícios, determinação e sonhos. Atrás dela há gotas de água, “parecendo lágrimas de esperança”, disse Kanaris. 


Salvo pelo halo, por Andrej Isakovic
automobilismo Lewis Hamilton fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Itália
Foto: Andrej Isakovic / Siena Photo Awards 2022

O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, e o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, colidem durante o GP da Itália de Fórmula 1.

O hepta campeão mundial foi esmagado em seu Mercedes, mas acabou sendo salvo pelo halo, um sistema de proteção para a cabeça instalado no cockpit introduzido em março de 2018. 


Seis mãos, por Eric Tkindt
ginastas fotos premiadas esporteconcurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Eric Tkindt / Siena Photo Awards 2022

A ginasta deste trio foi lançada ao ar e o fotógrafo registrou o momento. Ela confia em suas parceiras para pegá-la com segurança. As três atletas participaram do Campeonato Mundial de 2016.


Teatro de Tóquio, por Clodagh Kilcoyne
natação artística gêmeas fotos premiadas esporteconcurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Clodagh Kilcoyne / Siena Photo Awards 2022

A fotografia premiada mostra as gêmeas Anna Maria Alexandri e Eirini Alexandri, da Áustria, durante apresentação na fase preliminar da natação artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Seus rostos, maquiados e idênticos, parecem se fundir em uma única expressão de espanto antes de serem submersos pela água novamente.


 Trabalhos Notáveis 
Corrida para todos os climas, por Mike Egerton
jockey fotos premiadas esportes concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Inglaterra
Foto: Mike Egerton / Siena Photo Awards 2022

O jockey Charles Bishop e seu cavalo Goring durante o Play 4 To Win At Betway Handicap no Hipódromo de Wolverhampton, na Inglaterra. Poeira e arbustos sobem sob os cascos do cavalo, criando uma atmosfera difusa.  


Salto de fé, por Laurence Griffiths 
bicicleta fotos premiadas esporteconcurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Laurence Griffiths / Siena Photo Awards 2022

Declan Brooks, da equipe da Grã-Bretanha, salta em frente ao logotipo dos anéis olímpicos durante a competição da BMX Freestyle masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Cabeça dura, por Delly Carr
ginástica rítmica fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Tóquio
Foto: Delly Carr / Siena Photo Awards 2022

Sumire Kita, do Japão, compete na categoria individual de ginástica rítmica nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Quando o atleta faz um movimento no ar, sua cabeça parece desaparecer atrás dos ombros. Cores quentes e linhas musculares nítidas destacam-se na foto premiada.


Intensidade, por Romain Barats
surfista fotos premiadas esporteconcurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Polinésia Francesa
Foto: Ramain Barats / Siena Photo Awards 2022

Um jovem surfista está curtindo uma das mais poderosas ondas do mundo, em Teahupoo, na Polinésia Francesa. Barats destaca o olhar do atleta: 

“O mais importante na foto não é a  técnica ou a curva perfeita da onda. É a incrível intensidade em seus olhos: quase podemos sentir sua concentração, sabendo que um erro pode ser mortal.”


Fora das sombras, por Bradley Kanaris
tenista fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards Austrália
Foto: Bradley Kanaris / Siena Photo Awards 2022

O suíço Roger Federer aplica um backhand em sua partida contra Jeremy Chardy, da França, durante o Brisbane International em 2014, na Austrália.

Apenas o rosto e o peito do tenista se destacam contra um fundo completamente escuro. Seu olhar determinado está voltado para a bola fluorescente em primeiro plano. 


Desejo de vida, por Taisir Mahdi
meninos jogando futebol fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards
Foto: Taisir Mahdi / Siena Photo Awards 2022

A foto premiada pelo júri mostra uma cena emocionante do esporte. A criança no centro da imagem, Qassem Muhammed, teve uma perna amputada em decorrência de uma  explosão que ocorreu em sua cidade. 

“No entanto, desejo e ambição ainda são seus companheiros de vida. Entre seus pares, ele parece estar pronto para marcar o gol de sua vida”, disse o fotógrafo. 


Cabeça-Bola-Gol, por Alexander Hassenstein
jogo de futebol goleiro fotos premiadas esporte concurso fotografia prêmio fotografia fotografia de esportes Siena Awards
Foto: Alexander Hassenstein / Siena Photo Awards 2022

Marc-André Stegen, goleiro do Barcelona, ​​leva um gol de Leroy Sané, do Bayern de Munique, em um jogo da Champions League. 

A bola acaba na rede passando exatamente atrás da cabeça de Marc-André, criando uma incrível ilusão de ótica capturada pelo fotógrafo. 


As fotos premiadas na categoria Esportes do Siena International Photo Awards foram divulgadas pelos organizadores.