O Pulitzer Center recebe até 15 de dezembro inscrições de interessados em uma das bolsas do programa de jornalismo ambiental Rainforest Investigation Network (RIN). 

Os bolsistas e os veículos onde atuam receberão um subsídio para que o profissional  trabalhe em projetos de reportagem individuais e colaborativos destinados a apurar causas do desmatamento nas três principais regiões de floresta tropical do mundo: a Amazônia, a Bacia do Congo e o Sudeste Asiático.

A apuração deve investigar questões como fluxos de dinheiro, grilagem de terras e violações dos direitos humanos.

Bolsa de jornalismo ambiental financiada pela Noruega 

A Rainforest Investigations Network é um projeto paralelo ao  Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center. É financiada com o apoio da Iniciativa Internacional Norueguesa para o Clima e Florestas (NICFI, em inglês).

A doação da NICFI inclui uma garantia explícita de total independência editorial para o Pulitzer Center, bem como para os bolsistas e empresas jornalísticas participantes.

Os jornalistas selecionados nesta rodada formarão a segunda turma de bolsistas de investigação da RIN desde o lançamento da iniciativa, no final de 2020. São três bolsas para cada uma das regiões cobertas pelo programa. 

As bolsas de um ano são de tempo integral, cobrirão o salário do profissional e fornecerão apoio adicional para o veículo de mídia que emprega o jornalista (se empregado) ou que se comprometa a publicar o trabalho do bolsista (se for um freelancer).

Eles devem dedicar a maior parte de seu tempo às investigações sobre as florestas tropicais e publicar suas matérias regularmente. Os participantes receberão apoio em dados, comunicação e coordenação pelo Pulitzer Center e trabalharão em intensa colaboração com os outros membros da rede. 

A Rainforest Investigations Network é coordenada pelo jornalista Gustavo Faleiros, fundador do site InfoAmazonia. A equipe principal da RIN inclui o editor de dados Kuang Keng Kuek Ser e o jornalista investigativo Jelter Meers.

Quem pode se candidatar à bolsa 

O programa é aberto a jornalistas investigativos experientes com histórico comprovado nas três regiões,  e que demonstrem profundo conhecimento das forças científicas, ambientais, sociais, jurídicas, políticas e comerciais em jogo no desmatamento e degradação florestal.

Os candidatos podem trabalhar em qualquer plataforma (mídia impressa, rádio, vídeo e multimídia). 

Como se inscrever 

Os interessados devem apresentar currículo, três referências profissionais, carta de apoio do veículo em que trabalha ou da redação que veiculará a reportagem e três links para suas reportagens investigativas mais relevantes publicadas nos últimos três anos. 

O Pulitzer Center também pede uma declaração de propósito, descrevendo como a bolsa se encaixa na carreira e por que considera que deve integrar o projeto.

A candidatura deve incluir ainda a proposta dos trabalhos a serem realizados com auxílio da bolsa, descrevendo as reportagens sobre floresta tropical que o jornalista pretende realizar.

Os projetos devem ser concretos, resultantes de pesquisa prévia para determinar o escopo, viabilidade e ineditismo da reportagem.

As inscrições devem ser apresentadas em inglês. Acesse aqui para mais detalhes e link para o formulário.