Londres – A compra do Twitter por Elon Musk nรฃo causou uma debandada de usuรกrios provocando riscos imediatos para o futuro da empresa, como alguns chegaram a apostar – embora celebridades tenham feito barulho ao sair em protesto contra o risco de aumento na desinformaรงรฃo a partir do relaxamento da moderaรงรฃo e volta de notรณrios teรณricos da conspiraรงรฃo.
No entanto, efeitos do terremoto Musk comeรงam a se fazer sentir.
Pesquisas recentes do Pew Research Center e do Tow Center constataram respectivamente o desencanto de jornalistas e do pรบblico com o “novo Twitter”.
Futuro do Twitter: jornalistas tuitando menos
O Tow Center, que faz parte da Columbia Graduate School of Journalism, entrevistou 4 mil jornalistas de 19 veรญculos de imprensa dos EUA, e quantificou postagens feitas entre 1ยบ de junho de 2022 e 30 de janeiro de 2023.
O resultado mostrou que o nรบmero mรฉdio de tweets diรกrios caiu 3%. Pode nรฃo parecer muito, mas as quedas mais acentuadas aconteceram entre profissionais de veรญculos mais relevantes e confiรกveis.
Apenas 10 entrevistados desativaram suas contas. Em uma entrevista para a revista Columbia Journalism Review, Darren Linvill, pesquisador e professor de mรญdia social da Clemson University, observou que nรฃo รฉ tรฃo fรกcil deixar a plataforma, onde profissionais de imprensa construรญram redes poderosas de contato e influรชncia.
Linvill fez uma distinรงรฃo sobre deixar o Twitter e deixar ‘mesmo’ o Twitter.
“Poucas pessoas farรฃo o encerramento dramรกtico de suas contas, mas haverรก mais pessoas que lentamente pararรฃo de usar a plataforma”, apostou.
Foi o que a pesquisa constatou. Os que mais desaceleraram no Twitter foram os que trabalham no New York Times (6%), seguidos pelos do Los Angeles Times (5%) e os da rede pรบblica NPR (20%).
Por outro lado, o estudo mostrou que o ambiente de vale-tudo criado por Musk estimulou profissionais que trabalham em veรญculos de extrema-direita a usar mais o Twitter.
Profissionais da Fox News, que tuitavam em mรฉdia 3,9 vezes por dia, passaram a postar 4,4 vezes diariamente.
Entre os do RedState o aumento foi de 27%, passando de 12,8 para 16,3 tweets por dia. O campeรฃo foi o Washington Times, cujos profissionais postaram 31% mais no Twitter.
A tendรชncia nรฃo surpreende, visto que Elon Musk abriu os braรงos para figuras nocivas como o influenciador misรณgino britรขnico Andrew Tate, que estรก em prisรฃo domiciliar enquanto promotores seguem com investigaรงรตes sobre crimes de trรกfico humano, estupro e formaรงรฃo de quadrilha para explorar mulheres sexualmente.
A conta estรก ativa, com postagens que atingem quase 1 milhรฃo de visualizaรงรตes promovendo รณdio a mulheres, misticismo e promessas de ganhar dinheiro fรกcil.
Um exemplo de jornalista muito ร vontade nesse novo Twitter รฉ Tucker Carlson, ex-estrela da Fox News, que foi demitido depois que a emissora teve que fazer um acordo de US$ 787 milhรตes com a empresa de urnas eletrรดnicas Dominion, que a processava por difamaรงรฃo.
Duas semanas depois de ser dispensado, Carlson anunciou que vai se estabelecer profissionalmente no Twitter, em vez de aceitar convites de outras redes de extrema direita.
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Nรฃo รฉ difรญcil imaginar o motivo. Ele sabe que no Twitter sob Musk nรฃo serรก incomodado quando vociferar contra vacinas para a covid ou sugerir que as eleiรงรตes que deram a vitรณria a Joe Biden foram fraudadas.
Alguns jornalistas optaram por redes alternativas, como a Mastodon, que nรฃo decolaram. Outros decidiram transformar suas contas em privadas, como o prรณprio reitor da escola de jornalismo de Columbia, Jelani Cobb.
O nรบmero dos que deixaram a plataforma ou passaram a tuitar menos nรฃo รฉ suficiente para quebrar o Twitter.
Mas รฉ suficiente para confirmar a tese de que a rede social mais importante para o jornalismo em vรกrios paรญses, sobretudo nos EUA, perde na qualidade e na confiabilidade do conteรบdo.
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Em outra pesquisa, desencanto do pรบblico com o Twitter
Saindo do mundo do jornalismo, usuรกrios comuns tambรฉm demonstram nรฃo estar tรฃo ร vontade nesse novo Twitter, segundo pesquisa do Pew Research Center feita em marรงo.
Seis em cada dez americanos que usaram o Twitter nos รบltimos 12 meses dizem que fizeram uma pausa na plataforma por algum tempo.
Os pesquisadores tambรฉm indagaram sobre a intenรงรฃo de continuar no Twitter nos prรณximos 12 meses, constatando um comportamento parecido com o dos jornalistas.
Setenta por cento dos usuรกrios Republicanos disseram estar propensos ou extremamente propensos a continuar na plataforma. Entre os Democratas, a taxa cai para 53%.
O lanรงamento da candidatura de Ron DeSantis no Twitter deve servir para aprofundar ainda mais essas diferenรงas partidรกrias na plataforma, afetando a pluralidade de opiniรตes.
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