Londres – ApĂłs dois dias de silĂȘncio sobre o caso do apresentador retirado do ar por ter sido apontado como responsĂĄvel por pagar uma pessoa entĂŁo com 17 anos por fotos explĂ­citas, a emissora pĂșblica BBC terĂĄ que se explicar ao governo. 

Na manhĂŁ deste domingo (9), o Departamento de Cultura, MĂ­dia e Esportes (DCMS)  divulgou um comunicado referindo-se Ă  denĂșncia feita pela mĂŁe da vĂ­tima ao jornal The Sun como “profundamente preocupante”.

E disse que o diretor da rede, Tim Davie, foi convocado a dar explicaçÔes à secretåria Lucy Frazer da pasta.

“Como uma emissora de serviço pĂșblico que recebe financiamento pĂșblico, A BBC foi informada pelo DCMS que as alegaçÔes devem ser investigadas com urgĂȘncia e com sensibilidade, e o Departamento deve ser mantido informado”, diz o comunicado.

Segundo a denĂșncia publicada pelo The Sun, os pagamentos começaram em 2020, e financiaram o vĂ­cio em drogas da vĂ­tima. O apresentador tambĂ©m enviava fotos pornogrĂĄficas Ă  pessoa envolvida. Os nomes nĂŁo foram revelados.

Desde que o caso veio a pĂșblico, na sexta-feira, a BBC divulgou apenas uma nota oficial sem detalhes sobre a suposta investigação que teria sido aberta quando foi notificada sobre o caso pela famĂ­lia, em 19 de maio. 

Em email enviado Ă  equipe, Tim Davies disse que a natureza das informaçÔes publicadas pelo The Sun Ă© diferente daquelas que foram levadas Ă  rede em maio. 

Boatos sobre quem seria o apresentador da BBC 

O mistĂ©rio sobre o nome do apresentador que teria pago mais de 35 mil libras durante trĂȘs anos a uma pessoa inicialmente menor de idade, o que Ă© crime no paĂ­s, deu espaço para uma onda de especulaçÔes.

No sĂĄbado, vĂĄrias estrelas da rede, como o apresentador Jeremy Vine e o comentarista esportivo Gary Lineker, tiveram que se pronunciar nas redes sociais para dizer que nĂŁo eram eles. Mas os boatos afetam as reputaçÔes. 

A BBC justificou o sigilo sob o argumento de que o apresentador denunciado tem direito Ă  privacidade atĂ© que os fatos sejam esclarecidos. 

Segundo a legislação do paĂ­s, pessoas sĂł podem ter seus nomes revelados depois de formalmente acusados por uma autoridade policial. 

O assunto vem ocupando as primeiras pĂĄginas dos jornais britĂąnicos, Ă© destaque nos telejornais e estĂĄ entre os trending topics das redes sociais. Algumas hashtags sĂŁo as de nomes de pessoas apontadas como o possĂ­vel apresentador denunciado. 

As crĂ­ticas Ă  conduta da rede sĂŁo pesadas, sobretudo pela pouca transparĂȘncia a respeito do tratamento dado Ă  denĂșncia feita em 19 de maio pela famĂ­lia. 

A mĂŁe disse que o objetivo de seu primeiro contato foi pedir Ă  rede para interceder e fazer o apresentador parar de financiar o vĂ­cio da vĂ­tima. Mas ao ver que quase dois meses depois ele continuava no ar, ela decidiu revelar a histĂłria ao tabloide The Sun. 

Na nota emitida na sexta-feira, a emissora dĂĄ a entender que investigou o caso de forma limitada devido Ă s informaçÔes de que dispunha, e sugeriu dificuldades para conversar com a famĂ­lia, afirmando que se novas informaçÔes surgissem daria sequĂȘncia ao processo – e elas continuam surgindo. 

Apresentador teria feito mais pagamentos

No fim de semana, o The Sun trouxe novas reportagens sobre o caso.  A mĂŁe da pessoa que teria fornecido as fotos disse ter  ficado”chocada” ao ver uma captura de tela do bate-papo por vĂ­deo, no qual o conhecido apresentador estava sentado de cueca samba-canção em um sofĂĄ em sua casa. 

A mĂŁe acrescentou que houve um pagamento de 1 mil libras via PayPal em junho, o que sugeria que “a BBC nĂŁo havia falado com este homem” nas semanas apĂłs a reclamação inicial.

O The Sun disse que o apresentador nĂŁo foi suspenso, e que estaria recebendo o salĂĄrio integral, embora fora do ar.

No domingo, a BBC informou que notificou a polĂ­cia, mas segundo as autoridades nĂŁo houve uma denĂșncia formal.

Crises na BBC

O episĂłdio Ă© mais um a se somar a outras crises da BBC. 

Desde a eleição do primeiro-ministro Boris Jonhson, em 2021, a rede vem sofrendo pressĂ”es do governo, com questionamentos que vĂŁo da imparcialidade de seu jornalismo ao financiamento de suas operaçÔes. 

As residĂȘncias britĂąnicas pagam uma taxa para assistir ao canal. Os valores foram congelados, fazendo a rede cortar programas e demitir profissionais, que tĂȘm feito greves. 

Em junho, o Chairman Richard Sharp deixou o cargo apĂłs comprovação de que intermediou contatos para Boris Johnson conseguir um emprĂ©stimo, configurando conflito de interesses, jĂĄ que fora nomeado pelo primeiro-ministro. 

A gestão da crise atual agrava ainda mais a situação, e motiva comparaçÔes com o caso do apresentador pedófilo Jimmy Savile, mancha na história da BBC pela falta de ação.