Londres – Um documentário sobre o esforço de pescadores de Laguna (SC) para salvar golfinhos sob ameaça, de autoria do cineasta brasileiro Pedro Furtado, foi premiado como o melhor do ano na categoria Meio Ambiente do prêmio Sony Future Filmmaker Awards 2024. 

Furtado é mergulhador profissional e biólogo marinho, e sua paixão pelo oceano e pela conservação se reflete em seus projetos de cinema. The Good Dolphins (Os Bons Golfinhos) foi apresentado em festivais e listado como finalista em outros prêmios. 

Os resultados foram anunciados em uma cerimônia em Los Angeles. O concurso, em conjunto com a World Photography Organisation, também premiou documentários de ficção, não ficção, filmes de animação e projetos criados por estudantes.

Documentário brasileiro premiado mostra ameaças à população de golfinhos 

A categoria Meio Ambiente, vencida pelo brasileiro, faz parte do programa global Creators for the Planet, desenvolvido em colaboração com as Nações Unidas. 

O documentário de 16 minutos foi filmado no estuário de Laguna, em Santa Catarina, retratando uma relação de amizade e de interesses mútuos que perdura há 150 anos. 

Um grupo especial de golfinhos é conhecido por ajudar os pescadores a pegar seu peixe favorito, a tainha Eles são chamados por esses pescadores de “Os Bons Golfinhos”, mas estão desaparecendo nos últimos dois anos – eram 50, e agora são 25.

Os motivos são diversos: poluição, redes de pesca ilegal e jet skis. Por isso, os pescadores locais lutam para tentar salvar seus “colegas de trabalho”, e enterram os que morrem em um ‘cemitério’ na areia. 

Além do documentário brasileiro, foram premiados também no Sony Future Filmmaker Awards produções feitas por cineastas do Reino Unido, Itália, Colômbia e Coréia do Sul.

Pedro Furtado (à direita)e os outros vencedores do Sony Future Filmaker Awards (divulgação)

Veja os trailers. 

Melhor Ficção: Dan Thorburn (Reino Unido), Salt Water Town – A ameaça de fechamento de um acampamento de trailers abre um conflito entre pai e filho, com consequências trágicas. 


Melhor Não-Ficção: Daniela Lucato (Itália), The Things You Don’t Know About Me, Mom – Uma sobrevivente do regime Pinochet imagina contar à mãe coisas que ela não gostaria de saber.


Melhor Ficção – Estudante : Mateo Salas (Colômbia, Universidad de Antioquia, Colombia), El Sol Del Río– A viagem de uma família se transforma ao ser interrompida por um grupo paramilitar. 


Melhor Não-Ficção – Estudante:  Seonghoon Eric Park (Coréia do Sul, Boston University, EUA), In Cod We Trust – Um filme sobre o comércio de pesca na cidade de Gloucester, uma das mais antigas colônias de pescadores dos Estados Unidos.