Londres – O eclipse solar  total que cruzará os céus da América do Norte nesta segunda-feira (8) promete ser tão espetacular que está fazendo muitos se deslocarem de suas cidades para apreciar o fenômeno raro em locais de melhor visibilidade e tentar registrar o momento em fotos – que devem inundar as redes sociais. 

Até a Nasa, a agência espacial americana, entrou na onda do eclipse e vai transmitir as cenas do céu escuro quando a lua passar entre o Sol e a Terra. 

Fotografar um eclipse não é uma tarefa fácil. Embora seja possível registrar imagens até com o smartphone, as melhores são obtidas com câmeras operadas por profissionais experientes em astrofotografia ou amadores mais treinados e munidos de equipamentos como tripés, filtros e telescópios. 

Veja uma seleção de imagens de outros eclipses nos EUA e em várias partes do mundo, incluindo no Brasil. 

Em novembro de 2022, o fotógrafo Danilo Alves registrou em São Paulo a “lua de sangue” durante um eclipse lunar. 

lua vermelha em eclipse lunar em são paulo
foto: Unsplash

Jongsun Lee, fotógrafa amadora, conseguiu uma imagem mais brilhante. Ela contou ter viajado 15 horas entre New Jersey e Kentucky, nos EUA, para capturar imagens de um eclipse solar visto em agosto de 2017. 


Justin Dickey, fotógrafo e desenvolvedor de web, também viajou de Indiana para Kentucky apenas para apreciar o eclipse, mas acabou saindo com ótimas fotos feitas na cidade de Scottsville, como esta explosão de luzes. 

Outra imagem do mesmo eclipse foi feita por Carlos Magnuson, que se apresenta como “um engenheiro com uma câmera”, em Franklin, nos EUA. 

Foto: Unsplash

Poesia nas fotos de eclipses 

O ângulo escolhido por Jim Strasma, para quem a fotografia é “um hobby sério”, foi batizado de “Anel de Diamante”, um título inspirado para a captura feita no momento em que o eclipse solar de 2017 estava no final. 

Foto: Unsplash

Liwa, em Dubai, foi o local escolhido por Abed Ismali para registrar todas as fases de um eclipse solar em dezembro de 2019. 

Foto: Unsplash

O argentino Tato Lopez registrou este eclipse em Córdoba, em 2019. 

Foto: Unsplash

A Alemanha viu um eclipse solar parcial em junho de 2021. Kevin Kandblbinder fez o registro em Quickborn. 

Foto: Unsplash

Em Tóquio, Marek Okon registrou um eclipse anular como o visto no Brasil no ano passado. Foi na madrugada de 20 de maio de 2012, em clima de tensão, pois o céu estava encoberto.

Mas nos últimos 10 minutos, a natureza ajudou: as nuvens se dissiparam deixando uma camada translúcida que tornou a foto ainda mais especial. 

Foto: Unsplash

Martin Brechtl, que vive na Eslováquia, registrou este eclipse parcial da lua em julho de 2018 perto de Sreser, na Croácia. 

Foto eclipse solar
Foto: Unsplash

A astrofotografia é uma arte que exige técnica e inspiração. Todos os anos o Observatório de Greenwich, lar da hora universal, escolhe as fotos mais impressionantes do céu.