Tendo crescido em uma vila paquistanesa nos anos 2000, a sustentabilidade fazia parte da minha vida diรกria – minha famรญlia sempre foi cautelosa com desperdรญcio de energia, gรกs ou รกgua porque esses recursos sรฃo caros.
Nรณs cultivรกvamos a maioria de nossos prรณprios vegetais e criรกvamos aves para obter ovos. Ao comprar apenas alguns mantimentos essenciais no mercado prรณximo, produzรญamos muito pouco lixo domรฉstico. Restos de comida alimentavam nosso gado, e guardรกvamos quaisquer sacolas plรกsticas para reutilizar.
Mas agora, morando na Irlanda, fico angustiada com a crescente pegada plรกstica da sociedade e o nรญvel de consumo excessivo.
As Naรงรตes Unidas definem a sustentabilidade como โatender ร s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraรงรตes futuras de atender ร s suas prรณprias necessidadesโ. Mas tanto jargรฃo complicado torna difรญcil distinguir entre prรกticas รฉticas ambientalmente e mero marketing de bem-estar.
Algumas grandes marcas e grandes corporaรงรตes promovem e empacotam seus produtos como mais ecolรณgicos do que realmente sรฃo.
Em 1986, o ambientalista americano Jay Westerveld cunhou o termo โgreenwashโ para descrever hotรฉis que estavam promovendo a reutilizaรงรฃo de toalhas como uma iniciativa ambientalmente consciente, quando era realmente uma medida de corte de custos.
Hoje, o greenwashing abrange uma ampla gama de tรกticas de marketing enganosas.
Mas, como consumidores, temos o direito de conhecer o verdadeiro impacto ambiental de nossas escolhas. Aqui estรฃo quatro maneiras de evitar ser enganado pelo greenwashing.
Sustentabilidade x greenwashing: como reconhecer a diferenรงa
1. Procure por palavras-chave de marketing
Procure marketing de bem-estar e palavras da moda como โnaturalโ, โeco-friendlyโ, โsustentรกvelโ e โverdeโ.
Esses rรณtulos podem ser abertos, sem uma definiรงรฃo tรฉcnica ou quaisquer requisitos legais. Por exemplo, o termo “compostรกvel” difere de “compostรกvel domรฉstico” – requer processamento industrial com altas temperaturas, mesmo que possa parecer ecolรณgico.
Nรฃo hรก limite de tempo legal para chamar algo degradรกvel – tudo se decompรตe em algum momento, atรฉ mesmo sacos plรกsticos.
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Nรฃo existe um produto totalmente livre de carbono. Cada processo, cada produto, cada cadeia de suprimentos tem emissรตes de carbono associadas a ele. Portanto, qualquer linguagem de marketing deve refletir o impacto desse produto ou marca em particular.
Algumas marcas usam emojis e desenhos de aparรชncia fofa com chavรตes que se parecem com algumas certificaรงรตes, mas na realidade, elas nรฃo tรชm sentido.
Para resolver isso, a Comissรฃo Europeia propรดs recentemente uma diretiva, exigindo que as empresas apoiassem as reivindicaรงรตes verdes com evidรชncias, com foco em mรฉtodos de ciclo de vida e pegada ambiental, estabelecendo requisitos mรญnimos para rรณtulos e logotipos de sustentabilidade.
2. Verifique as promessas
Faรงa uma pausa antes de comprar qualquer coisa e exija evidรชncias para apoiar quaisquer alegaรงรตes que uma marca faรงa.
Procure estatรญsticas que comprovem as promessas no site de uma empresa, certificaรงรฃo de terceiros ou peรงa ร marca e ao fornecedor a evidรชncia delas.
Se eles sรฃo realmente ecoconscientes, eles compartilharรฃo orgulhosamente os nรบmeros reais.
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3. Procure por certificaรงรฃo
Certificaรงรตes legรญtimas de terceiros, como os rรณtulos de energia exigidos pela UE, fornecem informaรงรตes valiosas e verdadeiras sobre a eficiรชncia energรฉtica dos aparelhos elรฉtricos domรฉsticos.
Nรฃo creia em adesivos aleatรณrios que dรฃo a impressรฃo de validaรงรฃo formal, mas nรฃo exigem que nenhum critรฉrio especรญfico seja atendido.
Etiquetas de reciclagem de plรกstico tambรฉm podem ser confusas. O triรขngulo com trรชs flechas apontadas umas para as outras, chamado de Mobius Loop, รฉ um sรญmbolo universal que significa โreciclรกvelโ.
Mas o Mobius Loop com um nรบmero indica o tipo de plรกstico (existem sete tipos diferentes) – e nรฃo que a embalagem seja reciclรกvel.
Mesmo que tecnicamente reciclรกvel, o plรกstico precisa estar seco, limpo e separado antes de ser reciclado. Uma garrafa de รกgua de plรกstico pode conter trรชs ou quatro tipos diferentes de plรกsticos, desde a prรณpria garrafa atรฉ a tampa e o rรณtulo. Juntos como um composto, alguns podem ser difรญceis de reciclar.
As novas tampas de garrafa presas a elas sรฃo obrigatรณrias pela UE para evitar o lixo, mas ainda nรฃo facilitam a reciclagem.
4. Entenda o contexto da marca
Algumas empresas realmente se importam. Por 35 anos, a empresa de roupas esportivas Patagonia prometeu 1% das vendas para a conservaรงรฃo.
Mais de US$ 89 milhรตes foram doados para grupos ambientais globalmente por meio de sua iniciativa 1% para o Planeta.
A marca de cosmรฉticos Lush estรก trabalhando duro para fechar o ciclo, limitando o consumo de รกgua e evitando o mรกximo possรญvel de desperdรญcio de embalagens.
Investigue o esforรงo geral da marca para ser transparente e ecologicamente correta, em vez de apenas olhar para um produto.
Se as empresas nรฃo estรฃo estabelecendo metas claras, compartilhando seu progresso e sendo abertas com seus clientes, mude para marcas que fornecem as evidรชncias, ouvem seus clientes e respondem.
Como clientes pagantes, temos o direito de saber a pegada ambiental dos produtos e serviรงos que estamos comprando.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Conversation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.
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