Londres – Não teve para a rainha Elizabeth II nem para o novo rei, Charles III: o príncipe Louis que completou cinco anos neste domingo (23) brilhou em fotos premiadas no principal concurso de fotojornalismo do Reino Unido, realizado pela BPPA (British Press Photographers Association), que reconheceu as melhores imagens feitas em 2022.
Louis virou estrela durante os festejos do Jubileu de Platina com caretas e expressões de impaciência, e caiu nas graças do povo pelas fotos feitas por profissionais atentos a cada oportunidade.
Ele é o filho mais novo do príncipe William e da princesa Kate, e em suas aparições públicas demonstrou ser mais travesso do que comportados os irmãos mais velhos, George e Charlotte.
A Fotógrafa do Ano
Hanna McKay, da agência Reuters, recebeu o prêmio de Fotógrafa do Ano pela BBPA por sua foto do príncipe Louis irritado com o barulho dos aviões da parada Trooping the Colours.
A rainha e o futuro rei estão na cena, mas os olhos se voltam para as bochechas vermelhas, o grito e as mãos nos ouvidos de Louis, enquanto, enquanto avô, bisavó, mãe e irmã mais velha se divertiam com os aviões da Força Aérea.
Parece uma metáfora involuntária para lembrar que nem todos têm a mesma opinião na família real.
Como sempre acontece nos aniversários dos filhos, a conta do Palácio de Kensington, onde mora a família, postou fotos do aniversariante neste sábado.
Desta vez não foram feitas por Kate, e sim pela fotógrafa Millie Pilkington, especialista em retratos.
Louis aparece bem alegre, mas não foi assim que os fotógrafos vencedores do BPPA o retrataram.
Someone’s turning 5 tomorrow… 🎂 🥳
A very happy birthday to Prince Louis.
📸 Millie Pilkington pic.twitter.com/XPDP2v7QRJ
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) April 22, 2023
Fotos do Príncipe Louis também premiadas na categoria Realeza
A realeza é um assunto tão importante para a imprensa do Reino Unido que o prêmio de fotojornalismo da British Press Photographers Association dedica uma categoria especialmente a ela, além de premiar fotos de integrantes da monarquia em outras categorias.
O vencedor em Realeza este ano foi Max Mumby, da Getty Images. Ele é o autor de outra foto do príncipe Louis que estampou capas de jornais e viralizou nas redes sociais.
Uma careta atrevida em reação a uma bronca é uma situação vivida por muitas mães. Mas nem todas são acompanhadas por fotojornalistas atentos a cada momento como a família real britânica, transformando manhas em manchetes.
Mumby também registrou a rainha Elizabeth II com o príncipe Louis cobrindo os ouvidos e gritando durante o show aéreo do Jubileu de Platina, em 2 de junho, fechando a lente para enquadrar apenas o contraste entre o humor de bisavó é bisneto.
Já a expressão de descontentamento do irmão mais velho, George, foi registrada pelo fotógrafo premiado pela BPPA.
Menção honrosa por fotos da realeza
O júri da BBPA gostou mesmo de Louis, e concedeu ao fotógrafo James Whatling menção honrosa por uma sequência de imagens, como este close das caras e bocas do pequeno príncipe da irritação durante a parada em homenagem à rainha.
Whatling estava de olho também no príncipe George, que parecia cansado de tantas cerimônias.
Ele teve que ser cutucado por Zara Tindall, sobrinha do rei Charles, com uma bandeira do Reino Unido durante a festa do Jubileu de Platina da rainha, em 4 de junho.
Enquanto os bisnetos se cansavam ou se irritavam, a rainha Elizabeth aproveitava seu momento, como nesse registro de James Whatling premiado pela BBPA.
E a expressão enigmática de Meghan Markle, que meses antes reafirmara as acusações de maus tratos na família real, que motivaram a ida dos Sussex para os EUA.
Max Mumby também teve fotos da despedida entre as premiadas pela BBPA. Aqui ele retratou o rei Charles III saudando o caixão da mãe durante o funeral na capela do castelo de Windsor, após o velório na Abadia de Westminster, em 19 de setembro.
Muitos registraram a mesma cena, mas o ângulo escolhido por Mumby para mostrar a saída do caixão de Elizabeth II da capela em direção ao túmulo torna a foto especial, mostrando os guardas parecendo abraçados e protegendo o caixão.
As crianças da família real foram preservadas nas cerimônia fúnebres e nas homenagens. Não houve fotos dos príncipes George, Charlotte e Louis.
Categoria Ensaio Fotográfico – Morte de um monarca, vencedora Victoria Jones
A categoria Ensaio Fotográfico do prêmio da BBPA foi vencida por Victoria Jones com a série ‘Morte de uma monarca’, documentando os momentos marcantes dos funerais da rainha Elizabeth.E da ascensão do novo rei.
Um membro da equipe da casa real coloca um aviso nos portões do palácio de Buckingham, para anunciar formalmente a morte da rainha Elizabeth, em 8 de setembro.
O rei Charles III e a rainha consorte Camilla durante o conselho de ascensão em St. James Palace, onde Charles é formalmente proclamado monarca. Em 10 de setembro ele tornou-se rei.
O rei Charles III é retratado pela primeira vez como monarca, com sua caixa de documentos, enquanto desempenha funções oficiais do governo na sala do Século XVIII no Palácio de Buckingham, em 23 de setembro.
Um momento solene: os britânicos saem de seus veículos para ver o carro funerário que transporta o caixão da rainha Elizabeth ao longo da estrada entre o aeroporto e o Palácio de Buckingham.
Membros da família real seguem o caixão da rainha Elizabeth II entre o Palácio de Buckingham e o Palácio de Westminster Hall, em 14 de setembro.
O caixão da Rainha Elizabeth II, envolto no estandarte real com a coroa do estado imperial colocada no topo, é carregado em uma carruagem puxada por cavalos da Tropa Real de Artilharia Montada do rei durante a procissão do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster.
O público faz fila na margem sul, em frente ao Palácio de Westminster, enquanto espera para visitar o caixão da rainha Elizabeth II, em 15 de setembro.
Flores foram colocadas pelos súditos da rainha do lado de fora do castelo de Windsor em Cambridge, em 17 de setembro.
Guardas do castelo fazem um minuto de silêncio em homenagem à rainha Elizabeth no Castelo de Windsor em Berkshire, em 18 de setembro.
O caixão da rainha Elizabeth, seguido pelo rei Charles e a rainha consorte, é levado para a cerimônia fúnebre realizada na capela de St. George, no castelo de Windsor, em 19 de setembro.
Leia também | Fotógrafo que registrou Elizabeth II por 20 anos escolhe cliques marcantes da ‘rainha da fotografia’
Leia também | Fotógrafo que registrou Elizabeth II por 20 anos escolhe cliques marcantes da ‘rainha da fotografia’