Londres – A imagem de um cervo altivo em meio à nevoa em uma floresta na Itália foi escolhida a melhor foto de um animal no concurso Wiki Loves Earth 2024, promovido pela Wikipédia.
O Cervus elaphus) foi registrado no Parque Nacional de Abruzzo. O fotógrafo contou que após uma chuva de verão, a névoa ao longo do Rio Sangro criou uma atmosfera surreal.
“O cervo me encarou por alguns momentos antes de desaparecer”, completou.
Conheça os outros vencedores do Wiki Loves Earth
A competição de fotos da natureza Wiki Loves Earth, dividida em dois prêmios – paisagens e animais – recebeu este ano mais de 80 mil imagens enviadas por 3,8 mil fotógrafos de 56 países.
As imagens entram para o acervo da Wikipédia e podem ser usadas sem custo pelos usuários da enciclopédia online.
Confira os vencedores e as fotos premiadas na etapa Brasil do concurso.
2º lugar – Área de Paisagem Protegida de Pálava, Morávia do Sul
Uma poupa eurasiana (Upupa epops), ave símbolo da Morávia do Sul e que está ameaçada, leva comida para o seu filhote. A imagem foi capturada na reserva Pálava, Morávia do Sul, na República Tcheca.
O fotógrafo explicou que decidiu salvar a espécie e fazer caixas de nidificação adequadas (ninhos) durante todo o ano para que a “população seja tão numerosa quanto era há alguns anos”.
3º lugar – Parque Natural Kapıçam, Turquia
Um par de louva-a-deus (Empusa pennata) foi fotografado no Parque Natural Kapıçam, na Turquia, em uma pose que lembra uma prece – ou seria uma dança?
4º lugar – Reserva Žďárské vrchy, República Tcheca
A imagem de três libélulas recém-nascidas foi a fotografia da natureza que ficou com a quarta colocação da competição. Conhecidas como Darter de asas amarelas (Sympetrum flaveolum), elas estão pousadas em um galho na reserva de Žďárské vrchy, na República Tcheca.
5º lugar – Parque Nacional Altadighi, Bangladesh
Um jaçanã-de-cauda-de-faisão (Hydrophasianus chirurgus) voando em direção ao seu parceiro, foi regidstrado no Parque Nacional Altadighi, em Bangladesh.
O fotógrafo disse que eles estão perdendo seu habitat devido à agressão humana. “Às vezes vêm aqui para procriar e, na maioria das vezes falham, mas cuidei deste casal até o bebê crescer”, contou.
6º lugar – Parque Natural de Northern Negros, Filipinas
O fotógrafo tirou uma série de fotos de vespas e abelhas no Parque Natural de Northern Negros, nas Filipinas. Esta mostra duas vespas-oleira (Apodynerus flavospinosus) endêmicas das Filipinas, com suas cores destacadas.
Nesta outra imagem, abelhas cuco cortadeira sem ferrão (Coelioxys luzonica), nativa das Filipinas, descansam pousadas em uma área de planície do Parque Natural de Northern Negros.
7º lugar – Parque Natural Kapıçam, Turquia
Um filhote de camaleão-comum-mediterrâneo (Chamaeleo chamaeleon) equilibra-se sobre uma ipomeia no Parque Natural Kapıçam, na Turquia.
8º lugar – Parque Nacional de Bardiya, Nepal
Um cervo malhado (Axis axis) saltando sobre as quedas d’água no Parque Nacional de Bardiya, no Nepal, foi a fotografia da natureza premiada com a oitava colocação.
9º lugar – Jardim Botânico Nacional, Bangladesh
Um pássaro barbet lineado (Psilopogon lineatus) teve seu movimento registrado no momento em que sai do ninho no Jardim Botânico Nacional, em Dhaka, Bangladesh.
O lindo pássaro verde geralmente escava cavidades em árvores para fazer o ninho, onde coloca de 2 a 4 ovos na estação de reprodução. Assim que os filhotes nascem, são alimentados por ambos os pais, que regurgitam uma mistura de frutas e insetos no buraco do ninho.
10º lugar – Reserva Poodří, República Tcheca
Um martim-pescador (Alcedo atthis) com um peixe no bico foi fotografado na reserva Poodří, na República Tcheca. A imagem ficou com a décima colocação no concurso de fotografia da natureza Wiki Loves Earth 2024.
Veja as imagens da natureza que venceram a etapa Brasil do concurso
Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti, Amazonas
A imagem retrata um pássaro conhecido como Manakin de cauda de arame. O registro foi feito na Área de Relevante Interesse Ecológico em Javari-Buriti, no Alto Rio Amazonas.
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo
Um bugio jovem (Alouatta guariba), se alimentando durante o entardecer, foi a imagem classificada na etapa Brasil do concurso de fotografia de natureza.
Esta é uma espécie vulnerável de extinção. O registro foi realizado na unidade de conservação da natureza, também conhecida como Parque da Água Funda, pertencente ao governo do estado de São Paulo.
Parque Nacional do Itatiaia, Rio de JaneiroBeija-Flor, por Marcio Metello
A foto mostra um beija-flor descansando na sombra de uma árvore no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro.
Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, Santa Catarina
Um araçari-banana ou araçari-branco (Pteroglossus bailloni) foi retratado na Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca (APA), localizada em Joinville, Santa Catarina.
Floresta Nacional de Canela, Rio Grande do Sul
As formigas-de-cupim (Camponotus) parasitadas pelo fungo Ophiocordyceps foi a imagem capturada na Floresta Nacional de Canela.
O local é uma unidade de conservação federal no Rio Grande do Sul, criado em 1968 em uma área de 517 hectares, que se destina a um uso sustentável dos recursos florestais, ao turismo e à pesquisa científica.
Parque Estadual do Utinga, Belém
A foto foi feita no Parque Estadual do Utinga em Belém, unidade de conservação brasileira de nível estadual de Proteção Integral, e mostra o instante em que um macaco-de-cheiro (Saimiri sciureus) dá um pulo.
Leia também | ‘Esquilo entalado” é a imagem do ano em prêmio de fotos cômicas de animais selvagens; veja os vencedores