A maior plataforma de compartilhamento de vรญdeos do mundo, o YouTube, completou 20 anos em fevereiro.
Ela foi iniciada sem grandes pretensรตes em 2005 pelos ex-funcionรกrios do PayPal Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, com um vรญdeo de 19 segundos mostrando Karim visitando o Zoolรณgico de San Diego.
Naquele ano, o impacto do YouTube na mรญdia foi tรฃo pequeno que o jornal britรขnico The Guardian sequer mencionou a plataforma em sua cobertura sobre a Revoluรงรฃo Digital da TV no Festival de TV de Edimburgo. Vinte anos depois, a histรณria รฉ diferente.
YouTube e influรชncia
O YouTube tornou-se um grande concorrente da TV, uma potรชncia do engajamento, com uma quantidade de vรญdeos novos sendo postada a cada cinco minutos equivalente ร s 2.400 horas de vรญdeo que os estรบdios da BBC produzem em um ano inteiro.
A estrela do YouTube MrBeast, de 26 anos, ganhou US$ 85 milhรตes em 2024 com vรญdeos โ variando de jogos do game Call of Duty transmitidos ao vivo atรฉ a distribuiรงรฃo de 1 mil operaรงรตes de catarata gratuitas.
Como negรณcio, o YouTube vale cerca de US$ 455 bilhรตes (estimativa da Bloomberg de 2024). Isso รฉ um retorno espetacular de 275 vezes sobre o US$ 1,65 bilhรฃo que o Google pagou por ele em 2006.
Pelo valor de mercado atual do YouTube, o Google poderia hoje comprar a emissora britรขnica ITV cerca de 127 vezes.
O YouTube tem receita bruta semelhante (US$ 36,1 bilhรตes em 2024) ร gigante do streaming Netflix โ mas sem a inconveniรชncia financeira de produzir os programas, jรก que a maior parte do conteรบdo รฉ publicada pelos autores gratuitamente.
O YouTube conta com 2,7 bilhรตes de usuรกrios ativos mensais, ou 40% de toda a populaรงรฃo global fora da China, onde estรก bloqueado.
Ele รฉ tambรฉm รฉ um dos maiores sites de streaming de mรบsica e a segunda maior rede social (depois do Facebook), alรฉm de funcionar como um canal de streaming pago para 100 milhรตes de assinantes.
O YouTube construiu uma videoteca “Biblioteca de Babel”. Suas prateleiras enormes sรฃo eclรฉticas, com vรญdeos como a danรงa do Baby Shark, outro sobre como consertar fossas sรฉpticas, uma postagem sobre quem venceria uma guerra entre a Grรฃ-Bretanha e a Franรงa… e produรงรตes sobre fรญsica quรขntica.
O site dominou a programaรงรฃo infantil global a ponto de a revista Wired apontar que o futuro desse gรชnero na verdade “nรฃo รฉ a televisรฃo“.
Mas tambรฉm hรก falhas: ele tem sido descrito como um propagador de desinformaรงรฃo por agรชncias verificadoras de fatos.
Entรฃo, como tudo isso aconteceu? Oito inovaรงรตes importantes ajudaram o YouTube a atingir seu sucesso.
1. Como a nova criatividade รฉ financiada
As mรญdias tradicionais – televisiva e impressa -trabalham com o risco fixo de contratar um escritรณrio cheio de produtores e roteiristas, ou a abordagem variรกvel, mas arriscada, de pagamento รบnico de freelancers.
Das duas formas, a despesa sai do bolso da emissora. Se o conteรบdo nรฃo chamar a atenรงรฃo dos espectadores, ela perde dinheiro. O YouTube acabou com tudo isso, transferindo o risco inteiramente para o criador e nรฃo pagando adiantado.
Ele nรฃo precisa lidar com problemas como a estrela principal passando a noite na balada e chegando atrasada no estรบdio, sem mencionar outros aspectos chatos da produรงรฃo, como seguro, fluxo de caixa ou contratos.
2. O modelo de receita da mรญdia
O YouTube inovou ao dividir quaisquer ganhos com o criador por meio de um compartilhamento de receita de publicidade de aproximadamente 50% (o valor exato varia na prรกtica).
Isso incentiva os criadores a estudarem a ciรชncia do engajamento, pois isso lhes dรก mais dinheiro. O youtuber MrBeast tem uma equipe contratada apenas para otimizar as miniaturas de seus vรญdeos.
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3. Publicidade no YouTube
Juntamente com a empresa controladora Google/Alphabet, e especialmente com a introduรงรฃo do YouTube Analytics (em marรงo de 2007) e outras tecnologias, o site adicionou mais adrenalina ร publicidade dos vรญdeos, com o espaรงo publicitรกrio em torno de um espectador especรญfico sendo leiloado digitalmente para o maior comprador, em tempo real.
Isso significa que quando vocรช acessa um vรญdeo com uma nota alta da Beyoncรฉ e antes vรช um anรบncio do Grammarly , o anunciante algoritmicamente gostou da aparรชncia do seu perfil, entรฃo deu um lance para mostrar o anรบncio a vocรช.
Quando esse sistema funciona, ele รฉ extremamente eficiente. Essa รฉ principal razรฃo pela qual o amplo mercado de publicidade de TV aberta com base em dados demogrรกficos tem sido tรฃo desafiado pelo YouTube.
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4. Quem faz o conteรบdo
Cerca de 50 milhรตes de pessoas agora se intitulam criadores profissionais, muitas delas no YouTube. Influenciadores usaram o site para construir negรณcios sem mediaรงรฃo de executivos (geralmente homens e brancos) na mรญdia tradicional.
Isso impulsionou, na melhor das hipรณteses, um grande movimento em direรงรฃo ร democratizaรงรฃo e globalizaรงรฃo da produรงรฃo de conteรบdo.
Brasil e Quรชnia tรชm criadores do YouTube faturando alto. A plataforma proporciona distribuiรงรฃo global a diversas vozes que nรฃo conseguiriam ter espaรงo no ecossistema de mรญdia do sรฉculo XX.
5. A maneira como contamos histรณrias
Anรบncios de TV e filmes tradicionais comeรงam devagar e vรฃo atรฉ o clรญmax. Nรฃo รฉ assim com os vรญdeos do YouTube โ e ainda mais, os shorts do YouTube โ que priorizam um grande hit emotivo nos primeiros segundos para engajamento e hits regulares para manter as pessoas lรก.
As notas internas vazadas do MrBeast descrevem como fazer a escalada sequencial, ou seja, passar para detalhes mais elaborados ou extremos conforme o vรญdeo avanรงa:
“Um exemplo de uma tรกtica de um a trรชs minutos que usarรญamos รฉ a progressรฃo maluca”, ele diz, refletindo sobre seu intenso dever de casa. “Passei basicamente cinco anos da minha vida estudando como se tornar viral no YouTube.”
6. Direitos autorais no YouTube
Em 2015, se alguรฉm roubasse sua propriedade intelectual โ digamos, episรณdios antigos do Mr. Bean โ e retransmitisse em seu prรณprio canal, vocรช chamaria um advogado de mรญdia e processaria.
Agora, hรก uma opรงรฃo melhor โ Content ID โ para ficar com o dinheiro. Por meio da monetizaรงรฃo de direitos digitais (DRM), os proprietรกrios podem descobrir algoritmicamente seu prรณprio conteรบdo e reivindicar a receita de anรบncios, um novo fluxo de renda material para os produtores.
7. Aspectos tรฉcnicos do vรญdeo no YouTube
A maioria das inovaรงรตes tรฉcnicas na produรงรฃo de vรญdeo chegou ao mainstream por meio do YouTube, como 360 graus, 4k, VR (realidade virtual) e outras siglas tecnolรณgicas.
Agora, o YouTube comeรงou a integrar IA generativa em seu conjunto de produรงรฃo de programas para criadores, com forte integraรงรฃo das ferramentas Veo do Google.
Isso oferecerรก, de acordo com o CEO Neal Mohan, “acesso ร IA para bilhรตes de pessoas ao redor do mundo”. Esta รฉ outra ameaรงa competitiva aos produtores tradicionais, porque os criadores que produzem vรญdeos em seus quartos agora podem fazer seus prรณprios episรณdios de fanfic de Star Wars com muitos efeitos visuais.
8. Notรญcias
O YouTube se tornou um foco de desinformaรงรฃo, informaรงรตes falsas e conspiraรงรฃo, pois usa um algoritmo de aprendizado por reforรงo que prioriza o tempo de visualizaรงรฃo, mas nรฃo a precisรฃo editorial.
Os fรฃs da conspiraรงรฃo da Covid puderam ver vรญdeos de “risco ร saรบde 5G” ou “chemtrail”, porque o algoritmo sabia que eles poderiam gostar de assistir.
Como os grandes veรญculos de mรญdia tradicionais podem responder? Simples. Encontrando o pรบblico onde os espectadores estรฃo e colocando seu conteรบdo no YouTube.
A BBC tem 14,7 milhรตes de assinantes do YouTube. A ITV estรก explorando seu catรกlogo para colocar episรณdios antigos de Thunderbirds lรก.
Enquanto isso, em fevereiro de 2025, o Channel 4 tambรฉm anunciou sucesso em atingir jovens espectadores via YouTube. As visualizaรงรตes dos episรณdios โaumentaram 169% ano a ano, ultrapassando 110 milhรตes de visualizaรงรตes orgรขnicas no Reino Unidoโ.
Sobre o autor
Dr. Alex Connock รฉ membro da Said Business School da Universidade de Oxford e palestrante do St Hughโs College Oxford. Seu doutorado foi intitulado ‘Otimizando vรญdeo para e-commerce’. Ele jรก trabalhou ou foi consultor da BBC, Channel 4, ITV e Meta.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Conversation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.
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