Com eventos extremos como ondas de calor na América do Norte e as queimadas na Amazônia, além da Covid-19, que não saiu da pauta, ampliar a lista de fontes se tornou uma busca (ainda mais) frenética nas redações.

Oferecer uma ferramenta para diversificar estes recursos a jornalistas é a proposta da plataforma global Diverse Sources, que reúne centenas de especialistas em ciência, saúde e meio ambiente. O catálogo está disponível em versão beta, para testes.

A recomendação é da organização Covering Climate Now, coalizão de veículos de imprensa comprometidos a aprimorar e ampliar a cobertura sobre as mudanças climáticas, da qual o MediaTalks faz parte.

Leia também: Centro Knight lança curso gratuito e online sobre jornalismo de dados

A ideia do projeto é ajudar jornalistas apresentando um amplo leque de opiniões, pontos de vista, experiências e perspectivas sobre um mesmo assunto, fazendo com que as reportagens reflitam diferentes realidades. 

Os responsáveis pelo projeto são Mollie Bloudoff-Indelicato, repórter especialista em ciência e diretora da plataforma, e Greg Linc, que desenvolveu o site.

Plataforma conta com especialistas brasileiros ou que falam português

Na Diverse Sources, é possível procurar uma fonte específica com diversos filtros para facilitar o processo: nome, sobrenome, tipo de especialista (profissão), temas nos quais a fonte é especializada, organização na qual trabalha, idiomas que fala e forma preferível de comunicação (texto, áudio ou vídeo).

Na plataforma estão algumas fontes brasileiras: Ana Belen Ramos Hryb, neurocientista da Universidade Federal de Santa Catarina; Gabriel Barreto Lemos, físico no Internacional Institute of Physics da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Ricardo Cardoso Reis, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço & Planetário do Porto – Centro Ciência Viva; e Luciana Jesus Costa, bióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também estão disponíveis no site especialistas estrangeiros que falam português.

Leia também

Cobertura da imprensa global sobre meio ambiente perdeu em 2020 para a da Covid, mas superou a de anos anteriores