Lançado em 2020 como parte das comemorações pelos 25 anos do Jornalistas&Cia, o MediaTalks está sendo alçado a um novo patamar. O site acaba de se tornar parceiro de conteúdo do UOL, o portal de notícias de maior audiência da América Latina. Que também está comemorando 25 anos em 2021. 

Com o acordo, o conteúdo do MediaTalks passa agora a chegar a um público mais amplo, ultrapassando as fronteiras das redações, agências e departamentos de comunicação.

“O jornalismo é um pilar da democracia.

E debater o ambiente em que os veículos de imprensa atuam, os riscos, as oportunidades e tudo o que cerca a atividade é fundamental para a sociedade.

Por isso, fico muito animado com a parceria”, diz Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL.

Nascido em plena pandemia, o MediaTalks é um desdobramento da coluna Especial Reino Unido, escrita pela jornalista Luciana Gurgel desde 2018 no J&Cia e no Portal dos Jornalistas. Em setembro de 2020 tornou-se um site independente, bilíngue, coordenado por Luciana e por Aldo De Luca a partir de Londres, onde vivem desde 2017.

Estão no radar do site notícias e tendências sobre o impacto da desinformação sobre a sociedade e as soluções para combatê-la, as transformações sociais e comportamentais que vêm redefinindo o acesso e a confiança nas notícias, a liberdade de imprensa e de expressão no jornalismo tradicional e nas mídias digitais e as questões regulatórias envolvendo mídias tradicionais e digitais ao redor do mundo.

Um exemplo é a análise feita hoje sobre o impacto da deliberação do Conselho de Supervisão do Facebook, que devolveu à rede social o ônus de decidir se o ex-presidente deve ser banido em definitivo da plataforma. Ou o anúncio de que o Twitter está introduzindo um recurso para fazer com que os usuários pensem duas vezes antes de responder com palavras interpretadas pelos algoritmos  como agressivas. 

O MediaTalks traz também oportunidades internacionais de cursos, prêmios, bolsas e eventos virtuais, dicas de leitura e ensaios sobre fotojornalismo. 

De Londres para o Brasil, de São Paulo para o mundo 

Com equipe distribuída por São Paulo, Rio de Janeiro e Londres, onde fica a sede editorial, o MediaTalks é bilíngue, com seções em português e inglês. O conteúdo mais relevante produzido pela redação e pelos parceiros alcança especialistas internacionais interessados no jornalismo brasileiro e latino-americano.

O projeto nasceu com o endosso das principais instituições brasileiras ligadas ao jornalismo e à indústria de mídia, como a ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ANJ (Associação Nacional de Jornais), ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas) e Projor/Observatório da Imprensa.

E ganhou novos apoios. No Brasil, conta com a parceira do Comunique-se, permitindo que diariamente a newsletter produzida com os principais destaques do site chegue aos principais jornalistas e comunicadores do país, e a todas as pessoas que solicitarem a inscrição gratuita. 

Se quiser receber a newsletter inscreva-se aqui

No âmbito internacional, tem acordo de republicação de conteúdo com o Knight Center para o Jornalismo nas Américas, levando conteúdo sobre a América Latina para a audiência em português e em inglês do site. E tornou-se membro da Covering Climate Now, uma coalizão de mais de 400 veículos internacionais destinada a aprimorar e aumentar a cobertura sobre a mudança climática.

Eduardo Ribeiro 

“Os temas abordados pelo MediaTalks interessam a toda a sociedade e não apenas aos jornalistas e profissionais de comunicação.

É por isso que a parceria com o UOL nos permitirá romper a fronteira do nicho profissional, permitindo-nos chegar a um número maior e mais expressivo de pessoas que gostam e acompanham o jornalismo e veem nele atividade essencial para a cidadania e a defesa da democracia”, diz Eduardo Ribeiro, publisher do MediaTalks.

Luciana Gurgel 

“MediaTalks é feito por jornalistas, mas não é só para jornalistas. De Londres, um importante centro de mídia e de conhecimento sobre jornalismo, examinamos o universo da informação sob uma perspectiva global, abordando temas que interessam a todos os que consomem notícias, seja pelos meios tradicionais ou pelas mídias digitais”, diz Luciana Gurgel, editora do site.

 

Leia também 

Article 19: Educação midiática aumenta confiança do público na imprensa