Londres – Em um país com história marcada por discriminação e tensões raciais como os EUA, a resposta de um editor de uma TV ao jovem repórter que o questionou sobre o motivo de não ter sido escalado para a cobertura de um furacão é emblemática: “Seu cabelo não voa com o vento.”

O episódio, ocorrido na década de 70, foi contado no livro de memórias do jornalista Bruce Johnson, publicado em março.

Ele é um dos que desbravou a selva racista do jornalismo americano, tornando-se um dos mais bem pagos e premiados profissionais de imprensa do país. Morreu pouco depois de publicar o livro, de câncer, aos 71 anos.

Ausência de diversidade racial no jornalismo

Em Surviving Deep Waters (Sobrevivendo em águas profundas), Jonhson relata sua batalha contra a discriminação pela cor da pele e por sua origem.

Surviving Deep Waters

Um editor certa vez o provocou questionando por que ele não falava inglês, em alusão ao seu sotaque sulista. O tempo esquentou, mas a paz acabou selada pelo diretor geral da emissora WUSA9, onde ele fez carreira.

No entanto, o jornalista conta jamais ter recebido um pedido de desculpas, coisa que não fazia parte do repertório de chefes ou de empresas, jornalísticas ou não. Afinal, qual o problema com uma simples brincadeira, para quem não é o alvo dela?

EUA avançam e Brasil fica estacionado em diversidade racial nas chefias de jornalismo

Situações como as vividas por Bruce Johnson são improváveis hoje em dia. E nos EUA, movimentos como Black Lives Matter e #MeToo parecem ter impulsionado mudanças no jornalismo em compasso mais acelerado do que em outros países.

O Instituto Reuters faz desde 2020 um acompanhamento da proporção de profissionais não brancos no comando das redações principais em cinco mercados, um deles o Brasil.

O estudo leva em conta o cargo principal (com nomenclaturas variadas) nas dez maiores organizações de mídia online e dez offline, segundo dados do Digital News Report.

Veja o estudo completo do Instituto Reuters aqui.

A terminologia não branco é usada para englobar outros grupos, como hispânicos.

Na edição de 2022, os EUA saltaram de 18% para 33%, como resultado da nomeação de mais três não brancos para liderar grandes redações em 2021. Dentre os países pesquisados, a África do Sul é o país onde há mais não brancos no comando: 73% contra 60% há um ano.

Já no Brasil, apesar de um terço dos profissionais de imprensa não serem brancos, nenhum deles chegou ao topo de uma das 20 maiores redações do país. O mesmo ocorre no Reino Unido e na Alemanha.

Os pesquisadores chamam a atenção para a disparidade em relação à população. No Brasil, apontam que mais da metade da população se declara não branca.

Mesmo na África do Sul a disparidade existe. O país tem 92% da população negra e 73% de editores não brancos.

O levantamento do Instituto Reuters confirma que a inclusão no comando do jornalismo, aumentando a diversidade no seleto grupo de profissionais que decidem linha editorial e editam o noticiário, não é um sonho impossível. Os EUA estão provando.

Mas o jogo não está ganho ainda, na opinião do jornalista Bruce Johnson. Em seu livro, ele faz um alerta:

“As vitórias obtidas ano passado e certamente com os movimentos de direitos civis do final dos anos 1960 e 70 não podem ser tomadas como garantia de que tudo está resolvido.

Apesar do meu sucesso, sinto que se não formos cautelosos e o progresso não for recalibrado, a história poderá se repetir.”


Esta matéria faz parte do Especial MediaTalks Diversidade na Mídia. Leia a edição completa aqui 


MediaTalks Especial Diversidade Equidade Inclusão DEI Mídia jornalismo imprensa

MediaTalks Especial DEI Diversidade Inclusão Mídia apoios