Londres – A briga furiosa pela vaga de primeiro-ministro britânico entre dois candidatos do Partido Conservador teve um episódio inusitado nesta terça-feira, com um debate entre Rishi Sunak e Liz Truss interrompido quando a apresentadora desmaia. 

A transmissão era feita pela emissora TalkTV, mediada pela jornalista Kate McCann, editora de Política do canal.

A candidata Truss respondia a uma pergunta, com a câmera fechada nela, quando coloca as mãos no rosto e diz: “oh meu Deus”. Um barulho é ouvido ao fundo.

A candidata deixa o pódio e em seguida entra uma mensagem da emissora pedindo desculpas pela interrupção do programa. 

A imagem da surpresa de Liz Truss viralizou rapidamente nas redes sociais, com especulações e memes sobre o que teria acontecido nos bastidores, já que o momento em que a apresentadora desmaia não foi exibido. 

Minutos depois, o apresentador, Ian Collins entrou no ar de um outro estúdio da rede e disse que houve um “problema médico”.  

Em seguida, a TalkTV informou pelo Twitter que McCann estava bem, mas que os médicos aconselharam a não seguir com o debate.´

“Pedimos desculpas aos nossos espectadores e ouvintes”.

Problema de saúde da apresentadora que desmaia não foi revelado 

McCain mediava o debate sozinha porque o colega que a acompanharia, Harry Cole, editor de política do jornal The Sun, testou positivo na manhã do programa.

A emissora não divulgou o motivo do desmaio. 

Sem nenhum jornalista preparado para continuar a mediação, os candidatos Rishi Sunak e Liz Truss ainda continuaram na estúdio conversado com leitores do jornal The Sun que estavam na plateia e respondendo a perguntas. 

O caso acabou gerando publicidade negativa para a TalkTV, uma emissora nova que ainda não decolou. O debate era uma ótima oportunidade para atrair a atenção de potenciais novos espectadores. 

Ela foi lançada em abril e pertence ao magnata da mídia Rupert Murdoch, também dono dos jornais The Times e The Sun.

Mesmo tendo contratado um dos nomes mais conhecidos da TV britânica, Piers Morgan, a emissora que transmite seu sinal por streaming e pela TV aberta está na lanterna entre as concorrentes. 

Morgan é um polemista que perdeu o cargo de âncora do programa matinal da rede ITV em 2021 depois de bater boca com um colega de bancada que o criticou por ter duvidado que Meghan Markle tinha tido pensamentos suicidas, revelação feita na entrevista dada à apresentadora americana Oprah Winfrey.