O Pulizter Center on Crisis Reporting promove no dia 29 de setembro um encontro virtual sobre os desafios da desinformação científica e a contribuição dos jornalistas à sociedade ao expor e combater a pseudociência e a negação da ciência.

A moderação será feita pela repórter científica Amy Maxman e pelo estrategista sênior do Pulitzer Center Steve Sapienza. Durante a sessão, o Pulitzer apresentará detalhes sobre uma novo programa de apoio a projetos inovadores que abordem ciência e desinformação. 

O debate “Science Misinformation: Journalism in the Age of Truth Decay (Desinformação Científica: Jornalismo na Era da Decadência da Verdade) está marcado para 10h no horário da Costa Leste dos EUA (11h no Brasi)l, e a participação é gratuita. Não é necessário ser jornalista para acompanhar. 

Apoio ao jornalismo contra desinformação científica 

O Pulitzer Center on Crisis Reporting tem como objetivo aumenta a conscientização sobre questões globais pouco visíveis na mídia por meio de apoio direto ao jornalismo de qualidade e um programa próprio de educação e divulgação pública.

O evento sobre desinformação está sendo feito em conjunto com o Departamento de Educação Científica do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), organização sem fins lucrativos que investe em projetos para aprimorar a informação científica.

Além dos dois moderadores, participam do debate a escritora e jornalista Seema Yasmin e Brian Southwell, especialista em desinformação e audiências de massa.

Banner do webinar

Seema Yasmin já ganhou um prêmio Emmy e foi finalista do Pulitzer. Ela é médica e escreveu livros sobre informação científica como Viral BS: Medical Myths e Why We Fall for Them. Atualmente, ensina storytelling na Stanford University School of Medicine e é colaboradora regular da CNN, Self e Scientific American. 

Brian Southwell é Diretor Sênior do Programa Ciência na Esfera Pública no Centro de Ciências da Comunicação da RTI International. Ele também é leciona Medicina Interna na Duke University e é membro do corpo docente de pós-graduação em Comportamento de Saúde na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

Southwell é um dos fundadores do Duke Program on Medical Misinformation, criado para melhorar as conversas entre pacientes e instituições de saúde sobre desinformação e também publicou um livro sobre o tema, Misinformation and Mass Audiences. 

Amy Maxmen é repórter sênior da revista Nature e já ganhou vários prêmios de jornalismo científico. Seus textos já foram publicados em veículos como Wired, National Geographic e The New York Times.

Steve Sapienza é estrategista sênior e membro da equipe editorial do Pulitzer Center e coordena a iniciativa nacional de reportagens sobre mudança climática Connected Coastlines do Centro. Ele é produtor de notícias e documentários com mais de 20 anos de experiência em coberturas internacionais sobre diversos temas.

As inscrições podem ser feitas aqui