Londres – O prêmio World Sports Photography Awards 2023 anunciou as melhores fotografias de esportes do ano em diversas categorias – de modalidades populares a outras com menos audiência, mas capazes de proporcionar cenas de ação, beleza e de emoção, como o beijo de Lionel Messi na Copa do Mundo.

O primeiro lugar geral foi para o fotógrafo Patrick Smith, com o registro de uma tacada quase “celestial” do jogador de golfe profissional inglês e capitão do Majesticks GC, Lee Westwood, capturada na Flórida. 

Fotografia jogador de golfe premiada World Sports Photo Awards
Foto: Patrick Smith / World Sports Photo Awards

O concurso teve mais de 700 inscrições de fotógrafos esportivos de mais de 70 países e teve seus resultados anunciados na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto). Confira algumas das premiadas. 

O terceiro lugar no prêmio foi para Phil Noble, por sua foto do corredor de Trinidad e Tobago Jereem Richards comemorando a conquista do ouro nos 200m masculino nos Jogos da Commonwealth de 2022 em Birmingham.

Foto:Phil Noble/ World Sports Photo Awards

Em ano de Copa do Mundo, deve ter sido difícil escolher a melhor imagem do futebol. Mas o registro da emoção de Lionel Messi com a taça valeu à fotógrafa Hanna McKay, da Getty Imagens, um dos destaques no prêmio de fotografia de esportes. 

Foto de Messi beijando o troféu da Copa do Mundo 2022 é uma das fotos premiadas no World Sports Photo Awards
Foto: Hanna McKay / World Sports Photo Awards

Na categoria Ginástica, venceu a imagem “Super-homem”, retratando o americano Donnell Whittenburg competindo na barra alta durante as qualificações masculinas no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Liverpool. O autor é Tom Jenkins, do The Guardian. 

Foto: Tom Jenkins/ World Sports Photo Awards

Na categoria ciclismo, o júri destacou a comemoração de Tadej Pogačar ao vencer a etapa La Planche des Belles Filles do Tour de France, em registro de Ashley e Jered Gruber.