Fotógrafos amadores e profissionais podem concorrer ao prêmio de fotografia oceânica World Oceans Day 2024, que vai escolher as melhores imagens do mar e de suas criaturas em cinco categorias.

O concurso é organizado pela ONU em conjunto com a publicação especializada Dive Photo Guide. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 7 de abril. Os interessados podem inscrever até três imagens por categoria. 

Não é preciso ser mergulhador para concorrer. Algumas das categorias reconhecerão imagens capturadas a partir da superfície, sem necessidade de equipamentos especiais ou treinamento em mergulho. 

Vencedores do prêmio de fotografia da ONU serão homenageados no Dia Mundial dos Oceanos 

Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu 8 de junho como o “Dia Mundial dos Oceanos”, uma data para lembrar como eles são essenciais para garantir a alimentação e a sobrevivência da vida no planeta. 

As imagens vencedoras do prêmio de fotografia oceânica serão reconhecidas pela ONU em 7 de junho, durante a celebração do Dia Mundial dos Oceanos 2024. Elas serão também exibidas no site do concurso e participarão de exposições em todo o mundo. 

As cinco categorias do concurso, que está em sua 11ª edição, são: 

Despertando Novas Profundidades
Imagens que representem compaixão, compreensão, colaboração e compromisso com o oceano e com os problemas que ele enfrenta, influenciando as perspectivas e ajudando a refletir sobre como mantê-lo saudável e protegido. 

Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento
Imagens mostrando a beleza dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês) ou demonstrando a conexão íntima dos SIDS e seu povo com o oceano. Essas nações são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, e algumas correm o risco de desaparecer.

As fotos premiadas nesta categoria serão exibidas na 4a Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, a ser realizada em Antígua e Barbuda entre 27 e 30 de maio de 2024

Retratos Subaquáticos, grandes ou pequenos 
Retratos de vida marinha debaixo d’água que apresentem criaturas grandes ou pequenas, que ajudam a personalizar o mundo sob as águas 

Paisagens Marinhas Subaquáticas
Visões subaquáticas inspiradoras, variando de criaturas marinhas a ecossistemas. As imagens devem ter pelo menos 50% de sua área retratando a cena abaixo da linha d’água. 

Paisagens Marinhas Acima da Água
Paisagens representando um ecossistema dependente do oceano. 

ONU exige respeito às regras de conservação 

O regulamento do concurso de fotografia oceânica da ONU em conjunto com a Dive Photo Guide exige que a produção das imagens siga rigorosamente as normas de conservação da natureza, sem estressar os animais, tocá-los ou tirá-los de seus habitats naturais. 

O pós-processamento (alteração digital) de imagens é permitido para ajustes na exposição, contraste, corte, nitidez, redução de ruído e tom. Mas não é permitido adicionar, remover ou mover animais, pessoas, plantas ou outros objetos da cena retratada. 

As inscrições podem ser feitas no site do concurso.