Jornalistas brasileiros fluentes em inglês e com experiência em mídia digital podem concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Internacional Center for Journalists (ICFJ), em um programa de inovação digital em conjunto com a News Corp. e o Wall Street Journal, que pertence à organização de mídia.

Os cinco selecionados para participar do News Corp Media Fellowship serão incorporados por dois meses (de 15 de setembro a 15 de novembro) ao Wall Street Journal, incluindo 25 dias de forma presencial na redação de Nova York. 

As inscrições podem ser feitas até 24 de março. O ICFJ busca profissionais que estejam atuando ou tenham atuado em redações, e com habilidade de trabalho colaborativo. 

Bolsa vai apoiar projetos de inovação digital 

O foco do programa não é em reportagem, e sim em projetos de jornalismo digital destinados a promover novas formas de contar histórias, jornalismo de dados e visualização, engajamento do público e construção de comunidades. Os candidatos devem ter experiência e interesse em desenvolver projetos nessas áreas. 

Além do estágio no Wall Street Journal, os participantes receberão treinamento editorial online e orientação de editores, repórteres e especialistas experientes e um subsídio para desenvolver o projeto proposto. 

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, 50 candidatos serão escolhidos para participar de dois webinars de meio dia conduzidos por editores e repórteres com experiência em ferramentas digitais, jornalismo de dados e visualização, inteligência artificial, jornalismo móvel e engajamento do público, em abril.

Na etapa final,  os participantes terão então a oportunidade de solicitar financiamento inicial para um projeto e uma bolsa de dois meses com o Wall Street Journal.

Os selecionados receberão uma bolsa e as despesas durante a estadia em Nova York serão cobertas.

As inscrições podem ser feitas no site do ICFJ