Londres – O Brasil tem motivos para comemorar e para lamentar na ediรงรฃo 2022 do ranking Global 500 das marcas mais valiosas do mundo, divulgado na manhรฃ desta quarta-feira (26) em Londres pela consultoria britรขnica Brand Finance. 

O Itaรบ fez bonito, subindo 53 posiรงรตes em relaรงรฃo a 2021 e figurando agora em 335ยบ lugar. Jรก o Banco do Brasil, que no ranking do ano passado estava em 492ยบ, ficou de fora na ediรงรฃo deste ano. 

O domรญnio mais uma vez foi do setor de tecnologia, com a Apple confirmando seu posto de mais valiosa. Ela foi avaliada em US$ 355,1 bilhรตes, um novo recorde na histรณria do ranking. TikTok foi a marca que mais cresceu, e WeChat consagrou-se como a mais forte.  

Brasil perde terreno entre marcas mais valiosas 

O Brasil vem reduzindo sua presenรงa na lista das marcas de maior valor no mundo listadas no Global 500 da Brand Finance. 

Em 2019, eram cinco as empresas brasileiras listadas (Itaรบ, Bradesco, BB, Caixa Econรดmica e  Petrobras). Em 2020 ficaram apenas os quatro bancos. Em 2021 a Caixa e o Bradesco saรญram, e agora o BB.

No ranking deste ano, o Itaรบ superou instituiรงรตes como Lloyd’s, NatWest e Societรฉ Generale. 

A Brand Finance atribui a forรงa do banco brasileiro a um posicionamento focado em pessoas e em transformaรงรตes sociais, com engajamento em causas como cultura, esportes e educaรงรฃo.

“A marca mantรฉm uma presenรงa positiva na mente dos consumidores, que aliada ร  alta geraรงรฃo de receita em suas operaรงรตes nacionais e internacionais, fazem dela a mais valiosa do Brasil”, diz Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance no paรญs.

O relatรณrio completo pode ser visto aqui.

Tecnologia dominga o ranking 

Depois de ultrapassar em dezembro o gigante Google como domรญnio mais acessado da internet, o TikTok dรก mais uma demonstraรงรฃo de poder. Foi a marca que mais cresceu no ranking das mais valiosas em relaรงรฃo a 2021. A pontuaรงรฃo do aplicativo chinรชs chegou a 93.3 em 100 possรญveis, com a classificaรงรฃo AAA+ rating

Confirmando tendรชncias de estudos anteriores, a Apple manteve o tรญtulo de marca mais valiosa do mundo na lista produzida pela consultoria Brand Finance. O WeChat tambรฉm manteve sua posiรงรฃo de marca mais forte.

Marcas mais valiosas sรฃo da China e dos EUA

Para chegar ร s marcas mais valiosas, o estudo faz uma combinaรงรฃo dos resultados financeiros com outras mรฉtricas como lideranรงa, presenรงa no mercado e admiraรงรฃo dos consumidores.

Jรก a  forรงa da marca รฉ a eficรกcia de seu desempenho em medidas intangรญveis em relaรงรฃo a seus concorrentes, capturada em pesquisas.

Mais de dois terรงos do valor somado das marcas listadas no ranking Global 500 sรฃo originรกrios de dois paรญses. Os Estados Unidos  EUA respondem por 49% (US$ 3,9 trilhรตes) e a China por 19% (US$ 1,6 trilhรฃo).

Entre as dez marcas mais valiosas estรฃo duas empresas de mรญdia digital: Google (3ยบ) e Facebook (7ยบ).

O Google tambรฉm aparece entre as mais fortes, em 3ยบ lugar, atrรกs do lรญder WeChat e logo ร  frente do YouTube (4ยบ).

Para os amantes da Ferrari, uma mรก notรญcia: depois de ceder a dianteira no ranking das mais fortes para o WeChat no ano passado, ela perdeu ainda mais traรงรฃo e cruzou a linha de chegada este ano em sรฉtimo, perdendo cinco posiรงรตes.  

As empresas de mรญdias sociais tambรฉm aparecem com destaque entre as que mais cresceram. Logo apรณs a lรญder TikTok, o Snapchat foi a segunda que mais cresceu. E o Twitter aparece em sรฉtimo.  

Tecnologia รฉ a indรบstria mais valiosa

O valor de mercado da Apple, que subiu 35% e alcanรงou US$ 355,1 bilhรตes รฉ o mais alto  jรก registrado no ranking. 

Embora o TikTok tenha crescido mais, ele ainda estรก na 18ยช posiรงรฃo entre as mais valiosas, tendo passado de US$ 18,7 bilhรตes em 2021 para US$ 59,0 bilhรตes este ano.

O setor de tecnologia รฉ novamente o mais valioso no ranking da Brand Finance, com suas marcas acumulando um valor conjunto de cerca de US$ 1,3 trilhรฃo, beneficiadas pelas transformaรงรตes provocadas pela Covid. 

No total, 50 marcas de tecnologia aparecem no ranking das 500 mais valiosas.

Mas apenas trรชs dessas marcas respondem por metade do valor total do setor tecnolรณgico: Apple, Microsoft (US$ 184,2 bilhรตes) e Samsung (US$ 107,3 โ€‹โ€‹bilhรตes).

Logo atrรกs delas, a Huawei conseguiu recuperar seu lugar entre as 10 marcas mais valiosas do mundo. Depois de crescer 29% ao longo do รบltimo ano, seu valor chegou a US$ 71,2 bilhรตes.

Marcas de streaming beneficiadas pela Covid 

Com o ano ainda dominado pelas restriรงรตes da Covid-19 em muitos paรญses, os serviรงos de entretenimento digital, mรญdia social e streaming apresentaram um crescimento contรญnuo.

Segundo a Brand Finance, a ascensรฃo do TikTok รฉ uma prova de como o consumo de mรญdia estรก mudando.

“Com sua oferta de conteรบdo de fรกcil consumo e entretenimento, a popularidade do aplicativo se espalhou pelo mundo, posicionando-se como alternativa criativa de as pessoas se conectarem durante o bloqueio.”

O estudo tambรฉm destacou parcerias estratรฉgicas realizadas pela marca, como o patrocรญnio do torneio UEFA Euro 2020, que expuseram o TikTok a pรบblicos fora de sua base original da Geraรงรฃo Z.

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O TikTok ultrapassou a marca de um bilhรฃo de usuรกrios em 2021 e se tornou o aplicativo mais baixado na Google Play Store do Android e na App Store da Apple.

David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, acha que nรฃo se trata de uma nuvem passageira:

โ€œAlรฉm de o consumo de mรญdia ter aumentado durante a pandemia, a forma de consumir mudou radicalmente.

Para competir nesse mercado em evoluรงรฃo, organizaรงรตes de mรญdia investiram pesadamente em suas marcas โ€“ do conteรบdo ร   experiรชncia do usuรกrio.

O crescimento meteรณrico do TikTok รฉ a prova disso. A marca passou de uma relativa obscuridade a destaque internacional em apenas alguns anos e nรฃo mostra sinais de desaceleraรงรฃo.โ€

Outros competidores do setor de mรญdia que sobressaรญram no รบltimo ano foram os fornecedores de serviรงos de streaming. Puxaram a fila a Disney (valor de US$ 57,0 bilhรตes, com crescimento de 11%), Netflix (US$29,4 bilhรตes e alta de 18%), YouTube (US$ 23,9 bilhรตes, crescendo 38%) e Spotify (US$ 6,3 bilhรตes, subindo 13%).

Marcas de mรญdia tradicional menos valiosas

Por outro lado, as marcas de mรญdia tradicional continuaram a cair, refletindo a opรงรฃo por plataformas de mรญdia social e streaming sob demanda.

A Warner Bros estรก entre as marcas com queda mais acentuada no ranking deste ano (valor da marca caiu 33%, para US$ 6,8 bilhรตes), e essa tendรชncia รฉ ainda mais aparente quando comparada com as avaliaรงรตes prรฉ-pandemia.

Observando a mudanรงa no valor da marca nos รบltimos dois anos da Covid-19, trรชs marcas de mรญdia estรฃo entre as cinco marcas que mais caรญram. Das trรชs, a Warner Bros foi a que mais perdeu, com perda do valor de marca de 40%. 

A NBC (valor de marca de US$ 9,4 bilhรตes) e a CBS (US$ 7,4 bilhรตes) tambรฉm vivenciaram perdas parecidas, de 38% e 36%, respectivamente.

Apple, desempenho ‘estelar’ 

A performance da Apple em 2021 foi classificada pela Brand Finance como “estelar”.

O relatรณrio destaca o feito de ter se tornado em 2022 a primeira empresa a superar a marca de US$ 3 trilhรตes em avaliaรงรฃo de mercado.

A consultoria classifica o sucesso da empresa dirigida por Tim Cook como histรณrico. E atribuiu o seu crescimento recente ร  percepรงรฃo de que sua marca pode ser aplicada em uma variedade de serviรงos. 

O iPhone ainda responde por cerca de metade das vendas, segundo a Brand Finance.

 No entanto, este ano a Apple deu mais atenรงรฃo ao seu outro conjunto de produtos, com uma nova geraรงรฃo de iPads, a nova versรฃo do iMac e a introduรงรฃo de AirTags.

O estudo observa ainda que os serviรงos como Apple Pay e Apple TV tambรฉm se fortaleceram e se tornaram importantes para o sucesso da marca.

Outro aspecto salientado pela consultoria รฉ a sintonia da Apple com seus clientes em duas questรตes cada vez mais importantes no mundo atual: privacidade e sustentabilidade. 

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A consultoria tambรฉm destaca que a transparรชncia da polรญtica de privacidade da Apple Store reforรงou a confianรงa que os clientes tรชm na marca. Alรฉm disso, contribuiu para o excelente resultado o anรบncio de que mais parceiros da linha de produรงรฃo migrarรฃo para o uso de energia 100% renovรกvel, ajudando a empresa a alcanรงar a neutralidade de carbono atรฉ 2030. 

David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, comentou:

โ€œA Apple possui um nรญvel incrรญvel de fidelidade ร  marca, em grande parte graรงas ร  sua reputaรงรฃo de qualidade e inovaรงรฃo.

Dรฉcadas de trabalho duro para se aprimorar fizeram com que se tornasse um fenรดmeno cultural, que permite nรฃo apenas competir, mas prosperar em um grande nรบmero de mercados.

Com muitos rumores de sua incursรฃo nos mercados de veรญculos elรฉtricos e de realidade virtual, parece que a marca estรก pronta para um novo salto.”

WeChat, a marca para tudo na China 

Repetindo o resultado de marca mais forte em 2021 no Global 500, o WeChat รฉ muito mais do que uma rede social como as gigantes americanas. 

Ele tem uma vasta gama de serviรงos e se tornou parte da vida cotidiana dos chineses.

O aplicativo permite enviar mensagens, fazer chamadas de vรญdeo, pedir comida, fazer compras, reservar viagens, estudar, acessar serviรงos essenciais e atรฉ enviar Hongbaos, envelopes vermelhos contendo dinheiro que sรฃo trocados pelos chineses em ocasiรตes especiais.

O relatรณrio salienta que o WeChat tambรฉm desempenhou um papel fundamental na luta do paรญs contra a Covid-19, com mais de 700 milhรตes de pessoas usando seus serviรงos para agendar vacinas e testes.

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Varejo segue em alta

Depois da tecnologia, o setor de varejo se consolidou como o segundo mais valioso do Global 500, superando a marca de US$ 1 trilhรฃo pela primeira vez. 

O avanรงo do comรฉrcio eletrรดnico fez com que ele desbancasse o setor bancรกrio, que segundo a Brand Finance permaneceu estagnado. 

O  varejo foi a indรบstria que mais cresceu no ranking Global 500, com um aumento conjunto de valor de marca de 46% โ€“ ร  frente dos setores de tecnologia e de mรญdia, que cresceram 42% e 33%, respectivamente.

Um dos melhores desempenhos entre os varejistas foi o da americana Walmart, que recuperou seu lugar entre as cinco marcas mais valiosas, subindo do 6ยบ para o 5ยบ posto no ranking apรณs ver o valor de sua marca crescer 20% e chegar a US$ 111,9 bilhรตes.

A Brand Finance atribuiu esse resultado a investimentos na รกrea do comรฉrcio eletrรดnico.

O varejo tambรฉm registrou o maior nรบmero de novos participantes no ranking deste ano. Contribuiu com nove marcas, o que significa que quase um em cada quatro nomes novos na lista vieram do setor.

A maioria das novas marcas de varejo sรฃo supermercados, que se adaptaram ao “novo normal”, tornando-se mais acessรญveis por meio de compras online e “clique e retire”. 

โ€œA impressรฃo inicial do lockdown pode ter sido a de que o varejo sofreria, mas aqueles que demonstraram agilidade para se adaptar e utilizar a tecnologia obtiveram ganhos sรณlidos”, disse David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance.

Marcas farmacรชuticas mais valiosas na pandemia 

As marcas farmacรชuticas estรฃo no centro das atenรงรตes desde o inรญcio da pandemia, quando o mundo se voltou para o setor, ansioso pelos kits de testes e pelas vacinas contra a Covid-19.

Como resultado, o setor foi o que cresceu mais na nova ediรงรฃo do Global 500.

O nรบmero de marcas farmacรชuticas no ranking dobrou de quatro para oito, com o valor de marca conjunto aumentando 94%, para US$ 54,0 bilhรตes.

 A Johnson & Johnson continua sendo a mais valiosa, com um aumento de 24% no valor da marca, para US$ 13,4 bilhรตes.

A nova participante do ranking, a AstraZeneca, garantiu o tรญtulo de empresa que mais cresceu no setor, com aumento de 77% no valor da marca, para US$ 5,6 bilhรตes.

A segunda que mais cresceu foi a Pfizer, com o valor de sua marca crescendo 58% e chegando a US$ 6,3 bilhรตes.

Para o CEO da Brand Finance David Haigh, o resultado deve-se ao aumento de receita atrelado a uma maior reputaรงรฃo global das marcas da indรบstria farmacรชutica.

Marcas de turismo mostram sinais de recuperaรงรฃo 

O valor conjunto das marcas da indรบstria do turismo ainda รฉ baixo quando comparado ร s avaliaรงรตes prรฉ-pandemia. No perรญodo, o nรบmero de marcas do setor presente no Global 500 caiu de 15 para 9.

No entanto, em um sinal promissor de recuperaรงรฃo, todas as marcas da indรบstria que aparecem no ranking deste ano apresentaram um crescimento de seu valor. 

O setor hoteleiro registrou o nรญvel de crescimento mais significativo, com as marcas Hilton (US$ 12,0 bilhรตes e crescimento de 58%) e Hyatt (US$ 5,9 bilhรตes, subindo 26%), agora valendo mais do que antes da pandemia.

Companhias aรฉreas e plataformas de reservas online viram um aumento no valor de suas marcas ร  medida que as viagens internacionais e domรฉsticas aumentaram, embora nenhuma tenha voltado ao nรญvel prรฉ-pandemia ainda.

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