Professora escreve artigo sobre 100 anos da Disney
Julie Lobalzo Wright

“100 Years of Wonder” (100 anos de encantamento” ) é o tema do ano do centenário da Disney. No Reino Unido, de eventos especiais como Disney on Ice a uma retrospectiva no British Film Institute e produtos de edição limitada do Disney100, a celebração é um grande negócio.

O encanto e a magia da Disney são promovidos de forma consistente. Ainda assim, o maior legado da empresa nesses 100 anos não são as seus desenhos animados ou personagens, mas a história mais “terrena” de suas fusões, aquisições e direitos de propriedade intelectual.

A perspicácia empresarial daqueles que estão nos bastidores da Disney tem sido fundamental para a presença duradoura da empresa na indústria cinematográfica e na cultura popular, apesar dos altos e baixos. 

A história dos 100 da Disney

A Walt Disney Company foi fundada em Hollywood pelos irmãos Walt e Roy Disney em 1923. Antes disso, junto com o amigo e animador Ub Iwerks , os irmãos fundaram o Laugh-O-Gram Studio em Kansas City.

Walt Disney em foto de 1946
Walt Disney / Foto: Wikipédia

Eles se mudaram para o oeste com sua bem-sucedida série silenciosa Alice Comedies , que apresentava animação e ação ao vivo.

A animação é a atividade pela qual o estúdio Disney ficou conhecido. Primeiro com seus curtas-metragens que incluíam a terceira participação de Mickey Mouse no primeiro filme sonoro do estúdio, Steamboat Willie , e a série Silly Symphony .

E depois em longas-metragens, começando com Branca de Neve e os Sete Anões em 1937.

As primeiras duas décadas do estúdio estabeleceram a habilidade da Disney em inovação e lucro. Isso foi ilustrado pela adoção precoce do merchandising (os produtos do Mickey Mouse eram lucrativos em meados da década de 1930 ) e de várias tecnologias, como Technicolor e efeitos sonoros. 

Por investir a maior parte de seus lucros em seus caros projetos de animação levou a Disney à necessidade de encontrar maneiras de cortar custos. 

Isso incluiu a realização de séries de ação ao vivo sobre a natureza, programas de televisão e a abertura da Disneylândia, seu primeiro parque de diversões, em Los Angeles, em 1955.

Personagens da Disney na TV

Embora seus filmes de animação não fossem mais tão inovadores como antes, a adoção da televisão na década de 1950 se demonstrou lucrativa e capaz de gerar audiência, especialmente com The Mickey Mouse Club (1955) e Davy Crockett (1954).

Além disso, a televisão proporcionou à empresa a oportunidade de promover os seus produtos e afirmar a posição da Disney na vanguarda da animação.

No entanto, os filmes de ação ao vivo – mais rápidos de fazer e mais baratos que a animação – dominaram seus lançamentos na década de 1960, com as estrelas Haley Mills , Fred MacMurray e Dean Jones aparecendo em vários filmes da empresa.

Em 1966, Walt morreu. Roy faleceu em 1971 e o Walt Disney World foi inaugurado na Flórida no mesmo ano. Em muitos aspectos, a Disney Company nunca mais foi a mesma após a perda dos irmãos fundadores.

Mesmo sem Walt, Disney inova

Foi então estabelecido o modelo de como a empresa funcionaria nos próximos 50 anos. A Disney inovou novamente em animação no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, por meio do uso da computação gráfica.  

Um renascimento ocorreu com os lançamentos de A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) e Rei Leão (1994).

A empresa também expandiu sua atuação para o segmento de televisão a cabo com o Disney Channel, e fundou uma distribuidora,  Touchstone Pictures , focada em filmes para adultos.

No entanto, havia insatisfação entre os animadores do estúdio em relação à burocracia da empresa e à percepção de que os lucros sempre voltavam para os filmes e não para a melhoria das condições de trabalho ou de salários (uma grande greve contra a Disney ocorreu em 1941).

A lista de ex-animadores da Disney que trabalharam em outros lugares ou abriram seus próprios estúdios de animação é longa e extensa.

Walt aprendeu a importância de garantir os direitos autorais no início de sua carreira, depois de perder a propriedade intelectual de seu primeiro personagem de animação de sucesso, Oswald, o Coelho Sortudo .

O imperativo de manter a propriedade e diversificar a corporação pode ser testemunhado em muitos dos acordos e fusões da Disney.

Disney em expansão

Em 1991, a Disney concordou em fazer filmes com a Pixar, que passou a ser considerada um estúdio de animação inovador. Mais tarde, em 2006, a empresa adquiriu a produtora. 

Em 1995, a Disney comprou a rede de televisão ABC, que também possuía a rede de esportes a cabo ESPN.

Em abril de 2004, a Disney comprou a franquia Muppets. Em 2009, a Marvel Entertainment foi adquirida e a Lucasfilm foi incorporada em 2012.

Por meio dessas aquisições, a Disney tornou-se uma das empresas de entretenimento mais importantes do mundo e um dos poucos estúdios de Hollywood que ainda mantém o reconhecimento do nome (a Disney comprou a 20th Century Fox em 2019).

https://youtu.be/Xg69VWvHGOA

Enquanto para as gerações anteriores a Disney era associada a Mickey Mouse, contos de fadas animados e entretenimento familiar, para as gerações mais jovens é vista como um serviço de streaming, a marca de parque de diversões e a criadora da programação televisiva do universo Star Wars.

Traços de Walt, Roy e da animação pioneira estabelecida nos primórdios do estúdio podem ser vistos em seus lançamentos de animação, como Encanto (2021), e no legado da empresa por meio da “reimaginação” de seus filmes de animação, como o recém-lançado ação ao vivo A Pequena Sereia .

100 anos Disney

O cenário comercial do negócio do entretenimento está sempre em mudança. Embora muitas empresas operem os seus próprios serviços de streaming, o sucesso a longo prazo destes serviços é questionável.

Isto é mais evidente na recente greve de roteiristas e atores em Hollywood, que se concentra principalmente em modelos de royalties desatualizados que não levam em conta o conteúdo de mídia de streaming .

Os últimos lançamentos da Disney não tiveram tanto sucesso de bilheteria. A empresa perdeu uma quantidade significativa de assinantes do Disney + este ano.

No entanto, esta é uma tendência que ocorre em Hollywood. Embora ao chegar aos 100 anos a Disney enfrente desafios, continua a ser uma marca significativa no mercado global de mídia.

E não há dúvida de que seus parques temáticos continuam a ser populares entre as famílias que desejam mergulhar em tudo o que é Disney.

A magia da animação da Disney e as memórias criadas nos seus parques temáticos fazem parte dos seus “100 anos de encantamento”.

E o mesmo acontece com o seu modelo de negócio bem-sucedido, que se adaptou continuamente às mudanças no mercado do entretenimento fazendo com que a Disney se mantenha culturalmente relevante.


Sobre a autora

Julie Lobalzo Wright é professora assistente em estudos de cinema e televisão da Universidade de Warwick. Possui bacharelado em Inglês com ênfase em Estudos de Cinema pela Universidade do Colorado em Denver, mestrado em Estudos de Cinema pela Queen Mary, Universidade de Londres e doutorado em Estudos de Cinema pelo King’s College London.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.