Selo canal Planeta na Mรญdia MediaTalks informaรงรตes sobre mudanรงas climรกticas e sustentabilidade ambientalTendo crescido em uma vila paquistanesa nos anos 2000, a sustentabilidade fazia parte da minha vida diรกria – minha famรญlia sempre foi cautelosa com desperdรญcio de energia, gรกs ou รกgua porque esses recursos sรฃo caros.

Nรณs cultivรกvamos a maioria de nossos prรณprios vegetais e criรกvamos aves para obter ovos. Ao comprar apenas alguns mantimentos essenciais no mercado prรณximo, produzรญamos muito pouco lixo domรฉstico. Restos de comida alimentavam nosso gado, e guardรกvamos quaisquer sacolas plรกsticas para reutilizar.

Mas agora, morando na Irlanda, fico angustiada com a crescente pegada plรกstica da sociedade e o nรญvel de consumo excessivo.

As Naรงรตes Unidas definem a sustentabilidade como โ€œatender ร s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraรงรตes futuras de atender ร s suas prรณprias necessidadesโ€. Mas tanto jargรฃo complicado torna difรญcil distinguir entre prรกticas รฉticas ambientalmente e mero marketing de bem-estar.

Algumas grandes marcas e grandes corporaรงรตes promovem e empacotam seus produtos como mais ecolรณgicos do que realmente sรฃo.

Em 1986, o ambientalista americano Jay Westerveld cunhou o termo โ€œgreenwashโ€ para descrever hotรฉis que estavam promovendo a reutilizaรงรฃo de toalhas como uma iniciativa ambientalmente consciente, quando era realmente uma medida de corte de custos.

Hoje, o greenwashing abrange uma ampla gama de tรกticas de marketing enganosas.

Mas, como consumidores, temos o direito de conhecer o verdadeiro impacto ambiental de nossas escolhas. Aqui estรฃo quatro maneiras de evitar ser enganado pelo greenwashing. 

Sustentabilidade x greenwashing: como reconhecer a diferenรงa 

1. Procure por palavras-chave de marketing

Procure marketing de bem-estar e palavras da moda como โ€œnaturalโ€, โ€œeco-friendlyโ€, โ€œsustentรกvelโ€ e โ€œverdeโ€.

Esses rรณtulos podem ser abertos, sem uma definiรงรฃo tรฉcnica ou quaisquer requisitos legais. Por exemplo, o termo “compostรกvel” difere de “compostรกvel domรฉstico” – requer processamento industrial com altas temperaturas, mesmo que possa parecer ecolรณgico.

Nรฃo hรก limite de tempo legal para chamar algo degradรกvel – tudo se decompรตe em algum momento, atรฉ mesmo sacos plรกsticos.

fundo branco, seis rรณtulos marrons com imagens ecolรณgica como triรขngulo de reciclagem, sustentabilidade, greenwashing
Muitos termos nos chamados rรณtulos ecolรณgicos nรฃo sรฃo regulamentados. (Foto: MisterStock, CC BY-NC-ND)

Nรฃo existe um produto totalmente livre de carbono. Cada processo, cada produto, cada cadeia de suprimentos tem emissรตes de carbono associadas a ele. Portanto, qualquer linguagem de marketing deve refletir o impacto desse produto ou marca em particular.

Algumas marcas usam emojis e desenhos de aparรชncia fofa com chavรตes que se parecem com algumas certificaรงรตes, mas na realidade, elas nรฃo tรชm sentido.

Para resolver isso, a Comissรฃo Europeia propรดs recentemente uma diretiva, exigindo que as empresas apoiassem as reivindicaรงรตes verdes com evidรชncias, com foco em mรฉtodos de ciclo de vida e pegada ambiental, estabelecendo requisitos mรญnimos para rรณtulos e logotipos de sustentabilidade.

2. Verifique as promessas 

Faรงa uma pausa antes de comprar qualquer coisa e exija evidรชncias para apoiar quaisquer alegaรงรตes que uma marca faรงa.

Procure estatรญsticas que comprovem as promessas no site de uma empresa, certificaรงรฃo de terceiros ou peรงa ร  marca e ao fornecedor a evidรชncia delas. 

Se eles sรฃo realmente ecoconscientes, eles compartilharรฃo orgulhosamente os nรบmeros reais.

3. Procure por certificaรงรฃo

Certificaรงรตes legรญtimas de terceiros, como os rรณtulos de energia exigidos pela UE, fornecem informaรงรตes valiosas e verdadeiras sobre a eficiรชncia energรฉtica dos aparelhos elรฉtricos domรฉsticos.

Nรฃo creia em adesivos aleatรณrios que dรฃo a impressรฃo de validaรงรฃo formal, mas nรฃo exigem que nenhum critรฉrio especรญfico seja atendido.

Etiquetas de reciclagem de plรกstico tambรฉm podem ser confusas. O triรขngulo com trรชs flechas apontadas umas para as outras, chamado de Mobius Loop, รฉ um sรญmbolo universal que significa โ€œreciclรกvelโ€.

Mas o Mobius Loop com um nรบmero indica o tipo de plรกstico (existem sete tipos diferentes) – e nรฃo que a embalagem seja reciclรกvel.

Mesmo que tecnicamente reciclรกvel, o plรกstico precisa estar seco, limpo e separado antes de ser reciclado. Uma garrafa de รกgua de plรกstico pode conter trรชs ou quatro tipos diferentes de plรกsticos, desde a prรณpria garrafa atรฉ a tampa e o rรณtulo. Juntos como um composto, alguns podem ser difรญceis de reciclar.

As novas tampas de garrafa presas a elas sรฃo obrigatรณrias pela UE para evitar o lixo, mas ainda nรฃo facilitam a reciclagem.

4. Entenda o contexto da marca

Algumas empresas realmente se importam. Por 35 anos, a empresa de roupas esportivas Patagonia prometeu 1% das vendas para a conservaรงรฃo.

Mais de US$ 89 milhรตes foram doados para grupos ambientais globalmente por meio de sua iniciativa 1% para o Planeta.

A marca de cosmรฉticos Lush estรก trabalhando duro para fechar o ciclo, limitando o consumo de รกgua e evitando o mรกximo possรญvel de desperdรญcio de embalagens.

Investigue o esforรงo geral da marca para ser transparente e ecologicamente correta, em vez de apenas olhar para um produto.

Se as empresas nรฃo estรฃo estabelecendo metas claras, compartilhando seu progresso e sendo abertas com seus clientes, mude para marcas que fornecem as evidรชncias, ouvem seus clientes e respondem.

Como clientes pagantes, temos o direito de saber a pegada ambiental dos produtos e serviรงos que estamos comprando.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Conversation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.