Londres – Criticada pelo alto índice de furtos a turistas, Barcelona não poderia ter uma propaganda pior esta semana, com o vídeo de uma reportagem de TV que mostra o roubo de uma mochila na praia viralizando pelo mundo. 

A emissora RTVE gravava uma entrevista com um turista na praia de São Miguel, uma das mais famosas  da cidade, quando o furto a outro banhista foi acidentalmente registrado. 

Mas a polícia fez o que pôde para reverter a má impressão, capturando o ladrão e devolvendo o fruto do roubo ao seu dono.

No vídeo que mostra roubo, turista elogia Barcelona  

O problema de roubos a turistas é recorrente na cidade espanhola.

No início do verão europeu, outro vídeo tinha se espalhado nas redes, mostrando o roubo de um relógio Hublot avaliado em quase US$ 1 milhão de um homem na região turística Las Ramblas, no centro de Barcelona. 

O visitante entrevistado pela RTVE neste domingo (14) não parecia preocupado com roubos. 

Ele falava positivamente ao repórter sobre suas impressões a respeito da praia, da água limpa do mar e da comida. A mochila aparece ao fundo, com seu dono de costas, olhando o mar. 

Quando o dono se afasta, o ladrão se aproxima e a leva, passando perto da câmera a ponto de ter a imagem de seu rosto registrada. 

Em seguida, a vítima retorna e percebe que seus pertences haviam sido levados. Ele anda de um lado para o outro perguntando se alguém tinha visto a mochila.

Mas a equipe de TV não percebeu que a cena estava gravada até chegar à emissora, como contou a subeditora da RTVE Catalunha, Marta Ribas. 

Mais tarde, a Guarda Municipal de Barcelona tuitou anunciando que graças ao vídeo postado nas redes sociais, tinha conseguido capturar o ladrão e recuperar o produto do roubo. 

Segundo o chefe da força, o homem já havia praticado outros furtos. 

Situações inusitadas envolvendo equipes de TV são comuns, e viralizam nas redes sociais. Algumas são casuais, e outras nem tanto. 

Há dois meses, uma reportagem sobre aumento de preços dos combustíveis na TV grega foi criticada por mostrar um mecânico ensinando como os ladrões roubam gasolina, de uma forma considerada “excessivamente didática”.