Londres – O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que além de político é um magnata da mídia dono de um império de emissoras de TV e rádio, se rendeu ao poder das mídias sociais e estreou no TikTok, a três semanas das eleições, nas quais pretende voltar ao Senado.

De terno e gravata em sua mesa de trabalho, mais formal do que o padrão descontraído do TikTok, ele inicia o primeiro vídeo com um animado “oi pessoal” – e cria polêmica ao dizer que vai chamar a plataforma de TikTok Tak, “para ficar mais completo”. 

Em uma clara tentativa de conquistar votos dos jovens, o atual eurodeputado de 85 anos prometeu falar de atualidades e também “buscar máxima cordialidade usando como ferramenta as brincadeiras, porque são terapêuticas”. 

No TikTok, Berlusconi quer conquistar eleitores jovens 

Amado por uns e odiado por outros, o dirigente do partido direitista Forza Italia, dono de uma fortuna avaliada pela revista Forbes em US$ 5,7 bilhões, divide opiniões.

Mas é alguém a ser observado, com um dos posts superando 4,2 milhões de visualizações e quase 500 mil assinantes no canal em três dias. 

Um alcance nada desprezível no momento em que o país reduziu a idade mínima para votar em senadores de 25 para 18 anos. Isso representa um aumento de mais de 4 milhões de potenciais eleitores. 

Fiel ao seu estilo, já no vídeo seguinte ele usou uma piada para falar de política, contando a história de um avião transportando Joe Biden, Vladimir Putin, o Papa Francisco com um assistente e… o próprio Berlusconi, que se apresenta como “o político mais inteligente do mundo”. 

O avião fica sem combustível mas falta um pára-quedas. Enquanto os passageiros debatem sobre quem deve ser salvo (se o mais poderoso ou o mais bondoso, entre outras qualidades), o “político mais inteligente do mundo”, ou talvez o mais esperto, pega um dos pára-quedas e salta sem que os outros percebam. 

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@silvio.berlusconi Salve ragazzi, ci siamo incontrati per la prima volta su #TikTok, che per quanto mi riguarda avrei preferito chiamare Tik Tok Tak. Cosi è più completo! Vi ho detto che vi avrei intrattenuti su argomenti che possono riguardarvi da vicino. Ma ho pensato anche che per mantenere i rapporti con gli altri bisogna tendere alla massima cordialità. Uno degli strumenti per arrivare a farlo sono le #barzellette, perchè sono terapeutiche. Poi penseremo a parlare di programmi. Tik Tok Tak! #silvioberlusconi #berlusconi #forzaitlia?? ♬ suono originale – Silvio Berlusconi

No final Berlusconi arremata com um pedido de votos: 

“Tome cuidado quando estiver no oceano para que todos tenham pára-quedas. Agora vamos tentar colocar um pára-quedas na nossa Itália, que no momento não está indo tão bem, mas vamos fazer com que corra bem. Na verdade, vamos fazer com que corra melhor”. E encerra com um aceno de cabeça: “Tik Tok Tak!”. 

Aliança com partido de Berlusconi lidera pesquisas na Itália 

A atividade de Berlusconi no TikTok promete ser intensa.

Em três dias ele postou cinco vídeos, alguns com trechos de sua participação em um programa de entrevistas em um dos canais de TV de sua propriedade.

No melhor estilo pop star, o político italiano sorri encantado quando a plateia de admiradores o aplaude entusiasticamente. 

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@silvio.berlusconi Tra pochi minuti, verrò intervistato da Paolo Del Debbio, su #rete4 ♬ suono originale – Silvio Berlusconi

Em todas as postagens, Berlusconi se dirige aos novos eleitores e acena com promessas como a de retirar impostos das empresas que contratarem jovens. 

A Itália vai às urnas no dia 25 de setembro. As eleições foram convocadas depois da renúncia do ex-primeiro-ministro Mario Draghi.

As pesquisas apontam a aliança de centro-direita formada pelo Forza Italia de Berlusconi, a Liga de Matteo Salvini, o Fratelli d’Italia de Giorgia Meloni e mais dois pequenos partidos como a favorita para vencer a eleição. Com 48,2% das intenções de voto, pode alcançar maioria tanto na Câmara como no Senado.

Apesar da simpatia no TikTok, Berlusconi tem uma história marcada por escândalos e controvérsias. Ele é dono do grupo Mediaset, maior conglomerado de mídia da Itália, competindo diretamente com a estatal RAI. 

Conhecido como “Il Cavaliere”, o ex-primeiro ministro comandou quatro governos italianos no período entre 1994 e 2011.

Em 2011, protagonizou o escândalo chamado “bunga bunga”, envolvendo festas com menores de idade em sua mansão.

Em 2013 foi eleito para o Senado, mas foi expulso depois de ter sido condenado em agosto daquele ano a quatro anos de prisão por fraude fiscal relacionada a seu grupo de mídia. Por causa da idade teve a pena alterada para serviço comunitário.

A sentença o impediu de concorrer às eleições durante seis anos, mas não desistiu da carreira política, acabando por ser eleito eurodeputado em 2019.

Em setembro de 2020 contraiu Covid e a partir de então foi internado várias vezes até meados de 2021 por diversos motivos, incluindo problemas cardíacos e sequelas da infecção.

Mas ele não desiste de voltar ao protagonismo na política interna: em janeiro de 2022, ameaçou concorrer à presidência da Itália, mas retirou a candidatura dois dias antes do pleito, que acabou reelegendo o presidente Sérgio Matarella.

Agora, aos 85 anos, anunciou que tentará retornar ao Senado nas eleições antecipadas de 25 de setembro.

O “Cavaliere” aumentou suas chances eleitorais depois que seu partido se uniu à aliança liderada pelo grupo de extrema-direita Fratelli d’Italia, que propaga o lema “Deus, Pátria e Família” e deve eleger Giorgia Meloni (ex-Ministra da Juventude de Berlusconi) como a primeira mulher a liderar o governo italiano.

A entrada no TikTok mostra que o homem de mídia não está preso ao passado. No vídeo inaugural, ele fez as contas do tamanho do eleitorado que pode atingir: 

“Há 5 milhões de vocês nesta plataforma e 60% de vocês têm menos de 30 anos […]. 

O líder do Forza Italia disse que usaria a plataforma para dizer aos jovens como ele poderia transformar a Itália em “um país que lhe dá novas oportunidades e a chance de realizar seus sonhos”.

TikTok no radar de políticos como Berlusconi 

Berlusconi não é o único político italiano a usar o TikTok para chegar aos jovens. Também na semana passada, Matteo Renzi, o mais jovem a ocupar o cargo de primeiro-ministro do país, estreou na plataforma. 

Renzi lidera o Itália Viva, que integra uma aliança de centro com o Azione. Os dois partidos defendem a continuidade da agenda reformista de Draghi e propõem uma “terceira via” às coligações de centro-direita e de centro-esquerda (respectivamente com 48,2% e 29,3% das intenções de voto, segundo a Sky italiana).

Por enquanto, o bloco centrista de Renzi aparece com apenas 4,2%, mas sua estratégia é crescer roubando eleitores justamente do Forza Italia de Berlusconi e para isso o caminho passa pelas redes sociais.

A Itália é um dos países com maior migração da audiência de notícias para o meio digital devido à elevada penetração das redes sociais.

Segundo o levantamento anual de 2022 do Instituto Reuters para estudos de Jornalismo em Oxford, pela primeira vez na Italia um canal digital figurou como o mais popular para obter informações.

Com 21%, o Fanpage superou emissoras de TV, a principal agência de notícias italiana (ANSA) e os jornais mais importantes, como o La Repubblica ou o Corriere della Sera.

Em todo o mundo, os jovens são os que mais consomem notícias pelas redes sociais, e nem sempre pelos canais dos veículos de imprensa.

Os influenciadores se consolidam como fontes de informação. Nesse cenário, o movimento de Berlusconi e de outros que entram nas redes para se conectar com eleitores jovens vai virando uma tendência.