Londres – A coroação do Rei Charles III e da rainha Camilla, neste sábado, não é importante apenas para o futuro da monarquia, mas também para a imprensa britânica, que preparou edições e coberturas especiais.

Todas as TVs transmitem desde cedo os preparativos para a cerimônia ao vivo, enquanto jornais estão saindo com longos suplementos  para serem guardados pelos monarquistas mais apaixonados ou pelos que gostam de colecionar peças históricas. 

É a primeira coroação em 70 anos, na era da mídia digital e das redes sociais. Mas o efêmero das home pages dos sites ou das redes sociais não vai ficar guardado em gavetas ou bibliotecas como os jornais desses três dias de eventos. 

Veja como os principais jornais britânicos estão noticiando a coroação. 

Imprensa destaca coroação de Charles como Dia do destino

A palavra destino foi usada por três jornais para destacar o dia da coroação do rei Charles III.

A manchete do Daily Express sobre a coroação do rei Charles III diz: ‘Dia do destino’ e mostra um trono vazio aguardando pelo monarca. Abaixo do título do jornal, a frase God Save The King (Deus Salve o Rei). 

Capa jornal coroação rei Charles III Daily Express

A palavra também foi usada no título do The Times ao informar que o rei Charles III cumprirá seu destino quando se tornar o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster. O jornal fez também um guia de serviço sobre a coroação, com oito páginas.

A foto escolhida para ilustrar a capa é a do rei Charles III relaxado na sexta-feira (5) cumprimentando pessoas que aguardam para ver a passagem das carruagens na avenida que dá acesso ao Palácio de Buckingham. 

Capa jornal coroação rei Charles III The Times

Na edição especial sobre a coroação do rei o Daily Mail destacou uma foto de Charles aos 20 anos, quando foi coroado príncipe de Gales, em 1969, com o título “Seu dia do destino”. O jornal preparou uma edição especial “histórica” e usou a coroa com o God Save the King entre as duas palavras de seu nome. 

Capa jornal coroação rei Charles III Daily Mail

Jornais produzem edições especiais sobre a coroação

O The Sun optou pelas duas coroas para ilustrar sua capa, e também oferece uma edição especial para colecionar. O tabloide, que está sendo processado pelo príncipe Harry, informa ainda que o filho do monarca  estará sentado na terceira fileira na cerimônia de coroação, ao lado de suas primas, as princesas Beatrice e Eugenie – uma pitadinha de maldade para lembrar que ele não terá papel relevante na cerimônia depois dos ataques à família real em uma série da Netflix e em seu livro de memórias Spare

Capa jornal coroação rei Charles III The Sun

“Ele não apenas usará a coroa, mas também carregará o peso da história e as esperanças da nação” foi o título do Daily Mirror sobre a coroação do rei Charles, com foto da coroa na capa. O tabloide é outro a oferecer uma edição especial para colecionadores. 

Capa jornal coroação rei Charles III Daily Mirror

O jornal Daily Star, conhecido por suas manchetes descontraídas, manteve o estilo e destacou o cão de caça irlandês Séamus, que vai participar do desfile da coroação do rei, que deverá motivar o consumo de 130 milhões de canecas de cerveja. E também faz uma chamada para o encarte sobre o evento. 

Capa jornal coroação rei Charles III Daily Star

O The Daily Telegraph, referência da imprensa conservadora e monarquista, produziu uma edição especial sobre a coroação de Charles III com 84 páginas. E destacou que o juramento do rei vai fazer eco as palavras de sua falecida mãe: “Eu não venho para ser servido, mas para servir”. O rei foi criticado na semana passada pela ideia de pedir ao povo para jurar fidelidade em voz alta, e a ênfase ao serviço à população é uma forma de reverter a má impressão. 

Capa jornal coroação rei Charles III Daily Telegraph

O jornal i adota uma abordagem ligeiramente diferente em sua cobertura da coroação, fugindo do nacionalismo e idolatria. A primeira página destaca uma das pesquisas sobre o apoio à monarquia, ressaltando a batalha de Charles para assegurar o futuro do regime. 

O jornal diz que 52% dos entrevistados ainda são a favor do sistema atual, em que o rei é o chefe de Estado, enquanto 23% se descrevem como republicanos. 

capa jornal coroação Charles III Jornal i

A edição de final de semana do jornal econômico Financial Times dá pouco destaque para a coroação do rei Charles III. Apenas uma pequena chamada sobre a análise feita pelo professor de História britânico Simon Schama sobre o evento. 

Capa jornal coroação rei Charles III Financiala Times