O jornalista colombiano Luis Gabriel Pereira, de 25 anos, foi baleado e morto na cidade de Ciénaga de Oro, no norte da Colômbia, por dois pistoleiros que o atingiram quando trafegava de moto na cidade, segundo comunicado do Comitê de Proteção a Jornalistas. 

Pereira era dono do canal de notícias local Notiorense, criado há pouco meses no Facebook. Ele publicava matérias sobre crime e segurança pública em Ciénaga de Oro. 

Uma das reportagens recentes foi sobre um feminicídio, na qual o nome do suposto autor do crime era mencionado.

Na página há também cenas de roubos de carros, atropelamento em que o motorista fugiu sem socorrer a vítima, brigas e outros delitos. 

As reportagens levaram outros jornalistas a alertar Pereira de que sua segurança poderia estar em risco, segundo a Fundação Para a Liberdade de Imprensa (FLIP). 

Outro jornalista baleado na mesma região

O crime aconteceu no dia 9 de maio e teve repercussão nacional.

Dois dias depois, o ministro do Interior, Luis Fernando Velasco, publicou uma mensagem no Twitter dizendo  que o governo “rejeita e lamenta” o assassinato de Pereira e pediu às autoridades que “trabalhem contra a estigmatização de jornalistas”. 

O CPJ informou que motivo do assassinato ainda não está claro, mas lembrou que em outubro de 2022, o jornalista Rafael Emiro Moreno também foi baleado e morto em Córdoba.

“O assassinato de Luis Gabriel Pereira mostra mais uma vez os riscos mortais para os jornalistas na região colombiana de Córdoba”, disse o Diretor do CPJ, Carlos Martinez de la Serna. 

“As autoridades devem investigar o assassinato de Pereira para determinar se está relacionado ao seu trabalho, levar os responsáveis ​​à justiça e mostrar um claro compromisso com a proteção dos repórteres.”

Córdoba abriga várias gangues violentas de narcotraficantes, segundo informações da imprensa. A  FLIP disse que a prefeita de Ciénaga de Oro, Ana Bedoya Usta, reclamou que a segurança havia piorado nos últimos meses.

Yasid Alberto Montaño, comandante da polícia de Montería, capital de Córdoba, disse que a polícia está investigando o assassinato e anunciou uma recompensa de 10 milhões de pesos (R$ 10,6 mil ) por informações que ajudem a solucionar o crime. 

Paola Tovar, porta-voz do procurador-geral em Bogotá, disse ao CPJ que agentes estavam entrevistando parentes de Pereira e trabalhando com a polícia em Ciénaga de Oro para investigar o assassinato.

Em 2022, dois jornalistas foram assassinados no país. Um deles, Rafael Emirio Moreno, da mesma região onde vivia Luis Gabriel Pereira, estava sob proteção policial quando foi atingido por pistoleiros a bordo de uma moto.

Crimes contra jornalistas cidadãos ou que trabalham em pequenos veículos de imprensa regionais são cada vez mais comuns na América Latina, pois os profissionais atuam sem qualquer tipo de proteção. 

Liberdade de imprensa na Colômbia

A Colômbia está em 139º no Global Press Freedom Index da organização Repórteres Sem Fronteiras, que mede a liberdade de imprensa em 180 países. 

A análise da RSF aponta que a nação continua sendo uma das mais perigosas do continente para os jornalistas. 

A cobertura de tópicos como meio ambiente, conflito armado, corrupção ou conluio entre políticos, empresas do setor privado, grupos armados ilegais e crime organizado provoca assédio, intimidação e violência sistemática.