Londres – No alvo de congressistas e do governo dos EUA por pertencer a uma empresa chinesa, o TikTok é visto por 59% dos americanos como um risco à segurança nacional, segundo uma nova pesquisa do Pew Research Center.

Apenas 17% dos americanos acham que a plataforma não é uma ameaça à segurança do país, enquanto outros 23% não têm certeza sobre os riscos.

E mais de 70% dos entrevistados temem a forma como a rede social utiliza seus dados pessoais. 

As entrevistas foram feitas em meados de maio, na mesma época em que o estado de Montana aprovou uma lei para proibir o uso do TikTok.  

O estudo do Pew reflete as percepções depois que o congresso e o governo elevaram o tom, fazendo com que os potenciais riscos do TikTok, que tem 150 milhões de usuários no país, ficassem em evidência na mídia e nas redes sociais. 

Em março, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi sabatinado pelo Congresso.

Ele continuou negando que integrantes do governo chinês possam ver os dados, e ofereceu salvaguardas para acalmar os parlamentares.

Mas a repercussão não foi positiva para a plataforma, que ganhou uma defesa formal do governo chinês contra gestões para que ela seja vendida e deixe de pertencer a uma holding do país. 

Dados, a ameaça do TikTok 

A pesquisa do Pew constatou que 64% dos entrevistados disseram estar muito ou um pouco preocupados com a forma como o TikTok usa os dados que coleta de seus usuários. Outros 34% não estão preocupados.

As opiniões sobre ameaças do TikTok à segurança nacional TikTok variam de acordo com a idade e inclinação política. 

Apenas 13% dos adultos de 18 a 29 anos dizem que o TikTok é uma grande ameaça. Esse temor vai aumentando conforme a idade avança, chegando a 46% entre os americanos de 65 anos ou mais.

Mas mesmo entre os mais jovens, o uso de dados é um ponto vulnerável: 54% das pessoas entre 18 e 29 anos consideram preocupante a forma como a plataforma trata com suas informações pessoais, taxa que alcança  75% na faixa acima de 65 anos. 

Republicanos e Democratas avaliam riscos do TikTok

As pressões sobre o TikTok começaram com o ex-presidente Donald Trump, como parte de sua narrativa anti-China, enquanto Joe Biden chegou a convidar TikTokers para uma entrevista coletiva na Casa Branca no início de seu mandato. 

As duas sinalizações para lados opostos podem ter influenciado a opinião de americanos que se declaram alinhados a um dos dois partidos, embora recentemente o governo Biden tenha defendido a venda da plataforma.

Na nova pesquisa do Pew, sete em cada dez republicanos e independentes com tendência republicana dizem que o TikTok é uma ameaça à segurança nacional nos EUA, em comparação com 53% dos democratas e simpatizantes do partido de Joe Biden.

O uso de dados também preocupa mais os republicanos (72%) do que os democratas (60%). 

O Pew comparou ainda a opinião entre os americanos que usam e que não usam o TikTok. Metade dos não usuários manifestou desconfiança com o tratamento de suas informações, percentual que sobe para 69% entre os que utilizam a rede social. 

A pressão sobre o TikTok, associando a rede social a ameaças à segurança nacional nos EUA, se intensificou desde março e por isso pode não ter sido refletida no relatório de marcas de mídia mais valiosas da consultoria Brand Finance, elaborado com base em pesquisas anteriores. 

O TikTok aparece em segundo lugar no ranking, perdendo apenas para o Google. A rede chinesa subiu duas posições na lista deste ano, que teve o Twitter como grande perdedor.