Londres – O que vem sendo chamado de “duelo cinematográfico”, com Barbie e Oppenheimer disputando ao mesmo tempo a preferência dos cinéfilos em todo o mundo, mostra que eles não correm na mesma raia. 

É o que sugere uma pesquisa do instituto britânico YouGov, que examinou quem são os que planejam assistir a um ou a outro filme. 

As duas produções que chegam juntas às telas, um evento que ganhou o apelido de “Barbenheimer”, têm públicos muito diferentes, da idade ao estilo de vida e interesses pessoais, o que indica a possibilidade de lucros altos para os dois estúdios, ainda que Barbie tenha saído na frente nas bilheterias. 

Será mesmo um duelo Barbie x Oppenheimer?

Apesar de todo o hype em torno da fantasia cor-de-rosa da boneca e de seu apelo para gerações mais velhas que brincavam com ela quando eram pequenas, o drama sombrio sobre o desenvolvimento da bomba nuclear ganhou no Reino Unido em “intenções de voto”: 34% dos britânicos planejam assistir Oppenheimer, contra 10% que pretendem ver Barbie. 

Mas isso não significa necessariamente uma derrota para a boneca, cujos admiradores talvez estejam em maior número. 

  • Os fãs do filme Barbie tendem a ser mais jovens, com 67% entre 18 e 39 anos (contra 29% dos fãs de Oppenheimer).
  • Dois terços dos interessados em assistir Barbie são mulheres (66% ,contra 31% dos fãs de Oppenheimer ).
  • Os homens predominam entre os fãs de Oppenheimer (69%, contra 34% dos fãs da Barbie).
  • 17% dos que planejam ver Barbie se identificam como LGBTQ+, quase o dobro dos fãs de Oppenheimer que dizem o mesmo (7%).

Os fãs de Barbie e Oppenheimer também não compartilham dos mesmos interesses.

  • Os fãs de Oppenheimer tendem a se interessar por notícias nacionais (50% contra 29%), ciência (42% contra 21%), política (36% contra 18%) e viagens/férias (42% contra 39%).
  • Por outro lado, os que pretendem assistir Barbie gostam mais de acompanhar a vida de celebridades (43% contra 20%), assuntos de beleza (26% contra 9%), moda e design (25% contra 9%), educação (24% contra 18%) e religião e espiritualidade (17% contra 12%).

Para marcas interessadas em comercializar produtos de consumo, os espectadores de Barbie são os mais receptivos a mensagens publicitárias.

  • 52% dizem que são influenciados por e-mails de marcas e 45% afirmam costumar procurar produtos depois de ver anúncios em pôsteres e outdoors (contra 29% e 30% dos fãs de Oppenheimer, respectivamente ).
  • Os fãs da Barbie podem ser poderosos defensores de marcas e produtos. Sete em cada 10 (70%) dizem que adoram recomendar coisas para as pessoas experimentarem, algo com o qual apenas 47% dos fãs de Oppenheimer concordam.
  • Mais da metade (52%) dos fãs de Oppenheimer são céticos em relação às marcas que expressam suas opiniões políticas ou sociais e acham que as marcas estão apenas tentando explorar os problemas (contra 43% dos fãs da Barbie).

O marketing de Barbie não está para brincadeiras no duelo com Oppenheimer.

Há vários dias, a busca pelo filme Barbie em vários países mostra uma tela cheia de estrelinhas piscando, até ficar toda cor-de-rosa. Nos primeiros dias de exibição e na batalha do charme online, Barbie está ganhando. 

No duelo Barbie x Oppenheimer, Google ficou cor-de-rosa em busca por filme Barbie