Londres – Enquanto o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, turvou a comemoração da vitória da seleção feminina espanhola na Copa do Mundo neste domingo com um beijo indesejado na atleta Jenni Hermoso diante das câmeras, em Nova York a vítima foi uma vereadora, “atacada” durante uma entrevista. 

Inna Verkikov, de 38 anos, falava com a repórter da CBS Hannah Kliger em Brighton Beach, no Brooklyn, quando um homem se aproximou, deu um beijo em sua bochecha e se afastou sorrindo.

Irritada, a vereadora do partido Republicano disse: “what the f*k?”, o equivalente a um sonoro “que p* é esta?”.

Reprovações ao beijo na vereadora 

O vídeo foi postado pela jornalista da rede de TV, e despertou comentários de reprovação.

A vereadora tem histórico de militância feminista. Nascida na Ucrânia, ela é advogada e fez parte de um movimento para adicionar mulheres no conselho do 48º Distrito de Nova York, do qual Brighton Beach faz parte. 

Verikov comentou o incidente no vídeo postado pela jornalista Hannah Kliger, dizendo: 

“Não é o tipo de amor que eu espero dos eleitores”. 

Em outro post, a vereadora que nasceu na Ucrânia, falou sobre a indignação e o apoio recebido após o beijo inesperado: 

“O que aconteceu comigo em Brighton Beach na semana passada foi assustador, nojento e completamente inapropriado. O comportamento indesejado e indevido foi uma violação da minha autonomia corporal e espaço privado. Nenhuma mulher deveria ter que passar por isso.

Agradeço profundamente todo o apoio que recebi […] E embora a indignação em torno deste caso seja justificada, quero ter certeza de que este incidente não banaliza o abuso e assédio sexual MUITO sério e generalizado que causa às vítimas anos de dor e trauma incapacitante, e que afeta suas vidas nos anos seguintes.”

Ela não é a única vereadora do mundo a sofrer com um beijo forçado. Em dezembro do ano passado, o vereador Marquinhos da Silva (PSC) abraçou e beijou a colega Carla Ayres (PT) durante uma sessão na Câmara de Florianópolis, diante das câmeras. 

Apesar dos protestos e da fisionomia do homem que deu o beijo na vereadora de Nova York ser visível, o Departamento de Polícia não confirmou se há uma investigação sobre o caso. 

Jornalista atacada em transmissão ao vivo 

Embora desta vez a vítima tenha sido uma entrevistada, ataques durante entrevistas na maioria das vezes têm como alvo as próprias jornalistas. Um caso notório e recente foi o da repórter esportiva italiana Greta Beccaglia

Em 2021, ela fazia um boletim ao vivo ao fim de um jogo na Toscana quando um torcedor passa e encosta a mão em seu traseiro. Beccaglia mostra sua revolta, mas o colega de bancada que ancorava a transmissão, o veterano Giorgio Micheletti, foi criticado por ter amenizado a situação. 

Ele foi suspenso e meses depois deixou o jornalismo esportivo. 

Em dezembro de 2022, o torcedor foi condenado a pagar uma indenização à jornalista. Ele também terá que ficar longe dos estádios por três anos e recebeu uma pena de prisão de cinco anos, suspensa.