Collen Murrell, professora de jornalismo da Dublin City University
Collen Murrell

Wael Dahdouh, um dos jornalistas mais conhecidos na cobertura do conflito de Gaza, iniciou esta semana tratamento médico no Catar. Dahdouh foi ferido em dezembro num ataque de drone israelense que matou seu operador de câmera.

O chefe da sucursal da Al-Jazeera em Gaza também perdeu a esposa, dois filhos e um neto num ataque israelense que atingiu a sua casa.

Ele perdeu outro filho, Hamza, também jornalista da Al-Jazeera, quando seu carro foi atingido por um míssil israelense durante uma reportagem.

Conflito em Gaza: cresce o número de jornalistas mortos e feridos

No atual conflito em Gaza, o número de jornalistas mortos e feridos continua a aumentar. Um dos mais recentes no momento em que este artigo foi escrito, foi Yazan al- Zuweidi, um jornalista palestino e operador de câmara da emissora Al-Ghad, que foi morto em 14 de janeiro num ataque aéreo israelense no norte de Gaza.

Organizações não-governamentais fazem a pergunta inevitável:

“São assassinatos direcionados?”

Estas organizações, incluindo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ), cobram a realização de inquéritos e investigações, mas será que conseguirão chegar à verdade ou garantir processos?

De acordo com um relatório do CPJ publicado em 20 de janeiro, 83 jornalistas e profissionais de mídia foram confirmados como mortos desde outubro de 2023, dos quais 76 eram palestinos, quatro eram israelenses e três eram libaneses.

O CPJ observa que os dados não confirmam até agora que “todos estes jornalistas cobriam o conflito no momento da sua morte”. No entanto, inclui todos na sua contagem, pois “investiga as circunstâncias”.

Jornalistas sob risco em Gaza

O secretário-geral da RSF, Christophe Deloire, afirmou:

“Os jornalistas estão pagando um preço alto. Constatamos que o número de jornalistas mortos em conexão com o seu trabalho é muito elevado: pelo menos 13 num território tão pequeno.

Apresentamos uma queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para estabelecer os fatos e até que ponto os jornalistas foram conscientemente visados”.

O primeiro incidente de jornalistas visados que chamou a atenção internacional ocorreu em 13 de outubro, na fronteira sul do Líbano com Israel. Relatos de bombardeios transfronteiriços atraíram um grupo de sete jornalistas para a área.

Segundo a Reuters, este grupo foi atingido por dois projéteis disparados em rápida sucessão de Israel. O jornalista de vídeo da Reuters, Issam Abdallah foi morto e a fotógrafa da AFP Christina Assi ficou gravemente ferida e teve que amputar a perna.

Na época, a RSF disse : “Os repórteres não eram vítimas colaterais do tiroteio. Um dos seus veículos marcados como ‘imprensa’ foi alvo, e também ficou claro que o grupo estacionado ao lado era de jornalistas”.

Investigação sobre as mortes dos jornalistas

Após o incidente, a Reuters e a AFP conduziram investigações. A Reuters conversou com “mais de 30 autoridades governamentais e de segurança, especialistas militares, investigadores forenses, advogados, médicos e testemunhas para reunir um relato detalhado do incidente”.

Imagens de telefones celulares de oito meios de comunicação foram examinadas e estilhaços foram enviados para análise à Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada.

Outras investigações foram realizadas pela Anistia Internacional e pela Human Rights Watch, que, juntamente com a RSF, propuseram que os ataques fossem investigados como possíveis crimes de guerra.

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati disse que seu governo estava processando uma queixa apresentada ao conselho de segurança da ONU.

As provas da Reuters foram apresentadas às Forças de Defesa de Israel (IDF), cujo porta-voz internacional, tenente-coronel Richard Hecht, disse: “Não temos como alvo jornalistas”.

O enviado de Israel na ONU, Gilad Erdan reiterou este ponto mais tarde, dizendo:

“Obviamente, nunca quereríamos atingir ou disparar contra qualquer jornalista que esteja fazendo o seu trabalho. Mas você sabe, estamos em estado de guerra, coisas podem acontecer.”

Dificuldade de apurar mortes no conflito em Gaza

Embora possa ser possível provar este caso específico, apoiado pelos recursos investigativos de organizações noticiosas internacionais, será muito mais difícil fornecer o mesmo nível de detalhe dentro da Faixa de Gaza fechada, onde é cada vez mais difícil reunir provas ou mesmo atuar como jornalista.

Quando questionado sobre o elevado número de mortes de jornalistas por Lewis Goodall, da estação de rádio britânica LBC, o antigo embaixador e porta-voz israelense Mark Regev evitou responder, afirmando em vez disso:

“Israel é o único país na região que protege e defende a liberdade de imprensa”.

Então, qual é a probabilidade de estas mortes em Gaza virem a ser objeto de processos?

Um caso anterior ilustra as dificuldades. Um ano antes deste último conflito em Gaza, em maio de 2022, a repórter da Al-Jazeera na Palestina,  Shireen Abu Akleh, foi morta.

Enquanto cobria uma operação militar israelita num campo de refugiados na cidade de Jenin, na Cisjordânia, a equipe de reportagem de Abu Akleh foi atacada, apesar de seus integrantes usarem roupas e capacetes que os identificavam claramente como jornalistas.

Imediatamente após o assassinato, as autoridades israelenses divulgaram que era provável que a cidadã palestina-americana com dupla nacionalidade tivesse sido baleada por “homens armados militantes palestinos não identificados”.

Isto foi posteriormente refutado após a análise de imagens de celulares e investigações levadas a cabo por grupos de direitos humanos, vários veículos de comunicação e a ONU.

Processo criminal não foi adiante

Quatro meses depois, as Forças de Defesa de Israel (FDI) admitiram que havia uma “grande possibilidade” de Abu Akleh ter sido baleada “acidentalmente” por um soldado israelense.

Depois disso, o gabinete do advogado-geral militar das FDI disse que não iria prosseguir com acusações criminais contra os soldados envolvidos.

À medida que os assassinatos de jornalistas continuam, os repórteres locais são cada vez mais os únicos meios de comunicação que restam em Gaza.

A região está fora do alcance da maioria dos repórteres internacionais, exceto em operações de incorporação limitadas e controladas nas FDI. O perigo torna cada vez mais difícil cobrir o que está acontecendo.

É um padrão também observado após a guerra no Iraque em 2003, e na Síria a partir de 2011, quando a reportagem nestes locais se tornou demasiado perigosa para os repórteres internacionais, que dependiam de jornalistas locais até que eventualmente se tornou muito difícil para eles também.

Nestes locais, e cada vez mais em Gaza, torna-se impossível divulgar notícias e, potencialmente, aumenta o espaço para a desinformação.


Sobre a autora

Collen Murrel é pesquisadora principal do relatório anual Reuters Digital News Report Ireland. Também pesquisa jornalismo internacional e de conflitos,  violência online e ensina rádio, televisão e notícias internacionais na Dublin City University.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.