Jacqueline Fear-Segal

Killers of the Flower Moon (Assassinos da Lua das Flores) é um filme épico histórico perturbador e poderoso, e por sua atuação tranquila mas cativante como Mollie Burkhart, Lily Gladstone foi com justiça indicada ao Oscar de melhor atriz – tornando-a a primeira mulher nativa americana a competir nesta categoria.

Gladstone já ganhou o Globo de Ouro e o prêmio Screen Actors Guild de melhor atriz. Em seu discurso de agradecimento no Globo de Ouro, ela deixou bem claro que seu sucesso deve ser compartilhado com todos os integrantes dos povos nativos americanos. Ela começou se apresentando em sua língua Blackfeet, antes de declarar:

Esta é uma vitória histórica. Isto é para cada criança rez [de uma reserva], cada criança urbana, cada criança nativa que tem um sonho, que se vê representada em nossas histórias contadas por nós mesmos, em nossas próprias palavras.

Filme estrelado por Lily Gladstone indicado a 10 estatuetas do Oscar 

Killers of the Flower Moon, indicado a dez Oscars, não é um filme fácil. Baseado no livro de não ficção de mesmo nome, objeto de pesquisa extensiva pelo autor David Grann, narra um episódio sangrento (um entre muitos) na história da América envolvendo o assassinato brutal de nativos americanos.

Concentrando-se no romance e casamento entre Mollie Kyle e Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio), o filme conta a história de como mais de 60 Osages, de uma tribo de nativos americanos em Oklahoma, foram brutalmente assassinados por suas terras e riqueza petrolífera por intrusos brancos.

Durando de 1910 a 1930, este período ficou conhecido como o Reinado do Terror Osage. É uma história violenta de traição e ganância que mostra Mollie Burkhart, casada, lutando para salvar seu povo e obter justiça pelos assassinatos.

Ao longo do filme, Gladstone interpreta a personagem como uma pessoa discreta e digna – comunicando-se tanto com seus olhos expressivos e leves movimentos de sua boca quanto com suas palavras.

Fora do palco, na preparação para o Oscar, a poderosa defesa de Gladstone em favor de todos os nativos americanos demonstrou que os “índios” não são apenas um grupo histórico homogêneo em filmes de época. 

Ganhar o Oscar seria um grande momento não apenas para os nativos americanos, mas também para a indústria cinematográfica.

Histórias nativas do passado e do presente

Lily Gladstone, indicada ao Oscar, cresceu na reserva Blackfeet, em Montana. A terra foi concedida a esta outrora poderosa tribo guerreira das planícies por um tratado dos EUA em 1888.

Muito menor do que as terras tradicionais dos Blackfeet, a reserva sinalizou a diminuição do poder econômico e político da tribo. Nessa altura, os búfalos, que tinham sido a base econômica e cultural da sociedade Blackfeet, tinham sido quase totalmente exterminados.

Assim como os Blackfeet, os Osage também são uma tribo das planícies. Em 1872, as invasões dos brancos a suas terras os forçaram a se mudar do Kansas para uma reserva no Território Indígena (que se tornou parte do novo estado de Oklahoma em 1907). 

Mas, de forma incomum, a tribo Osage comprou a sua reserva – por isso, quando o petróleo foi descoberto, os membros da tribo detinham os direitos e as riquezas.

Um contexto mais histórico no filme teria ajudado a situar esta história trágica num quadro mais amplo – em particular, a cumplicidade do governo dos EUA nos assassinatos dos Osage . 

Ao designá-los individualmente como legalmente incompetentes e dependentes de tutores brancos para controlar os seus assuntos financeiros, tornaram-se vulneráveis ​​a roubos e homicídios.

Gladstone diz que ouviu falar de seu pai sobre a extraordinária riqueza petrolífera dos Osage. Na década de 1920, eram as pessoas per capita mais ricas do mundo . Mas ela estava apenas vagamente consciente dos assassinatos.

Agora, bem informada e consciente destes crimes e dos seus legados, Gladstone insiste que o seu público “nunca deve esquecer que esta é uma história recente com um impacto duradouro na respiração e no sentimento das pessoas hoje. Pertence a eles e todos temos muito que aprender com isso.”

O povo Osage retratado no filme 

Dois homens brancos, Ernest Burkhart e seu tio, Bill Hale (Robert De Niro), dominam a ação, e não há dúvidas sobre a escalada de seus crimes. Mas é o poder da atuação de Gladstone que direciona o foco para Mollie e sua família, e assim coloca o povo Osage no centro do filme.

O cinema tem frequentemente retratado os míticos nativos americanos como guias espirituais, selvagens agressivos ou, tragicamente, em vias de extinção para abrir caminho à “civilização”. Mas este filme conta uma história verdadeira.

O povo Osage não apenas representou muitos dos papéis, mas também desempenhou um papel vital no desenvolvimento do filme . A contribuição dos Osages vivos mudou a história contada no livro de Grann; o papel central que ele havia dado ao FBI tornou-se menor à medida que suas histórias foram incorporadas à narrativa e, em seguida, ao roteiro do filme.

O público ouve a língua Osage e vê seus penteados, comida, tradições culturais e roupas. Por exemplo, o casaco de casamento e o chapéu de penas de Mollie são do acervo do museu Smithsonian e foram usados de verdade ​​por uma noiva osage na década de 1920 .

“O filme é notável pois os osages são notáveis ”, observou Gladstone , “e do quanto eles tinham a dizer sobre sua produção”.

O reconhecimento de Gladstone em seu papel como Mollie Burkhart permitiram que ela usasse o pódio dos discursos para defender a representação nativa.

Isso inclui abordar publicamente questões culturalmente sensíveis, incluindo o nome dos vencedores do Super Bowl, os Kansas City Chiefs , o que aumenta a deturpação dos nativos americanos.

Ela fez isso ao mesmo tempo em que exibia roupas e joias deslumbrantes criadas pelos nativos, destacando sua cultura viva e bela.

Se Gladstone recebesse o Oscar de melhor atriz,  não seria apenas um momento muito merecido, mas também altamente simbólico. E um enorme grito de alegria e exuberância ecoaria por todo o país dos povos indígenas. 


Sobre a autora 

Jaqueline Fear-Segal, professsora Universidade de East Anglia, passou dois anos como professora visitante na Sorbonne Nouvelle, em Paris, ensinando Civilização Americana, e também atuou como redatora de roteiros para o Serviço Mundial da BBC. Ela é especializada em assuntos indígenas americanos, racismo e cultura visual.


Este artigo foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons.