Cinco propostas de reportagens que abordem a relação entre a conservação dos oceanos e os esportes náuticos serão financiadas com bolsas de R$ 10 mil oferecidas por uma iniciativa conjunta entre a Unesco e a Fundação Boticário. 

O programa Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está em seu quarto ano. O tema de 2024 foi escolhido em sintonia com Jogos Olímpicos de Paris, e as inscrições foram prorrogadas até 28 de abril.

Podem concorrer profissionais graduados em jornalismo ou que comprovem exercer a função jornalística regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de especialização em temas ambientais.  

O objetivo do programa de bolsas apoiado pela Unesco é fomentar a produção de conteúdo jornalístico qualificado para conscientizar e engajar a sociedade na causa da conservação dos oceanos.

Bolsa Unesco / Boticário financiará reportagens em formatos variados 

Jornalistas interessados de todo o Brasil podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou internet que demonstrem a associação entre esportes aquáticos, náuticos ou diretamente influenciados pela região costeira e os esforços de preservação dos mares. 

O objetivo é destacar a importância da conservação do oceano e como modalidades esportivas dependem diretamente da saúde dos ecossistemas marinhos, aproveitando a visibilidade global das Olimpíadas e Paralimpíadas para chamar a atenção sobre a preservação, não apenas para garantir a continuidade dessas atividades esportivas mas também para assegurar a sustentabilidade do planeta. 

As reportagens devem abordar a relevância das atividades esportivas na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento econômico e como elas são afetadas pela poluição e pelas mudanças climáticas.

O edital sugere explorar cases em âmbito nacional e regional, identificando lacunas de atuação, efetuando comparações internacionais e analisando dados estatísticos. 

Critérios de participação e seleção 

O conteúdo produzido com auxílio da bolsa deve ser veiculado até 29 de novembro de 2024. Os candidatos devem apresentar carta de um veículo de comunicação que garantindo a veiculação. 

Os trabalhos podem ser feitos por um jornalista individualmente ou por duplas de profissionais.

As propostas serão avaliadas por um comitê multidisciplinar, formado por jornalistas, comunicadores e especialistas em meio ambiente. 

A seleção dos bolsistas considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato e o alcance do veículo de comunicação onde o conteúdo será veiculado. 

“Desejamos aprofundar a compreensão pública sobre a importante conexão entre esportes e a saúde do oceano. Acreditamos que o esporte relacionado ao mar também pode chamar a atenção para a pauta ambiental”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Nas edições anteriores, o Conexão Oceano de Comunicação Ambiental apoiou reportagens sobre legislações e políticas públicas costeiro-marinhas (2021), a relação existente entre mudanças climáticas, oceano e resiliência costeiro-marinha (2022) e a atuação brasileira para cumprir compromissos globais relacionados com a proteção do oceano (2023).

O formulário para inscrições está disponível no site da Fundação Boticário.