O Twitter anunciou nesta quarta-feira (1/9) o novo recurso Safety Mode, que pretende bloquear comentários e mensagens diretas consideradas assédio virtual ao usuário. A inteligência artificial pretende cruzar os dados das interações para identificar comentários classificados como inapropriados.
A tecnologia está disponível para testes em perfis na língua inglesa, nos sistemas Android e iOS, além da versão desktop. Usuários selecionados estão experimentando o recurso, que em breve deve ser disponibilizado aos demais.
Ativando a opção Safety Mode, o usuário passa a contar com o monitoramento, que avisa quando um potencial assediador for bloqueado. O bloqueio pode ser desativado a qualquer momento pelo dono do perfil.
“Nossa tecnologia leva os relacionamentos existentes em consideração, portanto, as contas que você segue ou com as quais interage com frequência não serão bloqueadas automaticamente”, aponta o comunicado da rede social.
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Segundo explica o Twitter, o objetivo é proteger do assédio virtual principalmente mulheres e usuários considerados pertencentes a minorias, e ainda permitir que “conversas não sejam interrompidas” na plataforma.
“Nosso objetivo é proteger melhor o indivíduo que recebe os tweets, reduzindo a prevalência e a visibilidade de comentários prejudiciais.”
Em outra frente, no combate à desinformação e às fake news, a plataforma já havia anunciado no mês passado parcerias com agência de notícias para agilizar a checagem de fatos em tempo real.
Os esforços da rede social vêm num contexto de cobrança cada vez maior da sociedade e também de governos, como no caso da Índia, que aprovou lei que responsabiliza o Twitter e outras redes pelo conteúdo postado pelos usuários. Um estudo feito no Reino Unido sobre ódio antissemita nas redes sociais apontou que 84% das denúncias são ignoradas, e o Twitter uma das plataformas que menos removem perfis com essa característica.
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Além do combate ao assédio virtual, ferramenta para influenciadores é lançada
Outro recurso anunciado foi o Super Follows, destinado a influenciadores. Perfis que cobram por conteúdo, com grande engajamento de seguidores, poderão agora criar um grupo “vip”, com taxas especificadas pelo Twitter de $2.99 a $9.99 por mês (cerca de R$ 15 a R$ 81).
A ferramenta é dirigida a perfis de beleza/cosméticos, astrologia, esportes e memes. A proposta é disponibilizar conteúdo extra “por trás das câmeras”, publicar comentários específicos e responder dúvidas dos seguidores de forma mais customizada, segundo exemplifica o Twitter.
O Super Follows está em teste nos Estados Unidos, apenas para iOS.
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