Londres – Enquanto milhares de peessoas enfrentam neste fim de semana filas de mais de 24 horas para ver o caixão da rainha Elizabeth, outras sem tanta disposição preferiram prestar suas últimas homenagens de forma menos sacrificante: depositando flores, mensagens e objetos em um espaço reservado no Green Park.
A área chama-se “Floral Tribute” e fica junto ao Buckingham Palace, sede da realeza. Mas até isso ficou difícil: para chegar lá, os admiradores da rainha enfrentam longas filas.
Por isso, homenagens passaram a ser deixadas espontaneamente em vários locais do centro, até em monumentos de guerra ou em uma estátua representado um cão da raça corgi, o preferido da rainha.
No entanto, nada se compara ao Floral Tribute. Além de milhares de flores, o local reúne também cartões, faixas, bonecos, potes de marmelada e todo tipo de homenagem prestada pelos admiradores da monarca.
De acesso livre, a área tem permanecido lotada por súditos que vão fazer sua despedida ou por visitantes internacionais que vão até lá para entender ou compartilhar os sentimentos do povo britânico pela perda de sua rainha.
Sinta o clima conferindo as fotos de 25 homenagens tocantes.
Ursinho em meio às flores nas homenagens à rainha
O ursinho Paddington, que contracenou com a rainha num vídeo exibido durante as comemorações do Jubileu de Platina, foi utilizado pelos súditos em muitas homenagens.
Muito popular entre as crianças britânicas, ele marca presença no Floral Tribute quase sempre acompanhado de flores e de recados para a soberana.
Leia também | Vídeo da rainha Elizabeth tomando chá com ursinho atolado no show do Jubileu viraliza; assista
Marmelada para a rainha
Além das flores, potes de marmelada também foram muito usados nas homenagens póstumas à rainha Elizabeth. Isso porque no vídeo em que Paddington contracena com a rainha, ela diz que leva sempre na bolsa seu próprio sanduíche de marmelada, como o ursinho leva o dele dentro do gorro.
A força das mulheres
As homenagens não são direcionadas apenas à figura da rainha, mas também se referem ao que ela representou para os súditos. Junto às flores, essa mensagem agradece a Elizabeth “por ter mostrado ao mundo o quão forte uma mulher pode ser”.
Super Woman
Entre as homenagens, esta dispensou palavras. Foto da rainha, um desenho colorido, flores e… uma camisa de Super Woman! Precisa dizer mais alguma coisa?
Elizabeth, a grande
Em meio às flores, faixas foram usadas para se destacar entre as homenagens. Esta diz que a rainha é um diamante e a chama de “A Grande”.
Uma pesquisa do YouGov, o mais importante instituto de pesquisa britânico, revela a maioria dos britânicos considera que Elizabeth II deve ser incluída entre os maiores monarcas da história da Grã-Bretanha.
Leia também | Pesquisa: Charles III será bom rei para maioria dos britânicos, mas só 45% o querem no trono até a morte
O cãozinho da rainha
Bonecos do cãozinho da raça corgi também estão muito presentes nas homenagens. Nesta, o boneco colocado entre as flores foi usado para transmitir a mensagem “Descanse em Paz”, inscrita no peito.
Coração de flores
As milhares de flores oferecidas nas homenagens à rainha foram dispostas em diversos arranjos diferentes. Uma das formas mais bonitas foi a de enormes corações floridos, espalhados ao longo de toda a área.
Elizabeth Regina
Em determinados arranjos, as próprias flores foram dispostas para transmitir mensagens. Neste arranjo, dentro de um quadrado destacam-se as letras E R: a primeira letra de Elizabeth e a segunda de Regina, que significa rainha em latim.
São as letras do selo real, que é único para cada monarca reinante e que deverá ser substituído pelo do novo rei.
Coroa de flores ao pé da letra
Coroas de flores são muito usadas em homenagens fúnebres. Mas nem todas são usadas para homenagear o portador real de uma coroa. Por isso, esse arranjo tendo ao centro literalmente uma “coroa de flores” é um dos que mais chamam atenção no Floral Tribute.
“Nossa Rainha”
Miniaturas de coroas igualmente aparecem muito nas homenagens. Nesta, se destaca a inscrição carinhosa: “Nossa Rainha”. Junto, uma bandeira do Canadá, que faz parte da Commonwealth of Nations (Comunidade das Nações), que reúne 56 países independentes, a maioria antigos territórios do Império Britânico.
Elizabeth era rainha de 15 deles, conhecidos como reinos da Commonwealth, sendo o maior deles justamente o Canadá. Quanto aos demais membros, 36 são repúblicas e 5 têm monarcas próprios.
Recado em forma de coroa
Quem não tem coroa, usa a criatividade. O recado dessa criança foi recortado para lembrar as pontas de uma coroa, cada uma delas ilustrada com uma cor diferente. A homenagem à rainha Elizabeth no meio das flores, em letra infantil, diz que Sua Majestade “brilha como um diamante”.
Homenagens de tirar o chapéu
Muitas das homenagens incluem objetos que fazem à alusão à rainha Elizabeth em substituição a flores. O autor deste tributo preferiu usar um chapéu, ao lado de uma silhueta da soberana.
Que guerra?
Não só países da Commonwealth marcaram presença nas homenagens. Um deles foi a Ucrânia. A guerra em andamento não impediu que os ucranianos depositassem sua bandeira junto com flores em homenagem à rainha.
Da Rússia, com amor
Na guerra de propaganda para demonstrar pesar pela morte da rainha, do outro lado do front os russos também cumpriram seu papel.
Um cartaz se destacava junto a esse arranjo, com a inscrição “Da Rússia, com amor”, em alusão a um dos filmes de James Bond. Rainha pop, Elizabeth II chegou a contracenar com James Bond num vídeo exibido na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Leia também | Elizabeth II, a pop: rainha ‘saltou de paraquedas’ com James Bond na abertura das Olimpíadas; assista
Malvinas não impediram homenagem argentina
Uma homenagem de argentinos foi depositada junto a esse arranjo, com a inscrição “Da Argentina, nossas condolências”. A Guerra das Malvinas (ou Falklands War, para os britânicos) ocorreu em 1982, durante o reinado de Elizabeth. O arquipélago formado por pequenas ilhas é dominado desde 1833 pela Inglaterra e desde então a Argentina reivindica a soberania da área. A tentativa fracassada de retomá-la à força causou a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis.
Homenagens coletivas
Trabalhos escolares de turmas de alunos também foram enviados para o tributo. Essa homenagem foi elaborada por 12 alunos da Langland Community School, da cidade de Milton Keynes, a cerca de 70 quilômetros de Londres.
Cada aluno coloriu a figura da rainha à sua maneira. Alguns acrescentaram corações. A mensagem agradece por todos os anos de serviço e manda muito amor à rainha.
Profusão de cartões
Muitos optaram por enviar cartões à rainha. Esse dá Goodbye à rainha com olhos chorosos no lugar de duas letras. Numa das lágrimas, a inscrição “Vamos sentir sua falta”.
Boa cartada
Cartas de baralho da rainha também foram usadas para lembrar Elizabeth II, em uma montagem com a sua foto. Nesta, a foto de Elizabeth aparece como a rainha de ouros.
Velas e mais velas
Na área do Floral Tribute, um espaço foi reservado para as velas. Ao centro, um boneco do cãozinho da rainha.
Joias da rainha
Bonecos representando a rainha Elizabeth também não poderiam faltar. Esta homenagem, além do casaquinho, inclui até um colar, em alusão às joias que a monarca costumava usar.
Bolsa característica
Na homenagem em que o destaque é o desenho de uma criança, a representação icônica da rainha Elizabeth se destaca entre as flores: uma cor predominante na vestimenta, a coroa e… a bolsa, sua marca registrada.
Cores combinadas da cabeça aos pés
Nesta outra homenagem, o boneco é vestido com todas as peças combinadas, do chapéu ao sapato. Bem ao estilo da rainha.
Sorriso coroado
Nessa homenagem, a rainha é representada por uma enorme face sorridente. A coroa dourada completa o quadro, rodeado pelas flores.
Juntos de novo
Alusões ao príncipe Philip, falecido em 2021, também aparecem muito. Nesta homenagem, um quadro da Rainha Elizabeth com seu marido en meio a flores é acompanhado de um recado escrito à mão: “Juntos de novo, para sempre”.
Missão cumprida
Um quadro com a ilustração colorida pela criança de 10 anos mostra a rainha Elizabeth II de mãos dadas com o ursinho Paddington indo embora. Ela fala: “Cumpri minhas obrigações. Paddington, por favor me leve até meu marido”.
Leia também | David Beckham passa 13 horas na fila e se emociona ao se despedir da rainha Elizabeth II