Londres – Uma das mulheres mais emblemáticas que integrou a família real britânica, a princesa Diana teve uma vida conturbada ao lado do príncipe Charles e travou uma batalha interna para manter as aparências diante das câmeras.

Uma foto inédita, feita em 1988 pelo célebre fotógrafo David Bailey, apresentada pela primeira vez ao público na sexta-feira (4), retrata a força e personalidade marcante da princesa de Gales, então com 27 anos, em um momento em que o drama pessoal já podia ser visto em sua fisionomia. 

A foto em preto e branco faz parte de um conjunto de imagens da família real, algumas raras, reunidas pelo Palácio de Kensington para celebrar a história da família mais fotografada do mundo, com cliques feitos pelos próprios membros da realeza e por fotógrafos renomados.

Princesa Diana e família real em imagens

Retrato inédito da princesa Diana, tirado na década de 80, integra exposição sobre família real, em Londres (Foto: David Bailey/Divulgação)

A coletânea ganhou o nome de Life Through A Royal Lens (A vida pelas lentes reais), e será exibida no Palácio de Kensington, onde mora o filho mais velho da princesa, William. 

Norman Parkinson, com um histórico de fotografar a realeza, foi o primeiro nome sugerido para produzir o retrato de Diana por encomenda do museu National Portrait Gallery.

Porém, ele fez questão de escolher Bailey, conhecido por seu minimalismo ousado. O fotógrafo manteve a imagem em seu arquivo pessoal até hoje. 

Princesa Diana (Foto: David Bailey/Divulgação)
(Foto: David Bailey/Divulgação)

Bailey, atualmente com 84 anos, fez o registro da princesa Diana num momento em que ela se esforçava para manter as aparências da vida pública, enquanto lidava com suas batalhas particulares.

Naquele ano, Diana fez viagens oficiais com Charles em viagens pela Tailândia e Austrália. Ela também apareceu em muitos passeios com seus filhos pequenos, William, na época com 6 anos, e Harry, de 4.

Diana fotografada em Londres, no ano de 1993 (Foto: Divulgação)

A princesa  foi esquiar com Sarah Ferguson (então mulher do Príncipe Andrew), fez uma viagem a Paris e venceu a corrida da mãe no dia de esportes da escola de William.

No entanto, na vida privada seu casamento estava desmoronando à medida que ela e Charles estavam ficando cada vez mais distantes.

Leia mais

BBC encobriu fraude de repórter que fez princesa Diana dar entrevista histórica em 1995, conclui investigação

Exposição histórica

David Bailey, o autor do retrato inédito de Diana, é um reconhecido fotógrafo de moda que fez registros da rainha no Palácio de Buckingham em 2014 para marcar seu 88º aniversário.

Exposição Life Through a Royal Lens estreia em março (Foto: divulgação)

A coletânea reúne cliques dele e diversos outros profissionais renomados, e também imagens feitas pelos próprios membros da família real desde a época da rainha Vitória até os dias atuais, cobrindo 200 anos de história da monarquia. 

Kate Middleton, a mulher do príncipe William, é uma das que cultiva o hábito de fotografar os filhos e publicar as imagens nas redes sociais em datas comemorativas. 

Em seu aniversário de 40 anos, em janeiro, trocou de lado e foi fotografada em trajes de gala, em poses glamurosas bem diferentes do estilo informal que adota no cotidiano. 

Leia mais 

Com a realeza em crise, novas fotos de Kate majestosa aos 40 projetam imagem de futura rainha

A rainha Elizabeth, que completou 70 anos no trono, e os integrantes da realeza britânica têm cada passo documentado, com registros precisos de cerimônias oficiais, de  passeios e de momentos profundamente pessoais como o de Diana no retrato em preto e branco. 

(Foto: Royal Collection Trust/Divulgação)
(Foto: Chris Levine/Divulgação)

Leia também 

Elizabeth II, 70 anos no trono | Veja 3 vídeos com cenas raras da coroação e discursos da então princesa