Londres – O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil cresceu 12% em 2022, passando de R$ 275,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões, segundo o novo relatório Brasil 100 da consultoria britânica Brand Finance.

O Itaú continua a ser a marca brasileira mais valiosa, com um salto de 28,5% na comparação com o ano anterior e registrando R$ 36,39 bilhões. A disputa pelo segundo lugar foi acirrada entre outros dois bancos: Bradesco (R$ 21,06 bilhões), que levou a melhor, e Banco do Brasil (R$ 20,19 bilhões), classificado na terceira posição.

As marcas das empresas de locação de automóveis foram as que mais cresceram no último ano: 99%. O destaque é para a Movida, a que mais cresceu em valor de marca, alcançando R$ 1,86 bilhão em 2022.

Conheça as 10 marcas mais valiosas do Brasil

O valor da marca é um cálculo levando em conta diversos fatores para demonstrar o benefício econômico líquido que um proprietário de marca obteria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.

O relatório da Brand Finance deste ano aumentou o número de marcas avaliadas no Brasil de 50 para 100, abrindo espaço para empresas aparecerem pela primeira vez no ranking, incluindo gigantes do mercado.

Uma delas é a Raízen, que estreou na lista sendo a 12ª marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 6,92 bilhões.

Outra estreante de peso é a Casas Bahia, com valor de R$ 5,60 bilhões, na 17ª posição.

A Rede D’Or também aparece pela primeira vez no relatório, com valor de R$ 4,27 bilhões, na 22ª posição. Klabin, na 28ª posição, ganha espaço no ranking, com valor de marca R$ 3,10 bilhões, mas ainda abaixo da principal concorrente do segmento, a Suzano, que ficou na 25ª posição e com valor de marca de R$ 3,28 bilhões.

A única marca no segmento mídia é a Rede Globo, com valor de marca R$ 2,65 bilhões na 34ª posição.

A SmartFit estreia na lista na 37ª posição e tem valor de marca de R$ 2,43 bilhões.

Apesar das novidades, o top 10 das marcas mais valiosas do Brasil somente trocaram de posições e são as mesmas da lista de 2021, indicando a boa estratégia dessas marcas, na avaliação da Brand Finance.

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Eduardo Chaves, diretor-gerente da Brand Finance Brasil, avalia que as marcas mais valiosas do país mostraram resiliência após a crise da covid-19, com destaque para dois setores:

“Dessa vez, as marcas varejistas dominam, com as 15 marcas apresentadas no ranking respondendo por 12% do valor total da marca.

Já as marcas do setor bancário, apesar de aparecerem em menor número – 13 marcas no ranking – têm uma representação de 31% do valor total das mais valiosas marcas brasileiras.”

Após destaque global, Itaú mantém maior valor de marca no país

Em 2022, o Itaú é novamente a marca mais valiosa do Brasil. O banco divulgou nesta semana um aumento de 17,4% no lucro recorrente gerencial do segundo trimestre, registrando R$ 7,679 bilhões.

Além de ser a marca mais valiosa do Brasil, o Itaú é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022, divulgado no início deste ano.

No ranking mundial, o Itaú superou instituições como Lloyd’s, NatWest e Societé Generale.

A Brand Finance atribuiu a força do banco brasileiro a um posicionamento focado em pessoas e em transformações sociais, com engajamento em causas como cultura, esportes e educação.

Na lista das 50 marcas brasileiras mais valiosas, a consultoria destacou que o Itaú continua progredindo em sua agenda de transformação, com foco no cliente, na mudança cultural, digitalização e crescimento de diversos negócios — o que faz a instituição voltar aos patamares de rentabilidade semelhantes a 2019:

“Um dos principais destaques do desempenho do Itaú foi a expansão de sua carteira de crédito, que ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão, um crescimento de 18,1% em relação a 2020. Essa performance foi impulsionada principalmente pelas carteiras de cartão de crédito, financiamento imobiliário e veículos.”

O setor bancário continua a ser importante no mercado das marcas mais valiosas do Brasil, com 13 marcas no ranking Brand Finance Brasil 100, representando 31% do valor total das marcas.

As marcas de bancos também ocupam quatro das cinco primeiras posições do ranking, com o Itaú (alta de 28,5%, com R$ 36,3 bilhões) em primeiro; Bradesco (queda de 3,6%, com R$ 21,06 bilhões) em segundo lugar; Banco do Brasil (queda de 10,6%, com R$ 20,19 bilhões) em terceiro; e Caixa em quinto (queda de 32,1%, com R$ 15,01 bilhões).

As marcas do segmento bancário mantiveram seu valor de 2021 para 2022. Considerando somente as marcas avaliadas no ano passado, o setor teve um aumento de 1%.

Brahma é a marca mais forte e Movida, a que mais valorizou

Um índice importante que compõe o valor de uma marca é o de força (brand strength index – BSI), baseado em três pilares centrais da “Cadeia de Valor da Marca”: Investimentos da Marca, Brand Equity e Desempenho da Marca.

A marca brasileira mais forte em 2022 é a Brahma, com BSI 93/100, seguida de Natura (91,5), Americanas (89,2), Skol (88,8) e Bohemia (88,7).

A Brahma cresceu 19,7% em valor de marca e 8,1 pontos em força de marca.

Na avaliação das marcas que mais se valorizaram, a Movida teve o maior crescimento, com 227,6%. Renato Franklin, CEO da Movida, disse à Brand Finance que do ponto de vista operacional e econômico o ano 2021 foi marcado por recordes para a empresa.

“Enquanto o mercado de locação de automóveis experimentou uma retração na disponibilidade de ativos, reflexo da crise no setor automotivo, a empresa expandiu sua frota em mais de 50%.

A Movida também vivenciou um aumento de lucro líquido de três dígitos ao longo dos trimestres e gerou uma expansão consistente em sua capacidade de geração de caixa, em R$ 77,4 milhões.”

Puxado pela Movida, as marcas do segmento de serviços comerciais de locação de automóveis foram as que mais cresceram entre 2021 e 2022, representando um aumento de 99%. Unidas e Localiza cresceram 108,4% e 59,4%, respectivamente.

Na lista de marcas que mais cresceram em valor, há também Havaianas (123,4%), Assaí (112,3%), Nubank (111,4%) e Unidas (108,4%).

O banco digital Nubank é destaque como a marca que mais se fortaleceu, subindo 31,2 pontos em BSI, de 55,3 para 86,5/100.

Outras marcas que cresceram nesse critério foram Assaí e Atacadão, com aumento de 15,1 e 15 pontos, respectivamente.

Entre o segmento de seguradoras, a marca BB Seguros estreia na lista de 100 marcas mais valiosas do Brasil. O setor é liderado pela marca Porto com valor de R$2,109 bilhões e força de marca de 82/100.

Setor varejista lidera em número de marcas

O setor varejista dominou o ranking Brand Finance Brasil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor total das marcas.

A Magazine Luiza lidera o ranking do segmento, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões, seguida de Assaí (R$ 5,82 bilhões), Americanas (valor de R$ 5,61 bilhões), Casas Bahia (R$ 5,60 bilhões), e, fechando o top 5, Atacadão (R$ 5 bilhões).

Assaí e Atacadão tiveram alto crescimento em valor de marca de 2021 para 2022, acima de 100%. Isso revela  como as marcas do segmento tiveram alto desempenho, segundo a Brand Finance. O crescimento das marcas do setor foi de 38%, considerando o período de 2021 para 2022.

Com três estreantes na lista, o segmento de energia foi que mais cresceu em relação a quantidade de marcas incluídas do ranking de 2021 para 2022, representando 60% de marcas incluídas.

Considerando somente as marcas do setor avaliadas em 2021, houve uma variação positiva de 59% no valor total das marcas.

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