Londres – O Twitter completa neste 27 de outubro um ano sob o comando de Elon Musk, uma gestรฃo que comeรงou tachada de caรณtica e segue fazendo jus ao rรณtulo.

Deixando de lado os teรณricos da conspiraรงรฃo e figuras controvertidas como Donald Trump, Kanye West e Andrew Tate, que conseguiram reaver suas contas bloqueadas, รฉ difรญcil encontrar alguรฉm que veja algo de positivo no agora X.

Prejuรญzo, queda no trรกfego, desinformaรงรฃo e uma batalha sem vencedores com a imprensa estรฃo entre as mazelas vividas pela rede social desde que o homem mais rico do mundo aplicou US$ 44 bilhรตes para virar o dono da bola e ditar as regras do jogo.

Musk ganhou mais trรกfego do que Twitter em um ano 

Na verdade, hรก uma conquista apontada pela empresa de monitoramento Similarweb: o perfil de Musk no Twitter / X  e o trรกfego para as suas postagens cresceu 96% em um ano, entre setembro de 2022 e setembro de 2023.

Mas o trรกfego da plataforma caiu 19% nos EUA (origem de um quarto dos acessos) e em outros grande mercados. O relatรณrio sobre o primeiro ano diz que se Musk quisesse gerar trรกfego para o seu perfil certamente teria uma forma mais barata de fazer isso.

O levantamento dรก o tamanho do impacto sobre uma empresa que em maio de 2022 passado tinha visto seu valor de marca aumentar 85% em um ano, de acordo com a consultoria Brand Finance. E registrado lucro sete vezes maior no primeiro trimestre em comparaรงรฃo ao mesmo perรญodo de 2021.

Em marรงo de 2023, , o bilionรกrio disse que o fluxo de caixa seria positivo no segundo trimestre. Em julho, admitiu que as coisas nรฃo iam bem, culpando as campanhas contra desinformaรงรฃo e discurso de รณdio na plataforma pela fuga de anunciantes.

A Insider Intelligence projetou que o faturamento do Twitter em 2023 deve ser inferior a US$ 3 bilhรตes, um terรงo a menos do que em 2022.

Desinformaรงรฃo no Twitter no alvo da UE

Dinheiro poderia nรฃo ser problema para o homem mais rico do mundo. Mas a reputaรงรฃo do Twitter/X despencou, e os questionamentos por desinformaรงรฃo e conteรบdo nocivo podem acabar gerando mais perdas.

 A cobranรงa pelo selo azul de verificaรงรฃo acabou validando contas que disseminam desinformaรงรฃo e discurso de รณdio, como apontado em relatรณrio da organizaรงรฃo Center for Countering Digital Hate. 

Segundo a Uniรฃo Europeia, o Twitter/X รฉ a plataforma com maior proporรงรฃo de fake news e posts incitando a violรชncia relacionados ao conflito Hamas-Israel. Por isso, tornou-se a primeira rede formalmente investigada sob a nova lei de serviรงos digitais do bloco, que prevรช multa de 6% da receita e atรฉ bloqueio.

O rebranding atrapalhado รฉ um capรญtulo ร  parte. Difรญcil imaginar uma empresa que mude seu nome e logomarca sem conferir se poderia usรก-la nas redes sociais, a comeรงar pela prรณpria.

Foi o que Musk fez, e teve que se apropriar do perfil de um usuรกrio que desde 2016 detinha a conta X. Jรก comeรงaram a aparecer processos arguindo o direito de uso do X pela empresa.

A batalha do Twitter / X com o jornalismo 

Elon Musk รฉ aclamado como empreendedor intuitivo e arrojado. Mas adota um estilo temerรกrio, esmerando-se em queimar pontes. No caso do Twitter, fez isso com um setor poderoso: a imprensa, cada vez mais implacรกvel ao reportar os tropeรงos da plataforma.

Impaciente com perguntas incรดmodas e depois de demitir boa parte da forรงa de trabalho da empresa, ele adotou uma forma insรณlita de responder a consultas da imprensa: pedidos passaram a ser respondidos com um emoji de cocรด. 

Ele chegou a expulsar alguns jornalistas, mas acabou voltando atrรกs. Mais do que falar mal do jornalismo e colaborar para a falta de confianรงa de uma parcela do pรบblico, Musk aparenta ser vingativo.

Insatisfeito com uma reportagem do New York Times sobre o apartheid na รfrica do Sul, seu paรญs natal, postou o link de um site pelo qual se pode quebrar paywall, recomendando o cancelamento de assinaturas.

Em agosto, sites de tecnologia relataram um delay nos links para conteรบdos de grandes empresas jornalรญsticas. Em outubro, Musk foi alรฉm e removeu as manchetes, uma forma de dificultar a saรญda da plataforma ou simplesmente de provocar.

O relatรณrio da Similarweb destacou a โ€œrivalidade contรญnua de Musk com a mรญdiaโ€, capaz de causar โ€œuma deterioraรงรฃo ainda maior no uso do X como fonte de notรญciasโ€ e reduzir a importรขncia da rede social como geradora de trรกfego para os veรญculos.

Segundo a empresa, hรก trรชs anos o New York Times obtinha de 3% a 4% ou mais de seu trรกfego total de referรชncia no Twitter.com, mas agora a taxa nรฃo passa de 1%.

A promessa de tornar o X um super-app inspirado no WeChat nรฃo aconteceu. Tentativas de aumentar receita com taxas e selo de verificaรงรฃo pago nรฃo prosperaram. ร‰ difรญcil prever o que serรก da rede social daqui a um ano.