Jornalistas com pelo menos três anos de experiência profissional podem se candidatar a uma das bolsas oferecidas pelo International Center for Journalists (ICFJ), financiadas pela Knight Foundation e destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores para o jornalismo.  

As inscrições estão abertas até o dia 29 de março. O programa tem duração de um ano, com o trabalho desenvolvido no país de origem dos selecionados, sem necessidade de residência nos EUA, onde a organização está sediada. 

O objetivo é estimular a criação de projetos de mídia inovadores para solucionar desafios locais e compartilhar essas inovações internacionalmente, permitindo que possam ser aproveitadas em outros países. 

Os bolsistas receberão remuneração mensal e reembolso de despesas relacionadas à execução do projeto para que ele seja seu foco principal.

Mas é permitido continuar trabalhando fora do projeto, desde que em atividades relacionadas ao tema ou que possam produzir elementos para o plano. 

Além do apoio financeiro, a bolsa ICFJ/ Knight Fellows oferece  orientação e acesso a uma rede de contatos na mídia, treinamento e exposição internacional. 

Áreas de interesse da bolsa para projetos de jornalismo

Os principais temas de interesse do programa para jornalistas internacionais são: 

  • Como a IA pode servir ao jornalismo
  • Criação de comunidades e recursos para jornalistas no exílio
  • Combate à desinformação, especialmente em torno das eleições
  • Cobertura das mudanças climáticas de forma inovadora
  • Criação de redes de serviços ou infraestrutura compartilhadas para ajudar o jornalismo independente a prosperar

Entre os profissionais que já receberam a bolsa está o brasileiro Sérgio Spagnuolo, diretor do site Núcleo Jornalismo.

Os interessados devem submeter seus dados pessoais e profissionais (currículo, perfil e trabalhos realizados) e uma proposta do projeto a ser desenvolvido, incluindo objetivos, abordagens inovadoras, resultados tangíveis esperados, métrica de sucesso e orçamento previsto. 

O programa pede também referências profissionais dos candidatos, que devem ter um histórico de trabalhos impactantes no jornalismo. 

O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Indicações para ICFJ Knight International Journalism Award

O ICFJ está também recebendo indicações (até 8 de fevereiro) para seu tributo anual a jornalistas, que reconhece anualmente profissionais cuja trabalho jornalísticos ou iniciativas inovadoras em mídia tenham causado impacto significativo em seus países. 

Os vencedores do ICFJ Knight Award em 2023 foram Riad Kobaissi, um jornalista investigativo e apresentador de TV no Líbano que expôs a corrupção governamental, e Mariam Ouédraogo, que retratou como a guerra afeta de forma dramática a população civil de Burkina Faso. 

Em 2021, a brasileira Natália Leal, CEO da Agência Lupa, foi uma das homenageadas.