Jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência podem se candidatar a uma das vagas do programa de seminários oferecido pelo Dart Center for Journalism and Trauma, baseado na universidade americana Columbia.
O Dart Center Ochberg Fellowship tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos participantes sobre traumas emocionais e lesões psicológicas, capacitando-os a aprimorar a cobertura de violência, conflitos e tragédias.
As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro e são gratuitas. Podem se candidatar jornalistas de qualquer meio de comunicação (incluindo editores e produtores), fotógrafos e profissionais freelancers.
Metade das vagas (12 ou 14, de acordo com o volume de inscrições) irá para candidatos dos EUA, e a outra metade será dividida entre América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio.
Os participantes precisam ser fluentes em inglês. O ciclo de seminários será realizado de 30 de julho a 5 de agosto de 2024 na Universidade Columbia, em Nova York.
Veja outras oportunidades de bolsas e concursos aqui
Seminários com especialistas e troca de experiências com outros jornalistas
Os escolhidos participarão de um programa intensivo de uma semana.
As atividades incluem briefings de especialistas interdisciplinares nos campos de trauma e saúde mental; conversas com colegas jornalistas sobre questões de ética, produção e boas práticas, além de oportunidades de engajamento intelectual e troca de experiências.
Entre os fatores para a seleção dos candidatos estão a excelência do trabalho jornalístico realizado e o envolvimento regular com questões de violência, conflitos e tragédias.
Os interessados devem se inscrever no site do programa apresentando currículo, carta de interesse expondo seu trabalho relacionado a violência e trauma, duas amostras de trabalhos relevantes e duas cartas de recomendação.
Leia também | Equador: país que assistiu invasão de estúdio de TV por gangue caiu 12 posições em liberdade de imprensa