Londres –  O Twitter / X entra em 2024 com queda de 71,5% em seu valor de mercado em relação ao momento em que Elon Musk comprou a plataforma, em outubro de 2022, por US$ 44 bilhões. 

A reavaliação foi feita pela operadora de fundos Fidelity, uma das investidoras no negócio. Ao atualizar seu portfólio de investimentos, a empresa lançou US$ 12,5 bilhões como novo valor da rede social. 

A queda reflete os tropeços do Twitter sob a gestão controvertida de Elon Musk, que fez cortes severos na equipe prejudicando principalmente o trabalho de moderação, admitiu de volta usuários associados a desinformação e discurso de ódio e comprou briga com anunciantes que cancelaram investimentos em propaganda, desafiando-os em vez de tentar reconquistá-los. 

Musk continua sendo o homem mais rico do mundo, de acordo com a lista de bilionários da Forbes, e é reconhecido pelo seu sucesso em empreendimentos ousados como a empresa de carros elétricos Tesla e a operadora de satélites Starlink. 

Mas no Twitter a história está sendo diferente, e o novo valor atribuído pela Fidelity, revelado pelo site de notícias Axios, é mais um arranhão para Elon Musk e um risco para o futuro da plataforma que já foi a mais respeitada para temas políticos e jornalismo. 

O Axios salientou que a operadora de fundos não tem acesso a dados financeiros do Twitter / X. A avaliação de quanto vale sua participação foi feita com base em notícias e análises de consultorias especializadas, que não são animadoras. 

O que dizem os especialistas sobre o Twitter / X

O próprio Elon Musk admitiu em julho de 2023 que a receita havia caído pela metade desde que os boicotes de anunciantes começaram. 

Um mês antes, a consultoria britânica Brand Finance divulgou seu relatório de valor e força de marcas de tecnologia, apontando queda de 32% no valor do Twitter. 

Na mesma época, a empresa de pesquisa e análise Insider Intelligence projetou que o faturamento do Twitter em 2023 seria inferior a US$ 3 bilhões, um terço a menos do que em 2022. 

E em outubro, o próprio dono do Twitter / X  avaliou a empresa em US$ 19 bilhões, bem abaixo do que havia pago para comprá-la um ano antes, em um plano de remuneração para os empregados. 

O valor da participação do Fidelity no Twitter veio caindo em 2022: US$ 6,55 milhões em 28 de abril de 2023 e US$ 8,63 milhões em novembro de 2022. 

Por que o valor do Twitter caiu tanto sob Musk? 

A novela da aquisição do Twitter pelo bilionário começou há dois anos, de forma silenciosa, quando ele começou a comprar ações da companhia, então listada em bolsa. 

Quando a intenção se tornou pública, em março de 2022, houve forte reação da cúpula do Twitter, que foi parar na justiça.

Musk questionou os números de usuários falsos (bots) apresentados pela diretoria executiva aparentemente para rever o acordo e desistir no negócio. 

Mas em outubro de 2022 ele efetivou a compra, o que analistas interpretaram como resultado de um entendimento de que ele acabaria obrigado a seguir adiante. 

O empresário pagou US$ 44 bilhões com recursos próprios e levantados junto a investidores como o Fidelity.

O primeiro ato foi demitir toda a diretoria executiva e assumir o comando da plataforma diretamente – e a autoria de todas as decisões controvertidas que vieram a seguir, incluindo a mudança de nome para X e a eliminação do pássaro azul como símbolo.

Críticas e relatórios constatando aumento de desinformação e conteúdo nocivo no Twitter se sucedem, mas Elon Musk assume a posição de confronto. 

Ele abriu processos contra duas organizações não-governamentais por relatórios que mostraram, por exemplo, anúncios de grandes marcas ao lado de postagens nazistas. 

No mais recente embate, Musk irritou-se com as corporações que decidiram cancelar suas verbas publicitárias por esse motivo, e usou palavras pouco educadas para dizer que ‘não precisa delas’.